terça-feira, janeiro 22, 2008

Foi…174



Jornal de Notícias oferece entrevista com Emanuel Couto.
Sábado 19/Janeiro/2007

Que idade…34! Já! Treinador em Carcavelos e em Setúbal …é o que considero um profissional em permanente "risco", ao volante.

Mas vamos por parte:

Não posso deixar de escrever que fiquei sensibilizado, pela franqueza do homem, quando afirma que deu tudo o que tinha e que não tinha …só espero que não tenha tirado a outros o que não tinha para dar. Gostei que não atirasse a culpa para cima do seu treinador/que por acaso era o seu pai, gesto que devia ser seguido…
Passando adiante de um conjunto de considerações de ordem meramente circunstanciais, não sei com que fiabilidade se pode afirmar que a actual geração tenha uma capacidade de sofrimento inferior à do seu tempo, e neste campo prefiro considerar que esta nova geração é mais "lista" que a dele e que minha, pois já nascem com os olhos abertos e em vez de receberem de prenda de anos carrinhos de rolamentos recebem computadores.
Lutar pelas coisas é algo que eles sabem que têm que fazer no dia a dia escolar, para atingir as melhores médias para ter mais oportunidades de sucesso e não engrossarem a lista de desempregados…
Estou de acordo quando afirma que a culpa da mediocridade do nosso ténis é da federação, claro que prefere ser Politicamente correcto e diz … «andar por baixo»
Quanto à nova geração pagar pelos erros do passado, estou tentado a dizer que paga mais pelos erros do presente, onde vemos imperar a mediocridade.
Estou de acordo quando diz que não há apoios nem estruturas; para isso contribuiu o mandato do senhor Lucas e da actual direcção eleita por associações que votaram a colocação e sustentação dos seus interesses escondidos, em desfavor de um Projecto Nacional virado para o desenvolvimento da modalidade qualitativamente.
Esperava que fizesse uma referência a um tal Vanicelos T da Associação de Ténis de Setúbal, começando por aí o seu ataque à Federação.
Quando atira as responsabilidades para cima das pessoas que estão há muito tempo na Federação, estarei de acordo certamente; mas elas estão lá e essa é uma realidade incontornável, bastando para tal dar uma mirada ao site FPT.
Porventura neste momento até convém, não fosse o LOBO MAU tomar conta do ténis em Portugal e com a tal mente perversa solicitasse uma auditoria global ao ténis. Estaria muito mais de acordo se dissesse que a culpa é dos clubes que deixam os Dirigentes das associações votar sem lhes pedir responsabilidades, nalguns casos até votam de olhos tapados.
Têm verbas mas são mal gastas…em grande parte plenamente de acordo, a começar pelos subsídios das associações para elas andarem a gastar em baby – ténis, acabando pelo gasto absurdo em selecções sub 12; não tarda para justificar os passeios desportivos, teremos selecções sub 10, apoios para competição ITN e estágios turísticos em ilhas paradisíacas.
Poucas pessoas querem participar na Federação? Aí é que já não estamos de acordo; acontece que muitos se têm governado ultimamente à custa do erário público; a esperteza está em sugar sem arriscar o colarinho
A sobrevivência está nos pais? Bom sempre esteve, e também nos treinadores particulares que ficam literalmente "cozidos" nas mãos de incompetentes ligados às instituições.
Agora quando este antigo jogador, vem dizer que o Futebol é cancro para as outras modalidades, e sempre que pode torce contra o futebol…

Aí é que borrou a pintura toda...

