segunda-feira, setembro 10, 2007

O baloiço do Presidente

José Corrêa Sampaio - Foto Imagepress     Foto de:

Extracto do balanço do Presidente da Direcção da FPT registado no sítio oficial.

…com fundo amarelo, o meu baloiço…


Corrêa Sampaio adianta: «Actualmente temos técnicos que não deixam nada a perder em relação aos estrangeiros. Começa a haver exemplos disso no circuito internacional, como o de António Van Grichen, treinador da bielorussa Victoria Azarenka que este fim-de-semana se sagrou campeã de pares mistos no Open dos EUA».
Se não fosse presidente , dava com toda a certeza, um óptimo contador de histórias.

Para o presidente da direcção, estes exemplos não são um acaso, apesar da necessidade de se «continuar a insistir na formação, de forma a que se repitam com regularidade». «Este ano a nível de Selecções de todos os escalões etários, Portugal teve um sucesso enorme. É sinal de que estamos no bom caminho, mas temos de trabalhar mais e com persistência na formação em profundidade e garantir apoios financeiros que o permitam», afirma.
E todos sabemos que o António, fez a sua formação em Portugal…

«É necessário que todos se federem»
Para quê? Vossa senhoria gostaria de ler um e-mail que tenho em meu poder escrito por um dos seus apoiantes associativo que sugere que “certos votaram em vós” porque ia trazer muito dinheiro para o ténis.

O elenco directivo está há dois anos e meio em funções. Do projecto inicial muito já foi conquistado, porém, Corrêa Sampaio, reconhece que há ainda um ponto fraco: o número de federados.
«Temos tido uma acção que julgo bastante positiva no desenvolvimento do Ténis.
Só os senhores acham isso

Quando fomos eleitos, encontrámos a Federação bem organizada mas com poucos recursos e algumas situações complicadas a nível financeiro para resolver. Não existiam patrocinadores ou prize moneys e as condições para se poder fazer algo eram complicadas. Conseguimos inverter a situação, mas mesmo assim estamos longe de estar satisfeitos.
Para isso era preferível que continuasse que tinha a casa arrumada. Quanto a não existirem PM gostaria que nos dissesse quem lhe meteu essa na cabeça? Muito antes de acostarem ao ténis tivemos cerca de 40.000 contos em PM num ano, um Masters que não dava prejuízo, pois quem pagava era o Senhor Lagos/TMN, ao contrário do que este presidente deixou escapar em relação ao Cima, que parece que vai dar Sarna para se Coçarem…Podem ter arranjado mais dinheiro que os outros mas desarrumaram a casa toda.

Não podemos depender das verbas do Estado ou de empresas privadas, pois estas aparecem e desaparecem conforme a saúde financeira do País e das empresas.»
«Ganda Génio», que afinal quer que seja o povinho a dar dinheiro?

E afirma: «O nosso ponto fraco continua a ser o número de federados. Existem milhares de praticantes fora da comeptição, que não são federados e não estamos a conseguir passar a mensagem de que é necessário que se federem. É uma guerra que ainda não ganhámos, mas mudar rotinas e mentalidades em Portugal é sempre difícil. As pessoas que jogam ténis têm um quase dever de cidadania de se federarem e ajudarem o “mundo” que lhe proporciona praticar um desporto que gostam».
Será que o Senhor Presidente desta “Fede”sabe que por exemplo os clubes de praticantes registados oficialmente como tal não podem filiar-se nas Federações com estatuto de utilidade pública?

Em vez de tanta “prosa” era preferível que começassem por explicar que vão fazer com o Caso Póvoa de Varzim …em vez de nos Baloiçarem num faduxo xoradinho.

6 comentários:

Anónimo disse...

Gostaria de dar os parabéns a esta Direcção da Federação e ao trabalho que têm desenvolvido. São pessoas sérias e motivadas mas que precisam ser bem aconselhadas. Não concordo com o presidente relativamente à formação de treinadores, que é muito fraquinha mas com muito show-off para impressionar o presidente e restantes. Também não concordo quando diz que existem muitos bons treinadores em Portugal nem com o péssimo exemplo do António Van Grichen, que tem muito valor mas é, principalmente, um grande aventureiro que soube procurar a sorte.

Anónimo disse...

Mais um Português com letra grande que com a sua vontade de evoluir como tantos nossos antepassados, foi procurar novas terras, porque estas por cá não davam para singrar. Realmente dar o António como exemplo pode ser considerado uma colagem. Um dia destes ainda adquire a nacionalidade americana como outros antes dele, pois há países que sabem aproveitar os valores e não deitam fora vontades e dedicação.

Anónimo disse...

Excelente a forma como o Adolfo Oliveira contrapôs as baboseiras do presidente da Federação. Aquilo que o dirigente, empregado bem remunerado do grupo "Champôlimão", arrotou cá para fora é do mais hilariante que se pode ler...

Anónimo disse...

Bom treinador, bom treinador é o Cabrita de Coimbra. Aliás, será o próximo treinador do Federer.

Anónimo disse...

E o Calheiros Lobo, com o Adolfo como adjunto, irão ser os proximos treinadores do Nadal............

Anónimo disse...

O Van Grichen começou cá sim senhor a sua formação. Que eu saiba foi no Ace Team, 1º como atleta e depois como treinador. Que me lembre além de enteado do Bivar foi seu atleta desde sempre e só depois é que emigrou para os States. O seu a seu dono. Também cá se faz boa formação. É pena é que não seja na Federação.

 
Web Analytics