segunda-feira, maio 15, 2017

Onde está a Orquestra?

Escutei ontem a entrevista dos irmão Sobral, e gostaria de dizer publicamente que me senti envergonhado pela falta de respeito demonstrado por todos aqueles provavelmente como eles procuram a fama, ou quem sabe, tão só exteriorizar os seus sentimentos em forma musical ou poética. 

De facto há muito lixo na música e sobretudo na mais moderna, mas certas afirmações deviam ser condenadas sobretudo a quem se intitulou representante  deste Portugal da língua de Camões, e ter o atrevimento que Cantaram uma música com sentimento, apelidar o que os outros fazem nesta Europa ser um folclore...é condenável.

Poderia recordar uma canção de Abrunhosa e Camané, "Para os braços de minha mãe" e dizer que sentimento é algo mais que fazer gestos quando falhamos notas dentro da harmonia, soletramos deficientemente as sílabas, quando folclore é o que se pode observar na histeria da comunicação social quando de facto o que se venceu foi um certame de qualidade duvidosa em que pasme-se até a Austrália faz parte da Europa.

Sou um ignorante em matéria musical, mas já o não sou no que respeita à escrita e chamar poema a "Amar pelos dois" é o mesmo que chamar pífaro a uma gaita de foles, mas não admito que uma Letra que erra a substância e suporte da estrutura de um Poema e dizer que se canta na língua de Camões é o mesmo que dizer que a a trampa subiu pelo latrina acima e inundou o WC desta Europa dos ignorantes  e insensíveis como Adele, eu e muitos de nós ainda resistimos às tempestades de merda que, não sendo provenientes da mãe natureza, encharcam o Planeta...

À posteriori escolhi esta música/canção,  interpretada por uma jovem de 29 anos (apenas mais 11 que o senhor Salvador) para ilustrar o que são de facto as bases duma canção, e nela podemos escutar uma tocata ao Piano acompanhada dos instrumentos que compõem uma orquestra.

Onde está a Orquestra?

Está na voz , na simplicidade dos gestos na qualidade da interpretação, na harmonia nas oitavas nos sustenidos e por fim na vocalidade, e  senhor Salvador Sobral, nas lágrimas que incapaz de dissimular limpa no final da sua expiação. 

" Às vezes o amor dura, mas às vezes fere...

e como disse um dia Camões , É fogo que arde e não se vê, ferida que dói e não se sente... e evidente são meras palavras ditas sem sentimento

*


Espero que Salvador e a sua irmã, a tal que disse que havia lá quem cantasse em Inglês e não soubesse o que estava a a dizer,  tenham muito sucesso na vida, porque não sou dos que deseja mal a ninguém, mesmo quando os vejo insultarem os demais  inadvertidamente, mas negando-me ser hipócrita razão pela qual digo que a música de Portugal pareceu-me um plágio mal conseguido duma música da "Branca de Neve" e a letra enquanto poema seria alvo de um ZERO numa prova de Português em 1961,2, etc... e tão só e apenas pela métrica, construção istto para não falar da rima. 





Adele Laurie Blue Adkins MBE (Londres5 de maio de 1988), mais conhecida como Adele, é uma cantoracompositora e multi-instrumentista britânica. Nasceu em Tottenham, Londres e foi criada no sul da cidade.[13] Começou a cantar aos quatro anos de idade

Sem comentários:

 
Web Analytics