quinta-feira, junho 14, 2007

Gato Nadalento

Dizia um comentador há uns tempos atrás “gozando”, que eu era o Treinador Desempregado mais Badalado de Portugal. Se ler bem este post sobretudo no que refiro de “entrada”, vai compreender porquê. Eis um e-mail sui genéris...

Caro amigos:

Junto envio o documento inicial do lançamento mundial do programa “Play and Stay”, programa que tem Portugal como um dos seus signatários.

Na perspectiva de tornar este evento num momento marcante do desenvolvimento do Ténis Nacional, solicitamos a vossa presença e que divulguem esta mensagem para todos os vossos contactos.

As inscrições estão abertas através do site da FPT.


Com os melhores cumprimentos

Prof. Vítor Cabral

Federação Portuguesa de Ténis

Prof. Vítor Cabral

Responsável pelo Departamento de Formação

Federação Portuguesa de Ténis

Rua Actor Chaby Pinheiro, 7A

2795-060 LINDA-A-VELHA - PORTUGAL

Difícil compreender a razão deste e-mail passado tanto tempo desde a última vez…para além de achar que colocar o Prof antes do nome não vem a propósito.

Portugal é signatário!!! Não o faz por obrigação. Mas talvez este novo “Produto” seja igual a outros metidos como o ITN, Cardio Ténis, ou então o que plana por aí, o Street-Ténis, o Mini-Ténis, BeachTennis ou o futuro BerçoTennis, todos “eles” tentativas para salvar o (in)salvável.

Momento Marcante no Desenvolvimento do Ténis Nacional Só pode ser brincadeira, pois pensava que o Departamento de Formação e o Corpo Técnico da Federação já tinham iniciado esse processo há muito tempo, ou seja desde que começaram a “Ganhar” dinheiro com o produto da Sabedoria da Competência e da Qualidade do seu trabalho; afinal…

Onde está o famoso boom do ITN? Passou a NTI (Não Tem Interesse)
O CardioTénis já passou a história?será que teve um ACV
O PNDT já se escreve sem T? Detectaram tanto que concluiriam que talento, mesmo talento há no Gato Fedorento, mesmo sem «Gajas Boas»
As pombas das Squads rasgaram as asas pelo picotado?
Formação em Portugal ensina treinadores mandarem os miúdos sair do campo em fila dupla, tipo recruta da guerra colónial?

O Nadal não ganhou pela 3ª vez Roland Garros aos 21 anos, numa demonstração do que é Play and Stay «like a king»

Quando há uns anos atrás me “afirmaram” que um dia (!), pela evolução do preparo físico o ténis se jogaria sem ressalto (está recordado!?) a minha resposta se bem se lembra foi o silêncio, (o bom conselheiro dos comedidos)
Em 2006 veio a confirmação deste silêncio, quando alguns dos maiores jogadores do Mundo do passado e presente, deram a entender no último “Masters ATAP” que cada vez se jogava pior ténis…ao ponto deixarem escapar que o Federer até ganha em piso rápido e nem à rede vai…e que certos jogadores só podem estar nos «masters» porque a montanha anda a parir ratos há um par de anos.
Os 3 e-mail, sim, foram 3 com espaço de breves minutos (que o departamento de deformação da FPT me enviou precisamente na altura em que o Triténis estivera na Piscina de Campanha, vai para o parque da Aguda no próximo dia 17, e em que fiz um artigo sobre o perigo de certas actividades competitivas oficiais em idades precoces, merecem uma abordagem mais elaborada:

