domingo, maio 20, 2007

Obstinadamente Sério

Era o que deveria ter escrito senhor Sabrinas. (como não sei o seu nome leva com este que até é bonito fácil de gravar e comparando com o que me chamou…carinhoso) Como estamos no intervalo do SET, primeiro vou ouvir do grande Sabinas na
La canción más hermosa del mundo, onde Frente ao Cabo de Pouca Esperança arreei a minha bandeira… que é o mesmo que dizer aterrei na Portela, por escolher o que ditou o sentimento e não a razão, para depois contar um episódio passado há 32 anos (já tinha nascido V Exª?)

Numa noite quente, um senhor foi para o fim da pista do aeroporto de Luanda temer a Deus, para que um JUMBO 747, das linhas TAAG, com destino LIS, rolando, bateu 2 vezes na pista, conseguindo levantar voo mesmo no final, perto da vedação; a seguir havia um morro” grande e a estrada em direcção à barra do Cuanza e a praia do Bispo. Esse avião cujo peso bruto (se a memória não enganou) eram 375 toneladas para 7 tons de risco; só que como levava muitas vassouras de piaçaba (mesmo assim eram poucas as necessárias que são para varrer o lixo que por cá gravita) o que daria mais ou menos 5 tons a mais do limite (é o que se chama pr’a além da linha), mas levava também 22 contentores, 6 paletes de carga, 2 porões de atacado, consumíveis, 2 cães e alguns gatos (claros que em porões diferentes), 25 tripulantes, 400 passageiros entre eles dezenas de crianças, que queriam fugir da tragédia em que as suas vidas se transformaram, depois da exemplar descolonização. Está a imaginar o que seria se o avião não conseguisse levantar?
Claro que não sabe o nome do temente a Deus que estava no final da pista. V. Ex.ª sabe muito pouco, quase nada. Sabe porque estava lá? Porque ele era oficial de carga internacional.
Porque contei este breve episódio? Porque a essas pessoas podia ter acontecido o mesmo que a um atleta menor de idade, integrado/estando á responsabilidade da FPT ao regressar do Algarve. Não vi nessa altura a direcção da ATPorto exigir isolada ou com todas as outras associações, a realização de uma assembleia extraordinária, pedir para demitir os responsáveis, (DTN Coordenador o CNT, Secretário-geral, e Direcção), pela morte de Jorge Humberto (talvez não saiba quem é). Mas vi e senti um processo disciplinar por um Homem se ter negado a assinar um “libreto” de ponto, para alguns talvez mais importante que o valor de uma vida, especialmente se for jovem e jogador de ténis. Por quase nada já se demitiram Presidentes e Ministros…de Países a sério Você não sabe nada mas vai começando a aprender, bastando para tal, ficar “desse” lado. Sabe como se chamava e ainda se chama o tal temente a Deus?
INÁCIO; o mesmo nome a mesma força do tal meu amigo do “menino de sua mãe”, que decorou as colunas dos claustros do Liceu Salvador Correia, para que os “pares” rodando ao som da Valsa da Meia Noite vissem as colunas em Piruetas. Acha você que sabe alguma coisa? Fique-se por aí que não acabou o jogo; Ex.ª vai ver o quanto joga o Adolfo quando está bem disposto, como baila quando tem a parelha certa, como se divertia num bar de alterne lá para as bandas da rua Direita, vizinha com a discoteca o 4, na Luanda de muitos encantamentos, nos braços da Maria, como se faziam 1300 km para dar beijos aos Lacraus do deserto de Moçâmedes, acariciar Welwitschia mirabilis, banhar-se na psicina de Dalatende e voar loucos 300 km para maraposiar as garinas finas do bairro Miramar na matiné das 6.


Cultura Geral : Sabem em que mês nasceu o tal meu amigo? Para que não percam muito tempo a tentar adivinhar é ESCORPIÃO do mês deste fabuloso festival Oktoberfest...



Campeão 2007

3 comentários:

Anónimo disse...

E falar de ténis...era boa ideia não...

Anónimo disse...

Obstinadamente.....seca!

Anónimo disse...

BIBÓ PORTO BI-CAMPEÃO e o resto são tretas...

 
Web Analytics