sexta-feira, março 09, 2007

CRUZADA SEM CRUZADOS

-

«Adolfo, na tua cruzada pela credibilização do status quo»; assim começa um comentário de um dos nossos leitores.
Em 1º lugar quero dizer-lhe que os cruzados, partiram para a evangelização do infiel, desde Santa Maria de Leuca, pequena povoação no sul de Itália, quase vizinha de uma Otranto que se debruça sobre o abraço entre o Mediterrâneo e o Adriático, e que tive o privilégio de as conhecer. Não leve a mal, mas assim aproveito para mais um pouco de alguma cultura geral que aqui venho expondo, e que sempre vai dando jeito aos estudantes que visitam este espaço.

Licenças e IDP
Quanto às «licenças» em federações com estatutos de utilidade pública, tanto quanto sei, o exame médico desportivo é obrigatório, e deve ser efectuado em boletim próprio a adquirir nos Centros de Medicina Desportiva. Se assim não fosse, as associações não mandavam os clubes comprar os boletins, e pediam os números de registo de cada um deles. Para além disso, também os centros de medicina desportiva não registavam o nome dos indivíduos ou dos clubes, quando estes compram os boletins.

Filiação com declarações, dos próprios ou dos encarregados de educação, tenho uma opinião muito particular sobre isso: Fui eu que dei início a essa prática com o intuito de induzir os pais a levarem os filhos ao médico, pois como pai, se me colocassem essa situação, eu não assinaria nada e ia tratar de vidinha de outra forma, e não me sujeitava a ficar com um peso na consciência se algo de grave acontecesse com os meus filhos. Claro que isso é o que eu faria pois sou pai antiquado e careta, e não sou daqueles que acreditam que só acontecesse aos filhos dos outros

Para encerrar este ponto quero deixar-lhe bem claro o seguinte:
Nenhuma Federação com utilidade pública, associação legalmente inscrita numa federação deste tipo, clube, escola, agremiação recreativa/desportiva, eventuais academias ou bando de pardais, estão legitimados para autorizar quem quer que seja a declarar que um indivíduo está apto para a prática de actividade física ou desporto federado.

Só os médicos estão autorizados a faze-lo, e obrigatoriamente têm que inserir em qualquer declaração que assinem o seu nº da Ordem dos Médicos

Se assim não fosse não tardaria nada, teríamos engenheiros advogados treinadores árbitros ou aventureiros a fazerem operações à apêndice.
Quanto ao clube de Coimbra, como fazem as licenças, se assinam ou não como titulares etc. não faço a mínima ideia; no entanto sempre poderá pedir à actual FEDE para perguntar ao ex. Presidente da direcção (se é que este não lhes disse quando comunicou a situação da federação) o que se estava a passar em relação à incapacidade que uma associação disse ter para armazenar 3000 cópias desses boletins, que mesmo somando os anos todos de mandato da actual presidência associativa cabiam numa caixa de bolas.
As licenças têm que ser assinadas pelos titulares ou pelos encarregados de educação; se estes não as assinaram e os boletins contêm assinaturas, para todos os efeitos está-se perante falsificação de documentos,pelo menos este é o meu entendimento.

Também pode pedir a uma associação, daquelas que não está no «sistema» que solicite à federação uma auditoria às associações, onde entre outras coisas se analisasse as assinaturas. Havia de ser bonito!
Esta ideia da federação auditar as associações não é minha; foi-me colocada em finais de 2003 por um director da A.T. Porto, não relativamente a estes casos, mas sim como metodologia para uma prática saudável da relação interinstitucional.

Presidentes de quê e de quem?

Quanto ao Presidente de uma associação ter licença por outra só em Portugal! Como é que não tendo licença pela sua associação pode estar legal? Com é que a pode representar? Como pode votar na A. Geral da Federação? Isto sem falar que a cada licença corresponde dinheiro, e que neste caso entra para os cofres dos outros e não dos clubes que deve defender!

Transpondo para inter cubes era o mesmo que D. Afonso Henriques, Rei de Portugal lutar contra o Condado Portucalense ao lado do reino de Castela e Leão, do tipo daquele presidente que escreveu, que em Portugal cabia-lhe defender os Galegos, como se fossem estes que o elegeram, e que lhe dão ao dinheiro proveniente do Regulamento de Distribuição de Verbas!