1- Não me fiz convidado, nem ninguém convidou a FPT para a festa pelo que o e-mail para o meu endereço particular denota descuido.
2- Lawnn Tennis como outras modalidades Individuais de cariz activo/reactivo, medianamente compassadas, estruturalmente condicionadas, estão condenadas ao estacionamento; são o que são, mas ou se ama a modalidade ou não, (e como diz “
Joaquín, los teléfonos que hablan con los ojos, el sístole sin diástole... mas lo peor del amor e cuando al punto final de los finales no le quedan dos puntos suspensivos...
3- O mundo e a sociedade estão em mudança, os valores sociais e as necessidades psicológicas alteram-se à velocidade de um Clic e tornava-se necessário encontrar soluções para aquilo que hoje já muitos consideram ser uma modalidade apelativamente cinzenta e ultrapassada
4- Disto já em 1987, tomara consciência e por isso procurei soluções, tardando duas décadas a perceber que a Inovação não aceita a acusação de Sacralização. Foi então necessário ter coragem, saber o que é o desporto na sua globalidade, conhecer por dentro muitas formas de vida desportiva para tomar em consciência a decisão de avançar com um novo Jogo uma Nova Modalidade, que ao princípio Estranha-se mas depois Entranha-se

5- Por ser um Português a criar algo que se adapta ao sentir das novas mentalidades, culturalmente adequado à estrutura humana na sua necessidade de vivência colectiva, obteve do seu próprio país a ignorância.
6- Quando escrevi ao IDP a apresentar o Triténis, este reencaminhou para a FPT!!!, ou seja, que quem tem a responsabilidade de Gerir o Desporto em Portugal nem sequer esteve «curiosamente» interessado em saber do que se tratava. Talvez andem demasiado ocupados em escolher gravatas a condizer com as peúgas, para os périplos inter-citadinos
7- Quanto à FPT, fez o seu papel, aquele que lhe foi conferido há anos, ou seja, manteve-se ignorantemente a dar crédito a quem pensa que uma bola de ténis tem dentes…Preferiu continuar a importar produtos “Made in Estranja”, com selo Franciú ou Inglish, fabricados na China ou na Índia por mão de obra escravo/infantil, e que passados 1 a 2 anos não resultam. “Pacotes” concebidos por quem provou nada que valesse a pena, para além de meterem num saco colorido aquilo que “nós coachs” há décadas fazemos sem publicidade.
8- Face às demagogias que proliferam por aí, é bom lembrar que o Special One é português, a Vanessa o Ronaldo o Figo são portugueses, responde por mim a decisão dos pais da Michelle, que aos 9 anos abalou de Portugal para os States e o resultado começa a mensurar-se…Certamente que alguma coisa de bom “ensinaram” na iniciação cá por Portugal, e sem «Plays and Stays».
9- Não abalou o Adolfo, e por isso…vai ter que penar para que o Triténis ganhe o seu estatuto.
10- Quanto à Mercadoria que agora vão por à venda, já deu para perceber que vai ser uma cópia dos programas de desenvolvimento da educatenis, com uma pigmentação diferente da pele dos campos de mini, tipo Barbie, e onde vai ser “cool” ver pintar às cores os campos de terra batida.

Em Portugal também há quem idealize e pense, quem ainda se preocupe em analisar o que está mal por cá! Não se deve aceitar que se impute responsabilidades ao Futebol pelo mal que grassa no Ténis, com o aconteceu num fórum durante Roland Garros.
Que culpa tem o Futebol de se ter Masters em pisos plásticos, andarem a alterar regulamentos de provas para agradar e satisfazer os interesses estabelecidos em diversos nichos, que tenhamos gente que nem numa raquete sabe pegar a dar aulas, que se façam doutoramentos de botânica em faculdades sem plantas, que se tenha uma direcção federativa que despenalize difamações e injúrias, que se minta em A.G. O que é que o Futebol tem a ver com isso? Será que também é responsável pelos títulos do Trialto Judo Atletismo…

Dados que talvez merecessem uma reflexão:

Ocupação espaço/utilizador

Jogo de Ténis na variante de Pares

4 jogadores de 1 h 30 gasta cerca de 250 m2 por cada jogador

4 a jogar e 12 a arbitrar, sem contar com a rotação dos linhas

1 Jogo de Triténis

2 Equipas de 6 jogadores cada, necessita mais ou menos 50 m2 por jogador

1 Jogo de Trténis jogam 12 são 2 a arbitrar e uma Mesa de Cronoetragem.

= ou =

Média de rankings das cabeça de série e de participantes nos Torneios WTA 10.000 usd, de Braga (piso terra) e Amarante (piso rápido)

