terça-feira, agosto 16, 2011

10.000 noites...!

Este poema foi escrito entre Agosto, corria o ano de 74 - Angola.

- Como sei que foi nesse mês! Em Luanda o tempo fresco era quando os Tugas iam de ‘vacances’ para a praia na metrópole , e os meus lá da banda gramavam férias no cacimbo!
- Em 2002 regressava de Girona e escutei esta canção que me ficou gravada, e com ela ilustro o poema, porque de facto só 38 anos depois encontrei algo que se entrosa com o meu sentir da altura.
-Tinha «poucos dias e muitas noites», assim me obrigava o facto de ter jurado bandeira pelo exército português, mas nem trinta e seis me fizeram esquecer…

- Quero dedicar este post (poema e música) à pessoa que viajava comigo nesse ano distante de 2002, dizendo-lhe apenas: _ QUE PENA NUNCA TERES CHEGADO A CONHECER O CITOna sua terra natal.

. 
Passos da Lua
 (Luanda, 1974)
.
Noite fria, triste
Negra e esquiva
A cada passo
Em cada esquina
A cada Paço

Gente em noite fria
Navega rumo ao perdido
Que nunca mais se acha
Que nunca mais se procura;
Nem essa gente escura
De escuras maldades acha

É noite
A noite avisa, chama
Provoca, atiça!
Envolve-nos com doçura
E beija-nos com ternura.

Tu, estádio feito para amar
Sabes cativar
Cantar, dizer
Palavras para exaltar.

Eu sei…
Noite fria, triste
Negra e esquiva
Eu bem sei!

Foste feita de efeitos
Não tens preceitos
Nem (concebes) conceitos
Destróis preconceitos;
Abres o coração ao peito
E deixas com sorrisos
Que acendam em ti
Mil velas, mil velinhas
E finges não saber que senti

Ah! Noite raivosa!
Mordes em mim
Como se fosse amostra
Presa por (simples) laços
Em noite fria, triste
Negra e esquiva,
A cada passo



 
Cito Loio



Sem comentários:

 
Web Analytics