Meu caro comentador; o que V. Ex.ª tem, é uma direcção da Federação que não tem legitimidade moral para ir onde quer que seja angariar licenças, quando na verdade nem sequer sabe quais os clubes que estão activos, «que pagam as taxas», não exige os boletins de exame médico para poder provar que os federados declarados ao IDP são portadores de exame médico desportivo ou se cumprem os estatutos da federação por exemplo.

O que se precisa não é de um cruzado. O que é preciso é que uma associação daquelas que foi prejudicada pelas jogadas de “engenharia de licenças”, que viu as sua percentagem para receber dinheiros provenientes do ID via FPT diminuída (por cumplicidade ou não da federação) vir exigir justiça, e obrigar a federação a mandar repor os valores indevidamente recebidos, sob pena de apresentar queixa às autoridades. Quando isso acontecer vai ver quanta alegria há nos rostos das crianças que jogam outros jogos

.
LEUCA: L'ANTICAMERA DEL PARADISO.
Capo S.M.Leuca
Il suo nome deriva dal greco: leucòs, ossia bianco.
Turismo, cultura, itinerari romantici e religiosi; la costa più varia del Salento e le grotte più belle.


Otranto è la città più orientale d'Italia e per questo viene chiamata "Porta d'Oriente".

15 comentários:

Anónimo disse...

estou esclarecido, e para a semana será feito um levantamento, óbviamente a título particular, e uma denúncia à tutela

Anónimo disse...

Qual vai ser a posição dos engs, drs, profs e demais quadrilha ao serviço da Federação perante este caso das licenças da tanga?
Bem haja uma Federação que se lançou no projecto Federa-te alinhando nas ilegalidades!
Bem haja uma Federação que anda na estrada em campanha atrás de filiados e não viu que antes de sair de casa deveria ter separado o lixo!
Bem haja uma Federação que permite que alguns dos seus principais lacaios continuem sem se darem ao trabalho de se tornarem federados!
Bem haja uma Federação que escondeu, qual rato de esgosto, os resultados da fantástica campanha FEDERA-TE efectuado durante o último Open do Estoril.
The show must go on! Yeh!

Anónimo disse...

a FP Ténis tem culpa porque não controla, mas as ARS ñão podem sacudir a água do capote, até porque usurpam dinheiros públicos através do nº de federados que fazem existir, baseando-e em presupostos errados. E as que cumprem, tipo Lisboa, porque se calam sabendo eles que perdem dinheiro e votos nas A. gerais?

Anónimo disse...

Segundo o site da FPT na net no próximo dia 17 de março vai haver assembleia geral. que optima oportunidade para se discutirem estas grandes jogadas de algumas ARs em relação às licenças. fica todavia por saber quais os dirigentes que os terão no sitio para exigir clareza e rigor face a tanta ilegalidade e chico espertice...

Anónimo disse...

finalmente um tema incómodo para muita gente, mas que urge corrigir. Adolfo como vês não deves desitir na tal cruzada

Anónimo disse...

Concordo inteiramente acerca dessa história dos atestados e das licenças fictícias! Eu próprio filiado nunca ninguém me pediu atestado médico e jogo torneios. Pergunto, se me acontecer alguma coisa num torneio, quem assume a responsabilidade?
Queria no entanto aflorar outro tema! Li no record de ontem um artigo de despedida do nosso árbitro Jorge Dias, que como sabem vai viver para o Brasil. Queixa-se ele da falta de apoio em Portugal. Como é possivel que vejamos partir os nossos melhores árbitros, seja para o estrangeiro, seja para o back side, Ramos, Sanches, Mariana, os Jorges, Dinis, Oliveira, Marta André, Rogério e fiquemos com estes grandes abéculas do O'Neill, o Silva (dos Kms), o Telmo Rodrigues e outros. E os velhos da comissão de arbitragem? já viram que não temos árbitros? e atenção que para mimárbitros não são aqueles que fazem de JA, nos torneios lá do clubezinho, isso não são árbitros!!! e porque o jorge dias vai trabalhar com a arbitragem do Brasil e cá temos os velhos do Leiria? AGORA ATÉ DÃO FORMAÇÃO!!! tô triste, muito triste

Anónimo disse...