Braga

Média de rank c/s MD = 525

Média de rank c/s QU = 1297

Nº de atletas no qualy = 23

Nº de atletas no MD directo = 24

Total de Atletas = 47

Amarante

Média de rank c/s MD = 614

Média de rank c/s QU = 1247

Nº de atletas no qualy = 26

Nº de atletas no MD directo = 24

Total de Atletas = 50

De qualquer forma e Extra Desporto, agradeço o e-mail enviado, desejando que haja muitas crianças a jogar ténis, para fazerem muitas… Equipas de Triténisuma espécie de FUTEBOL com raquetes

42 comentários:

Anónimo disse...

lá está o gajo com bocas pá.......

foda-se que carraça gorda

Anónimo disse...

Não são bocas nenhumas e tenha algum respeito por quem dá a sua opinião e dá a cara eu ando nisto do ténis há quarenta e dois anos e vejo que no geral o que o Adolfo diz é a pura verdade.

Anónimo disse...

Relamente o senhor da FPT responsável pela formação de treinadores não tem noção do ridiculo: no inicio escreve "caros amigos", no final termina com "Prof. Vitor Cabral". Não vá o pessoal não saber que ele tem um curso (coisa muito importante e rara hoje em dia!!!) Fantástico... E depois a palhaçada que é a formação de treinadores em Portugal... a vender cursos e reciclagens e a importar conceitos a vulso, sem orientação nem qualquer tipo de estratégia. É aquilo que temos...

Anónimo disse...

A formação em Portugal no ténis é uma farsa. Depois de consultar alguns nomes que constam na lista de treinadores credenciados pela FPT no seu site, deparo-me com alguns "senhores" que não sabem fazer uma direita e uma esquerda, quanto mais manter uma bola em jogo. O pior é que estas pessoas têm o nível II de treinadores tirado no Algarve. Só pode ser gozo...
Onde é que está o rigor e a credibilidade na formação????

Anónimo disse...

O sr. a que se referem é Doutorado (não tem uma licenciaturazeca e muito menos o 9º ano)é totalmente legitemo que uso o "Prof".
Bem pior é aquele quem se entitula o "Prof. da vida".
Quanto ao facto de existirem pessoas que não sabem bater direitas e esquerdas ou manter a bola em jogo com o curso de nivel II é mentira. TOTAL MENTIRA meu amigo... tenha paciência mas arranje outra história de embalar.
O Professor Doutor está a fazer um excelente trbalho na formação companheiro, repare que pela 1º vez na historia da formação de treinadores temos avaliação.
O que pareçe é que o companheiro é dos reçabiados que não fez o nivel II ou então tirou o seu curso em espanha!!!

Anónimo disse...

meu amigo há 42 no ténis anos a fazer o quê????
talvez tenha ganho bom dinheiro se montou uma daquelas escolinhas que os analfabetos dos nossos craques criam quando acabam a sua vergonhosa carreira de jogadores e não sabem fazer mais nada na vida.

Anónimo disse...

o Octávio Machado também estava no Futebol à quase meio século e ainda continua a fazer merda meu amigo, é mais um reçabiado como o seu amigo

Anónimo disse...

AVISO: pede-se a todos aqueles que conhecem este blog, que evitem divulgá-lo, de forma a defender o bom nome e a imagem da nossa modalidade.

Anónimo disse...

ho mestre ja foi regularizar o seu subsidio de fundo de desemprego?
sabe que o estado pode-lhe exigir todo o dinheiro de volta?
...e olhe que ainda são uns mesitos... espanta-me estar no monte aventino aquilo é mesmo um antro onde a escoria vai parar toda

Anónimo disse...

A:Dizia um comentador há uns tempos atrás “gozando”, que eu era o Treinador Desempregado mais Badalado de Portugal.

R:isso querias tu protagonismo e conseguiste não és estupido nenhum.

agora como figura mediática tens de te haver com os boatos que correm sobre ti.

acho que todos nós que perdemos tempo neste pardieiro temos o direito a um esclarecimento.

