domingo, maio 21, 2017

INVENTEI PAÍSES


não sei se já  terei postado mas,,,, que se lixe 



INVENTEI PAÍSES



Ninguém visitou mais países do que eu
indo por ruas imaginárias, cidades q'inventei,
casas fabricadas com paredes virtuais,
vilas aldeias sem referência na geografia
em contracena com a beleza d'aurora boreal;
_ nelas proibi utilização de betão e asfalte
luzes que não oriundas dos velhos astros
quando bania guerras ódio e a 'enveja'.

Por todas procurei o que por direito era meu;
_ um rosto sereno que nunca afaguei
senti ao levantar a preguiça beijos matinais
ou enxugou-me 'lágrimas, e só eu sabia
donde provinha a dor e por ausente
enchidas de vazio a cada quadra de Natal
gritando - "tudo de mundano me falte"
que por vias lácteas caminhei de rastos
à procura no sonho o descanso que s'almeja.

Visitei países sim, em todas as noites,
excomungando entre bocejos e choros infantis
médicos que sem um pingo de vergonha
deixavam morrer grávidas ser ser de parto
guardada penicilina em consultórios particulares.
- Nesses países não havia réis com coroa
apenas uma rainha de Janeiro a Novembro,
pétalas na cabeça da cor da imaginação
e canteiros regados sem chuva da primavera.

Mas também nos sonhos se levam açoites;
_ afinal as cegonhas não vinham de Paris
as fadas boas eram tipas com muita ronha
fazendo com que delas depressa ficasse farto
e adormecida a família, findo os jantares
saltando virtuais janelas caminhava à toa
pintando 'mágoa no calendário de Dezembro
que a Virgem-mãe não me daria a mão
nem colo por muito que esperasse por ela.

Sim, visitei países inventados por mim
gravando a preto e branco idílicas imagens
para colorir se um dia fosse surpreendido.

E algures, ao toque dum verdadeiro clarim 
celebrar o último dia, e com coragem,
entre todos os que até então andarei perdido.


Cito Loio
Terminado a 27 de Março 2017

Sem comentários:

 
Web Analytics