terça-feira, janeiro 29, 2008

Jogo de Feira.

Deus parece ter livrado Novak Djokovic de penar pelo ITN.


Já andava há algum tempo para publicar esta abordagem ao ITN, e o a vitória do sérvio no recente Campeonatos Atlânticos do Pacífico Australiano, vulgo Australian Open deu-me o mote para retirar do baú este "post" datado de sexta-feira, 16 de Junho de 2006, 10:59:23 (coisas dos computadores)

O que penso deste jogo feirense.

International Tennis Number é em meu entender uma espécie de código de barras
Um número (fácil de deduzir) averbado através de «contas» de uma base de cálculo sobre um outro conjunto de números (introduzidos com mais ou menos seriedade), adquiridos de forma objectiva/subjectiva e às vezes viciada para enganar tolos, dependente de executantes robotizados e árbitros sem curso. (apontadores)
Este número, é uma referência para lazer, de forma a equiparar os jogadores que se encontrem fora do âmbito competitivo e que se desloquem para países ou regiões que não são os de origem
O programa de exercícios que suporta o ITN, vem dos anos 80, e está referenciado nas matérias aplicadas por especialistas de ténis, e faz parte de um conjunto alargado de testes para desporto/ténis, concebidos para avaliar a evolução de um jogador no que diz respeito à Potência Direcção e Sentido e transferido agora de forma errada.
A tabela de cálculo no site da ITF está truncada, e por isso o módulo não é visível, o que é irrelevante tendo em conta que uma pontuação neste tipo de exercício só serve em termos de comparação com o próprio indivíduo. Também o conjunto de países que aderiram em publicar este programa é irrelevante e não se sabe em quantos e em que situação de facto, estes projectos são utilizados e em que medida suportam o que quer que seja.
A Federação Internacional não reconhece o ITN como Ranking, talvez por o considerar um «buscador de parceiros» (eventualmente para serem aplicados por homens de negócios ou em férias sazonais e por outros motivos óbvios) e como se compreende, deu luz verde a este programa, como a outros de qualidade duvidosa, porque tem de justificar a existência de uma máquina pesadíssima de técnicos, alguns de competência duvidosa, aliás como acontece por cá.
Este tipo de actividade não é considerada como competição porque todo o tipo de exercícios que sirva para classificar numa determinada área do desporto terá que respeitar os princípios quer das Regras quer da Filosofia do Jogo ou Modalidade, o que está fora de questão neste tipo de exercitação do ego.
O Ténis tem regras que não se revêem no ITN, e em matéria de Filosofia da construção do Jogo é redutor pois aquele é um jogo com oposição directa.
.
Análise
1-O programa não especifica o tipo de piso, logo os ressaltos em termos de profundidade são diferentes o que condiciona de imediato a pontuação no que respeita à Potência
2-Falta o valor de "ressalto" no programa, ou seja a altura mínima em que a bola deve ressaltar
3-Não apresenta qualquer tipo de "factor de ponderação" ou mesmo de reconversão quando executado em altitude ou a nível do mar.
4-Se forem utilizadas bolas soft (e o programa contempla este tipo de bolas) os ressaltos são variados e não existe factor numérico de reconversão (tabela de reconversão)
5-Está condicionado à qualidade do Municiador ou seja do treinador que envia as bolas; Não se entra em linha de conta com a intensidade com que a bola é colocada, o que permite execuções diferentes a nível exercício na rede por exemplo.
6-Falta o valor de ponderação do binómio Acção Reacção
7-Falta o factor temporal para cada tipo de execuções, tendo em conta que estes exercícios são de actividade 8-Extremamente Compassada, em contraponto com o ténis que é uma Actividade Compassada
9-Existem diferenças superiores a 1,5 metros nos pontos de ataque, o que de imediato altera os dados e a sua fiabilidade.
10-Se foi aplicado o teste de Brabanech, o programa está mal elaborado porque não contempla a altura do ressalto, e apresenta a inversão da pontuação em termos de profundidade ou seja que contempla o 11-comprimento do voo secundário em detrimento do valor do voo primário.
11-Não específica quantas tentativas mensuráveis para recolha de dados.
12-Não refere a sigla NCG, nem determina o tipo de efeito subjacente ao modelo de jogo (não distingue se o tipo de golpe é com efeito regressivo ou progressivo e qual a pontuação para cada
13-Não se equaciona o tipo de esforço despendido durante a execução e repercussões a nível de fiabilidade de resultados na parte final do exercício.
14-Não respeita o princípio da barreira de Osolin nem a variabilidade intencional de cada execução psico-motora
15-No que respeita ao serviço, por exemplo da posição "deuce", valoriza, o lado mais fácil.
16-Pontua de igual modo golpes paralelos e golpes cruzados (quando a rede no paralelo é mais elevada, e por isso a quantidade de movimento deve ser maior para aumentar o vector da resistência e aceleração gravitacional e vencer a mesma distância linear)
17Não entra em linha de conta com o nível de desenvolvimento psico-motor referente à idade e à maturação do músculo, mesmo entre indivíduos da mesma idade.
18-O tempo de prática não está referido o que limita o factor inibitório que se produz pela falta de prática assídua
19-Não específica porque é que quanto mais elevado é o nível mais aproximado está o sector feminino do masculino
20-Em matéria de Mobilidade não diz se o tipo de partida é no sistema de Blocos ou Anne Quinn, para além de não dizer como se faz a deslocação em matéria de recuperação (frontal cruzada ou lateral); refere somente velocidade frontal tipo corrida curta com grande incidência nos quadricípedes, e relegando para plano 21-secundário o trabalho de adução/abdução, que por sua vez condiciona o desempenho nas diversas superfícies.
22-No que respeita ao controlo de pontuação em matéria de deslocamentos apresenta um tipo de esquema que não é aplicável ao ténis moderno.
23-Não contempla as situações inerentes à modalidade, como mudanças de ritmo, variabilidade táctica, resistências, forças, velocidades...
24-Falta o que em matéria competitiva moderna se considera relevante e fundamental para alcançar o sucesso: Modelo de Jogo adaptado ao Modelo de Jogador
25-Não diz como se faz um jogador em matéria financeira ou seja, quanto se gasta para se obter um resultado satisfatório, e como atesta o próprio programa, qualquer pessoa se pode inscrever como treinador através da net.
.
Aspectos positivos do programa
Qualquer um pode sair vitorioso sem nunca chegar a vencer qualquer adversário no campo
É bom para entusiasmar os principiantes (não têm a noção do que é a competição), até ao momento que perdem no confronto directo.
Serve para ser «rei por um segundo» podendo motivar as pessoas para a prática da competição virtual, tipo C. Nacional de Sofás
.
Outros aspectos extraídos do programa
Prova que a sabedoria e bom senso vêm com o conhecimento e com a experiência e por isso os treinadores do "mundo" nem sequer estão para gastar tempo em experimentar
Pode-se jogar contra um Australiano sem nunca o conhecer
Bom quando a prática de lazer é componente de alta competição.
.
Resumindo
O ITN pode ser utilizado para o que se quiser; sujeitar uma modalidade cujo valor da cada indivíduo se mede por aquilo que ele é capaz de efectuar em cada etapa do seu percurso de vida, parece-me abusivo, despropositado, mas acima de tudo, demonstrativo da falta de alternativa para edificar projectos com base sustentada, pois quando "observo" este ITN, fico com a sensação de estar diante de uma barraquinha de tiro

Sem comentários:

 
Web Analytics