ÉS HOMOSEXUAL?
ANDAS METIDO COM O TEU COMPINCHA DO MONTE AVENTINO?
HÀ QUANTO TEMPO DESCOBRISTE A TUA VOCAÇÃO?
EXISTEM OUTROS HOMSEXUAIS ENVOLVIDOS?

Anónimo disse...

Desta vez concordo com o Adolfo.A algumas verdades que e preçiso ser ditas.As pessoas que dizem disparates não estão dentro dos assuntos da nossa FEDERAÇÃO.Só quem lida com ela por dentro e que sabe realmente onde estão os cancros do nosso ténis.

Anónimo disse...

mas quais verdades?

onde está o cancro?

qual é o problema de FPT?

... temos sempre o Hause para nos ajudar no caso de ser maligno...

Anónimo disse...

Bom desta vez irritei-me mesmo Que ele seja doutorado não me importo que me insultem é outra coisa também estou a fazer mestrado sou professor do ensino superior e vou fazer doutoramnento possívelmente na área da biomecânica, não me lixem, mas já que pediram levem lá com isto já que todos puxam pela merda dos mestrados e doutoramentos infelizmente isso é um papel depois ou antes ou durante é que vem o resto. O que fazem na Federação não sei porque há muitos anos que não faço parte de corpos dirigentes de associações, sei que tentei fazer alguma coisa no Ténis e continuo a tentar, participo neste blog com essa intenção. Sobre os 42 anos de ténis é verdade e voçês vão todos sabe-lo quer queiram quer não preparem-se. Quanto a montar escolas não sou narcisista e prefiro colaborar e tarbalhar em equipa.

Anónimo disse...

por exemplo há um grande cancro no COMPLEXO DESPORTIVO MONTE AVENTINO já em fase terminal e faz parte do nosso ténis... não querem falar disso... dizer as verdades, etc

Anónimo disse...

querem ver.....

Ora quem vai ao COMPLEXO DESPORTIVO DO MONTE AVENTINO encontra uma grande confusão;

1-Temos uma escola do eterno treinador do aperfeiçoamento (tanto aperfeiçoa que consegue acabar com qualquer pouca esperança que alguém tenha em jogar bom ténis), nunca ouvi falar de nenhum desgraçado que tenha saido do aperfeiçoamento...
2-Temos a nossa linda menina e histérica treinadora, "mil vezes campeã nacional" que também tem lá uma escola mas... acho que afinal dá aulas num pavilhão em Vila Real!!! fds que confusão, bom mas o que interessa é que nunca ouvir falar de jogadores de ténis no Monte Aventino...Alguém conheçe algum?
3-agora alistou-se tb lá a Mestre comadre e como não podia deixar de ser levou o trtenis para o APERFEIÇOAMENTO na escola do amigo...
Querem comentar esta palhaçada nacional???!!!!!! ou preferem falar mal de quem trabalha a sério "meus amigos" !!!!

Anónimo disse...

Hà!!!!! importa referir que o COMPLEXO DESPORTIVO MONTE AVENTINO tem 6 courts de ténis em terra (dos quais 2 são cobertos).... Quantos são os clubes no nosso pais com estas condições???
.... e agora querem comentar?????
ou preferem falar de politica???
abram os olhos e "façam-se homens crlh"

Anónimo disse...

chama-se a isto bricar às escolinhas de ténis, uma especie de brincar a fingir que somos médicos e vamos curar alguém quando eramos crianças...
isto ninguém comenta meus amigos, será porque vocês são todos uma cambada de "corruptos das politiquices..."

Anónimo disse...

um conselho de um cão que muito ladra e morde no final.
não venha com sermões sobre o negocio que a FPT faz com as referidas actividades porque nunca nimguém lhe disse que "o ténis" era barato, assim como o golfe ou a equitação, etc... o negocio é uma constante da vida é o motor da economia de qualquer pais. eu não me importo nada com o facto de pagar para ir a uma formação e aprender, agora já me importo que você esteja a mexer no meu bolso quando está desempregado(e muito bem), está a receber SUBSIDIO DE DESMPREGO e está a trabalhar no MONTE AVENTINO na ESCOLA DO SEU AMIGINHO PEREZ, CUIDADO COM A MORDIDA POIS PODE SER AOS DOIS E TER RAIVA...