Será cruzada?
Será "entifada"?
Será "jihad"?
Será "kamikaze"?
Será que alguma destas formas de luta deu algum resultado?
Será que a razão só está do lado destes guerreiros?
... não há dúvida que a loucura tem coisas com piada...

Anónimo disse...

Senhor Adolfo,
neste teu blog do triténis, que jamis fala do triténis, diz-me lá uma coisa:
- para jogar triténis é preciso exame médico?
- é preciso ter um seguro desportivo?
- é preciso ter uma licença desportiva?
Ou o triténis é uma modalidade como os matraquilhos, que basta pôr a moeda e toca a jogar?
Já que agora anda a responder a quem aqui escreve, será que me pode responder e falar um pouco do seu triténis?
Dizem que é muito parecido com o ténis, mas eu quando vi o nome pensei que era uma competição do género do triatlo, por exemplo, jogando-se ténis, ténis de mesa e badminton. Já me disseram que não é nada disso, que são três de cada lado, tipo trio em vez de pares. É assim? e como se joga?

Veja lá se informa alguma coisa em vez de andar para aí a dizer disparates, porque se anda preocupado com licenças e esquemas, digo-lhe por conhecimento de causa que no ténis são uns grandes anjinhos.
Vá ver o que se faz no volei (por exemplo no gira-volei) e no atletismo, por exemplo nas provas que os políticos gostam tanto (como o Sócrates e o Rui Rio) em que se corre grandes distâncias e... mais não digo...
Vá ver e depois venha contar aqui no blog.

Anónimo disse...

já se percebeu que estes dois ultimos corajosos são do sistema. devem estar todos borrados! deixem o triténis e as jhiades que os temas aqui levatados não têm nada a ver com o Adolfo, são problemas REAIS do nosso ténis. Não é Dino chulo Almeida?

Anónimo disse...

Mas para que serve o atestado médico para aquelas centenas ou milhares de jovens que enchem as escolas de ténis a aprender a modalidade ou por puro lazer. Têm medo que os meninos tenham um ataque cardiaco? E para jogar à bola no recreio da escola, par andar de bicicleta, jogar raquetes na praia etc (actividades com muito maior intensidade que a maioria das aulas de ténis, infelizmente!!!) também é preciso atestado médico???
Estes espertos agora querem ser mais papistas que o Papa...

Anónimo disse...

Este é um blog de 'política do ténis'??
Gostaria de ver algo do nível do www.tenisportugues.blogspot.com
è de grande nível, actualíssimo, abrangente e meritório!!

Neste blog - e não conheço ninguém, mesmo ninguém-só vejo falar de tricas,politiquices que deveriam ser tratadas no sítio próprio ou efectivamente denunciadas nos locais tutelares,suspeições, enfim...

Falemos dos resultados dos atletas, do adepto e das perspectivas dos treinadores, por exemplo!!

Anónimo disse...

para o ignorante de dois comentários atrás passo a explicar: para esses ditos meninos o atestado médico é uma declaração do médico, contudo se jogarem torneios o atestado será de competição, muito mais completo. o que acontece é que as ARS que toda a gente conhece até para atletas de alta competição deixam passar. De qualquer maneira o amigo bloguista pode ou não estar de acordo, mas o problema é que são leis, emanadas de governos que dão dinheiros públicos a essas instituíções pelo que se concorde ou não, as leis são para cumprir, ou mude-se a lei. ou o amigo bloguista na sua vida mundana não obedece a leis?!

Anónimo disse...

esse blogue tenisportugues é básico e não fomenta a discussao ou o raciocinio, daí nao generar quaisquer respostas
mas é um blogue com mérito pela informaçao

Anónimo disse...

Concordo com os comments anteriores que referem a importância da discussão de temas quentes do ténis português. Basta ter em conta que antes deste blog havia muita sacanice encapotada e agora pelo menos existe a coragem de dar a conhecer os chicos espertos do nosso "association".

Anónimo disse...

Não concordo que o nosso ténis seja tratado deste modo.Politiquice?? Não obrigado!!

 
Web Analytics