O que é que o futebol tem a ver com a trampa que vai na Federação, que os responsáveis do ténis gastem as verbas mal gastas, que tenha «inertes» nos seus quadros, que a reputação da seja fraca, que os meninos do ténis não se queiram sacrificar, que não se corrijam os erros do passado.
O futebol, meu caro discente universitário, é hoje uma das peças fundamentais do desenvolvimento de outras modalidades.
Consegue através dos ídolos (Cristiano, Quaresma, Simão, só para citar alguns) transmitir à juventude que se eles conseguem no futebol, também podem vencer nas suas modalidades, como acontece com a Telma Monteiro, a Vanessa Fernandes…
É pela força do futebol que o Estado ainda vai dando dinheiro para o resto do desporto em Portugal; se não fosse esta modalidade, não tenha dúvidas que o Ministro das Finanças já tinha arrecadado mais uns milhões para baixar o défice, o ministro da Solidariedade e Segurança Social estaria à beira de um ataque de nervos com o aumento da taxa de desempregados, ou da Saúde com os hospitais psiquiátricos a abarrotar; acaso imagina um país transformado num Manicómio Global?
É pelo futebol que este país vai marcando pontos no ranking dos países.
É pelo futebol que (aí por Lisboa e arredores) vão fazer um aeroporto, mais pontes entre Setúbal e Carcavelos, ou que se vendem apartamentos de 4 milhões.

É por causa do futebol que o Ténis ainda tem um jornal que disponibiliza espaço para entrevistas ao Ténis.
Não queira despenalizar os culpados da "trampa" do ténis arranjando-lhes o Futebol como bode expiatório… seja generoso:

Já alguma soube que o FUTEBOL tenha dito que o ténis é CANCRO para o que quer que seja?



10 comentários:

Anónimo disse...

Como é possivel este senhor chamar incompetente a alguém!!! Faça alguma coisa pelo ténis em vez de gastar tanto tempo nestes escritos ridiculos.

Anónimo disse...

concordo com o Adolfo. O futebol é a modalidade raínha em Portugal, e ponto final. Porque é que o sr. couto com os muitos amigos que se queixam disto não fundam um jornal só de ténis. Tentem.
Já agora se calhar os comportamentos do sr Couto em campo, no seu tempo de tenista, também não ajudavam muito a credebilizar a modalidade ou estarei errado? quem não se lembra da malcriadez do coutinho e até das bocas ordinárias com que mimoseava a sua mais que tudo, Mariana alves, na altura sua mulher. O sr couto que cresça, e olhe que isso não se faz sendo treinador em dois clubes rivais, no caso CT Setubal e Carcavelos.

Anónimo disse...

Oh Adolfo , tem alguma coisa contra a selecção de sub 12?
Acha que neste escalão não deviamos ter selecção? Se acha , acha mal , pois todas as grandes potências do ténis têm selecção nacional deste escalão etário.
Estes miudos (conhece-os?) são o futuro. No fim de semana passado estiveram em estágio no Carcavelos Ténis , e quem lá esteve viu muito bom ténis. Apareça um dia e depois opine!

Anónimo disse...

vamos lá ver. Pessoalmente eu sou contra o dinheiro que a FPT gasta com as selecções de sub 12. O trabalho é feito nos clubes, o que parendem eles em dois dias nas selecções. e o dinheiro que isso custa? deveria ser relevado!

Anónimo disse...

Anda por aqui muito analfabeto.
"...o que parendem..."..."...deveria ser relevado!".
Qualquer dia a Ministra da Educação vai pôr termo a isto. Presumo que este senhor não é treinador,mas se for ainda vai ter de fazer um exame de PORTUGÊS, ou então não escreva, não fale, não pense não......

Anónimo disse...

Eu disse PORTUGÊS mas foi de propósito, para não dizer PRETOGUÊS.

Anónimo disse...

ao anónimo anterior devo dizer o seguinte: percebeste não percebeste? é que parece que a tua mãe a última vez que a vi, foi de costas, e olha que ela gostou...

Anónimo disse...

Para além de não saberes português, não tiveste berço. Para pessoas como tú, que não conseguem estar em sociedade, nem aceitar criticas de quém mais sabe, deveriam cometer o suicídio. Era um bem para a Pátria.Quanto a falares na mãe dos outros, agradeço-te que não descarregues as tuas frustrações familiares em quem não deves.

Anónimo disse...

Quanto ao dinheiro,ADOLFO NÃO TENS RAZÃO,os selecinadores são uns carolas,mas estão empregados o q é incrivel,o nivél é q é muito fraco,dos 12 participantes ,só 4 jogam,os outros deviam andar no aperfeicionamento,de tudo,assim como os responsaveis por eles.bJS AO TENIS.

Anónimo disse...

Só 4? Diga lá os nomes?

 
Web Analytics