Anónimo disse...

Bom O Alfredo Perez foi meu colega no Aperfeiçoamento do C.T.Porto e um grande colega interessado e comunicador de entusiasmo aos alunos. Como Jogador sabia bater direitas e esquerdas e como bom Dragão dava umas boas murraças quando era preciso. Tenho a dizer-lhes que devem ir lá dizer-lhe que gostam do benfica e do Sporting.
Um abraço a todos os Dragões que gostam do ténis cascativo.

Anónimo disse...

Esqueci-me quando mordo não largo.

Anónimo disse...

murraças só se for nas nadegas do seu grande amigo quando lhe está a fazer um exame aos pontos negros das costas...

como eu disse e você acabou de confirmar "o eterno treinador de aperfeiçoamento..."

Anónimo disse...

ho pá desculpe lá mas você afinal está metido com eles crlh.
fds que mariquiçe é esta que de repente se gerou aqui????

já agora se não usar dentadura não deve faltar muito por isso esqueça as mordidelas e vá comentar para blogs a sério meu caro amigo e com todo o respeito como é evidente

Anónimo disse...

Voçê fala tanto de costas...
Costuma estar em muitas bichas?
Caro Anónimo. E Aperfeiçoamento é o que falta a muita gente inclusivé a mim.

Anónimo disse...

O Senhor do fds crlh não é do Porto pois não? Com tantos pás para trás e para a frente ofereço-lhe um carrinho de mão para colocar as alfaces que anda a apanhar na certa com a sua raqueta.

Um abraço ao Alfredo.
Por falar em dentaduras precisa de uma? eu arranjo-lhe quem a faça.

Anónimo disse...

não entre por ai porque meu problema não você como já percebeu

deixe que o seu amigo responda porque ele é perpicaz na lingua e na escrita

Anónimo disse...

É com enorme satisfação que (re)vejo de novo uma grande adesão de comentadores ao mais concorrido blogue do ténis português. Por aquilo que se pode ler atrás, quer nas entrelinhas quer nas linhas propriamente ditas, volto a sentir o enormissímo sentimento de frustração de alguns que ajudam a alimentar este espaço. A verdade é que ao tocar numa das maiores feridas do ténis português, como é caso da formação, o Adolfo reacendeu a polémica. Ou alguém acredita na credibilidade/qualidade no tal prof. que assina o email e é o responsável-mor pela formação de treinadores no nosso País? Pouca gente o faz! Ou pelo menos aqueles que já andam nesta modalidade há muitos anos limitam-se a sorrir, encolher os ombros e pensar que o melhor é deixar andar... pois, na verdade, com esse tipo de profs. (Victor Cabral) isto não vai a lado nenhum. Fosse ele humilde como o pai que chegou a ser um razoável guarda-redes de futebol. Quanto ao que se passa no Complexo Desportivo do Monte Aventino só há um pequeno detalhe a acrescentar: a Câmara Municipal do Porto, através do recém-criado Porto Lazer, está plenamente satisfeita com o desempenho da Escola de Ténis Alfredo Perez, cujos objectivos para o qual lá foi instalada estão a ser rigorosamente cumpridos. E nesses objectivos não está incluida a formação de tenistas/campeões. Ou seja, ali não se vence gato por lebre. Agora o mesmo não se pode dizer das quase inexistentes escolas paralelas que lá funiconam. Como sejam as da Sofia Prazeres (raramente põe lá os calcanhares) e de um tal de Pedro Malheiro (que buraco!)que começou por abrir lá uma loja e agora abre outras coisas quando acaba os treinos nos courts...

Anónimo disse...

obrigado pela correcção pois desconhecia a existêcia de uma 3º ESCOLINHA DE BRINCAR AO TÉNIS NO MONTE AVENTINO . continuamos na mesma!!! continuo sem saber qual é o problema da F.P.T. nesta matéria. será ela que controla quem abre as escolinhas neste pais (sem qualquer regulamentação ou fiscalização).

