sábado, agosto 23, 2008

Critérios…quem os não tem

Alguns amigos interrogam-me sobre o porquê dos últimos artigos sobre os JJOO, ao que respondo que não podia deixar de manifestar o meu desagrado sobre alguns episódios de Pequim (e de cá) que eram escusados
É fácil compreender que o que se tem passado em Pequim envolve todos os que estão ligados ao desporto de forma séria; como não escondo a minha intenção de candidato à FPT estou atento ao evento, sabendo que a instituição tem beneficiado do projecto olímpico, e isso ser razão suficiente para pensar que se os actuais dirigentes se devem preocupar com as atitudes e os actos que têm sido tomados e praticados por muita gente

Eu mais razões tenho, pois não pretendo ver repetido certos casos, nem voto determinados projectos que conduzam a nada, e o facto do ténis português não estar presente em Pequim, leva-me a reforçar a atenção sobre o que se tem visto ouvido e lido

Eleito presidente (de uma modalidade que é só a 2ª mais mediática do mundo, apesar de em Portugal ser parente enjeitado), conto ter uma intervenção activa no Processo Olímpico, propondo a reformulação dos níveis e critérios de apoio interno aos tenistas, de acordo com as metas que serão apresentadas pela Directoria Técnica Nacional, sendo esta uma das inovações do Manifesto Fénix

Depois desta breve explicação entremos no artigo Critérios…quem os não tem
Os senhores Presidente da República e 1º Ministro deram através da TV os parabéns ao Nelson Évora pela Medalha de Ouro
Fizeram o que institucionalmente era esperado

Penso, e estaremos de acordo, que o atleta merece uma calorosa recepção e uma festa bonita, sem que isso tenha a ver com a festa da selecção de Futebol; contentemo-nos com o que oferecerem
Ver subir a bandeira e ouvir o hino, coisas raras na península, já é uma festa

Voltando ao § inicial, interrogo-me se acaso os Exmos. senhores PR e PM terão lido as declarações do Marco Fortes, ao interrogar-se sobre os “critérios da escolha” para o convidarem a regressar a Portugal mais cedo do que o previsto
Entre outras coisas pareceu-me que o atleta não percebeu muito bem ou…
Vendo estes vídeos de um Marco que não conhecia nem dentro nem fora da competição, fiquei elucidado…



…da mesma maneira que fiquei estupefacto perante certos ditos…sobretudo com a afirmação do homem ser, fraco de espírito

Talvez tenham sido estes comentários que determinaram o repatriamento do Marco, até porque quem proferiu a frase tem peso no mundo do desporto; mas como afirmou que não conhecia o homem que tem que arremessar 7,257 kg (4 kg no sector feminino), podia ter lido alguma coisa sobre o atleta antes de afirmar o que não era necessário, tanto mais que não se trata de um Lançador de Pisa Papéis

NOME COMPLETO Marco Paulo Fortes
IDADE 25 anos 26/08/1982,
LOCAL DE NASCIMENTO, Lisboa
ALTURA 1,89 m
PESO 127 kg
MODALIDADE Atletismo
ESPECIALIDADE Lançamento do Peso

HABILITAÇÕES LITERÁRIAS
E/OU PROFISSÃO Aluno do Ensino Secundário, área de
Psicologia.
TREINADOR ACTUAL Vladimir Zinchenko
PRESENÇAS NOS JOGOS OLÍMPICOS Estreante
PROGRESSÃO NO PROJECTO PEQUIM 2008 No projecto Pequim 2008, Nível 4, em 03/2008

Para complementar o conhecimento, com o Nível 4 em 2008 o Fortes deve ter recebido (falta saber se já recebeu) aí uns 500 €/mês a contar de Março deste ano, verba que não deve chegar para suplementos vitamínicos ou alimentar um corpo de + de 120 kg; entrado no capítulo da informação técnica dizer que aos 25 anos pode-se considerar o início da carreira profissional de um lançador (Tomasz Majewski «born 30 August 1981 in Nasielsk» is a Polish shot putter, olympic gold medalist)

Marco Fortes pode fazer mais 2 ou 3 Olimpíadas, e quem sabe, e assim espero, oferecer uma medalha a Portugal…

1 comentário:

Anónimo disse...

Em tempos tive um peso desses e nunca o consegui lançar para lá dos 12 metros, garanto-vos que nunca ninguém que eu conheça "meus amigos " lançou mais do que eu, também lançava só de tarde, porque de manhã e digo isso sem polémicas também sou daqueles que se pudesse ficava na caminha. Portugal é assim, quem trabalha queria estar na caminha, quem está na caminha critica quem lá queria estar. Um abraço de apoio ao Marco Fortes.

 
Web Analytics