sexta-feira, setembro 24, 2010

Rio sem pressas

Um dos poemas mais significativos de Cito Loio

Gostei de escrever este poema e colocar nele a frase <tem um Douro que não tem pressa>




ARRÁBIDA DE ILUSÃO
.
Dentro bem cá no fundo o coração
tem uma ponte arcada de ilusão
tem um Douro que não tem pressa
e desejos de intimas conversas;
.
Tem um rio que leva mensagens
que traz numa onda a miragem
desse lugar que é bem presente
enquanto estiver de mim ausente.
.
E, tal como este rio transborda
também a ti pensamento s’aborda
saltando margens, e de certo jeito
transpõe barreiras dentro do peito
.
E enquanto este rio se reforça
a saudade de mim faz troça;
e vem a vontade que me consome
na ansiedade de dizer teu nome
.
Para mais, que dizer, murmurar
aventuras no meu fechado sonhar
no conto dos dias que me separa
do corpo que ao mar se ampara.
.
E na baía que teu regaço desenhou
igual à que a ilusão desdenhou
vão da ponte os desejos mergulhar
quando este rio em ti desaguar.
.
E se acaso perdurar algum conflito
o coração incerto te dirá aflito
que enquanto esse lago não for beijar
penoso será, e muito, o seu penar.
.
Cito,
1997

.


Sem comentários:

 
Web Analytics