Anónimo disse...

volto então a reforçar:

Ora quem vai ao COMPLEXO DESPORTIVO DO MONTE AVENTINO encontra uma grande salgalhada;

3 escolinhas a brincar a como fazer dinhero rápido e fácil....

Anónimo disse...

Eu vi logo que estava alguma coisa a dar dinheiro e a funcionar porque se não estivesse ninguém se preocupava. Nós os Portugueses somos mesmo lixados para as massas principalmente se forem ganhas pelos outros para se poder dizer tudo o que nos vai na alma contra a pouca vergonha os arranjos, as cunhas as tricas as trocas e baldrocas. Depois sentimos que somos os salvadores do mundo... um mundo que cada vez é menos nosso e mais do mundo e nós mais dele sem nos apercebermos do que nos está a passar ao lado...

Anónimo disse...

caro comentador atento parece-me e concerteza acha-se bem informado, agora se tudo está a correr lindamente no Monte Aventino e o seu grande amigo (acompanhado pelo grande mestre) está a fazer um belissimo trabalho porque que a Porto Lazer está desde Janeiro à procura de um parceiro para o ténis? ou não sabia... por acaso essa 3 personagem (nunca ouvi falar dela) lá do Monte Aventino não será amiga dos seus vizinhos de Leça que vão a partir de Setembro ficar a gerir o ténis no Monte Aventino?? ... Não sei digo eu que não estou ligado a estas coisas... AGORA JÁ ACHA QUE ANDAM A BRINCAR ÀS ESOLINHAS DE TÉNIS OU NÃO RESPEITOSO COMENTADOR???

Continua a achar que aquelas escolinhas que os analfabetos dos jogadores abrem quando acabam a sua vergonhosa carreira e como não sabem fazer mais nada na vida são a solução para o TÉNIS NACIONAL?

É a F.P.T. que patrocina esta palhaçada?

Ou estará a F.P.T. preocupada em educar os analfabetos para que o ténis mesmo que mal trbalhado possa ter os minimos?

Anónimo disse...

Já agora ajude-me a perceber o que é que a Comadre anda a fazer por lá no Monte Aventino?

o que é que anda a tentar vender?

já sei... anda a vender conhecimento o grande "Prof. da vida"

ou talvez tenha procurado um local estrategico e central para se fazer esplodir um dia destes....

Anónimo disse...

Rudiculo... professor doutor o tal da formacao da FPT! As pessoas valem pelo que fazem e nao pelos titulos que apresentam. E ele nao fez nada! Nao e que seja relevante mas ainda por cima o homem nao e douturado.

Anónimo disse...

Interessante a polémica que causa o homem assinar como prof. Ele é professor certamente e esse titulo ninguém lhe tira. Conhecendo o homem, sei que não liga nada a isso pois parece-me ser uma pessoa bastante simples e "terra a terra", o que não é usual num prof. universitário. Isto porque toda a gente tenta colocar-se em cima dos calcanhares.
Quanto à formação ela agora existe, bem ou mal, e é nacional ao contrário daquilo que era no passado. Quanto à pessoa em si quem assiste às suas acções fica totalmente convencido da sabedoria do homem. Suponho que os comentadores negativos nunca o viram a "actuar". Sugiro que o façam depois digam alguma coisa.

Anónimo disse...

Olhem lá o Adolfo antes não trabalhava com o Vítor Cabral? Quando dava cursos na AT Porto?

Anónimo disse...

Estamos perante uma daquelas situações tipicamente portuguesas em que quem tenta fazer alguma coisa é odiado por muita gente. Se a verborreia que se ve aqui, sobre o "artista" da formação é algum indicador, ele está certamente a fazer um bom trabalho...é só invejosos

Anónimo disse...

Concordo plenamente. O mais trágicomico é que tudo isto foi despoletado pelo facto do homem enviar um email ao Adolfo. Se ele ler isto (duvido, ele deve ter muito que fazer) vai riscar de vez o nome do mestre de triténis...
Eu acho que eles chegaram a ser colegas em cursos antigos.

