terça-feira, setembro 25, 2007

A prenda

Sabeis, certos senhores presidentes/"se leitores deste espaço", porque certa vez dispensei no DIAP um advogado? Porque eu, Adolfo, Não levanto falso testemunho contra o meu próximo. É o mesmo que dizer, não minto, e muito menos pratico perjúrio; por haver certos mandamentos que continuo a reespeitar, quero partilhar com todos os «achim» as tábuas de Abraão

1. Eu sou YHVH, teu Deus (Elo.hím), e não terás outros deuses em desafio a Mim

2. Não farás imagem esculpida (péshel), não as adorarás, nem lhes prestarás culto, por que eu, YHVH, teu Deus, sou Deus zeloso ["Deus que exige devoção exclusiva" ou "Deus ciumento", (El qan.ná), e que puno o erro dos pais nos filhos até sobre a terceira geração.

3. Não tomarás o nome de YHVH, teu Deus, em vão

4. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o Sábado [shab.báth] de YHVH, teu Deus

5. Honra a teu pai e a tua mãe, a fim de que os teus dias se prolonguem sobre o solo que YHVH, teu Deus, te dá.

6. lo tir cá.vit (não assassinarás ou cometerás homicídio).

7. lo tin.àf (não cometerás adultério)

8. Não furtarás.

9. Não levantarás falso testemunho contra teu próximo.

10. lo thahh.módh (não cobiçarás a casa do teu próximo, nem a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu touro, nem seu jumento, nem qualquer coisa que pertença ao teu próximo..)

uru uru, achim

Sem comentários:

 
Web Analytics