Anónimo disse...

Olha lá ó Adolfo, admite aqui para o pessoal, o Vítor Cabral é assim tão mau? Diz a verdade uma vez na vida pá...é que noutros tempos (quando te convinha, certamente) tinhas um discursos diferente sobre o gajo (desculpem, prof. gajo).

Anónimo disse...

cambada de raçabiados defensores do pecado, aconselhovos vivamente a deixar este blog em paz e ir dar assistência às vossas mulheres deixem lá o concurso das mini-pilas para o pessoal do monte aventino. ouvi dizer que o prof. doutor de quem vocês tanto falam mal anda por aí com sua mega pila-bazuca à procura das vossas mulheres desconsoladas

Anónimo disse...

Eu só gostava de saber duas coisas o que é o passado e o presente na formação do Ténis Português, especifiquem datas. É que na nova História do Ténis em Portugal, já vi aparecer e desaparecer clubes e pessoas, jogadores e jogadoras, do site da federação. Porquê, os antigos não ensinavam os novos é que são bons acho melhor não irmos por aí. Tive muitos boas formações na federação com toda a gente que por lá passou. Não venham agora tipo messias dizer que os de agora é que são bons, são no máximo iguais aos outros e assim será sempre.

Quanto á história do Ténis do Site da Federação, onde é que anda o Espinho Ténis Clube. Tenho em minha posse documentos e fotografias do clube de torneios etc, que datam de 1924, 25, 26, até 1947, numa cidade na altura cosmopolita, para onde foi o reconhecimento da vontade de levar o ténis para a frente em Espinho e no norte de um Homem chamado José Constante Pereira ?. Esquecer o passado pode ser bastante perverso. Viram que se calhar conheçi pessoas amigas que andaram nisto do ténis há 100 anos e tenho algumas recordações. Porque é que não se faz uma galeria de notáveis do Ténis, para ficar para sempre e não se esquecer a grande contribuição de muitos carolas sim porque eles não ganhavam nada com isso, e para as pessoas actuais poderem ver como são pequenas ao pé dessa gente. E o professor Nuna, que me ensinou os primeiros passos a mim ao Manecas ao Luís de Sousa e penso que até deu aulas ao José Carlos Santos Costa será que sabia ensinar há 50 anos ? Temos de ver qual o caminho a traçar, mas de certeza que não é a dizer que somos melhores que os outros que lá chegamos.

Anónimo disse...

Olhem lá algum dos "doutores" destes comentários se lembrou de visitar o site do programa "Play and Stay"? Olhem que parece muito interessante e útil para Portugal...

Lembrem-se de outra coisa, não foi o Professor Doutor tão badalado aqui que teve a brilhante ideia de fazer um protocolo com a ITF durante a organização do Simpósio Mundial em 2003? E não foi ele que foi designado como responsável do programa "Play and Stay" em Portugal? Não foi o mesmo cromo que esteve como prelector na ultima conferência da Tennis Europe na Polónia este ano? Que esteve em Angola da leccionar um curso de nível 1 da ITF (está no site deles)? Façam uma pequena pesquisa sobre todo o trabalho deste homem...

Reflictam se não valerá a pena deixarem as invejas de lado para apoiar quem parece estar a ter algum crédito além fronteiras para além do crédito que tem no nosso país (por mais que surja quem diz que não)...

Anónimo disse...

Estou a gostar disto,

Temos de ver qual o caminho a traçar, mas de certeza que não é a dizer que somos melhores que os outros que lá chegamos.

Anónimo disse...

Era melhor que o tal Vitor Cabral não fizesse nada. Para que é que ele lá está??? A questão colocada anteriormente, e muito bem, é se aquilo que ele tem feito é mais do que manter os niveis mediocres da formação de treinadores que tem sido dada nos ultimos anos. Poderá dizer-se que não lhe dão condições para mais... fica a duvida, mas a verdade é que está tudo praticamente na mesma, embora com mais marketing e muita promoção pessoal pelo meio.

 
Web Analytics