quinta-feira, abril 01, 2010

Pedaços da minh’alma



Pascoalino

Era uma sexta-feira, e não era santa. Os meninos juntaram-se no largo para mais uma noite de preguiça – estavam de férias e os pais autorizavam nesse dia de semana e sábado a deitarem-se um pouco mais tarde; aí por volta das 23h, mas só os que não estavam de castigo. Para a miudagem era como se tratasse de uma noite de discoteca – um sítio que não conheciam mas que ouviam falar aos mais velhos que os deixavam escutar as histórias que contavam nessa noites antes de zarparem para “the night life” e quando a pequenada abalava para casa eles começavam a planear o rumo da noitada.

.

Naquela noite porém, o circulo estava alargado, contando com as raparigas que, sendo normal acompanhavam os rapazes mais velhos. Normalmente ficavam em casa da “Seixolas” até à bandeirada para a partida; compreendia-se porque primavam pela aparência e elegância adquirida no areal das Praias paradisíacas, no jogo no Ringue ou na prática salutar de um qualquer desporto mesmo que não orientado. Era um tempo que a “dieta” ainda não tinha viajado para aquelas bandas de África – também as festas dos quintais ou de terraço, o Sheik e o Rock & Roll ajudavam a manter a linha das donzelas, somadas à sensatez de elas não embarcarem e emborcarem no álcool. Eram prendadas, só não se sabendo se virgens! Algumas não eram certamente a menos que fossem irmãs da Virgem Maria – uma tinha um filho e duas estavam de noivado. Eles, não davam tanta importância ao “fatú” salvo se fossem a uma baile de fim de ano ou casório, e neste último caso convinha pois muitos “amavam” bater um pato. Podiam fazê-lo sem dar nas vistas.

.

A razão do ajuntamento prendia-se pelo facto que nessa noite, estaria no largo um recém-chegado que viera viver para as imediações – “acercado” aos 30 anos, elegante, bem-falante e simpático. Não era um político, mas sim um Padre, recentemente investido e começava a fazer as delícias das meninas e das cotas, apesar que gajinho era mesmo todo dedicado a Deus e seus capangas. Também naquele tempo não se sabia haver padrecos com tendências paneleirotas, mas a verdade é que ninguém se atrevia a por as mãos na merda quanto mais no fogo.

.

As conversas noctívagas brotavam ininterruptas entre gargalhadas de prazer e prazeres de beijos de aquecimento, numa espécie de preliminares de umas trancadas à beira mar que de certo terminariam em gemidos e espasmos, ou não fossem muitas delas já declaradamente e tendencialmente casadas.

.

Pascoalino de seu nome, ria comedidamente, como era desejável face à sua posição de representante do Senhor, o Bispo, porque Deus já há muito dera à sola e fora gozar a reforma no paraíso.

.

A certa altura, Saffado, que era mesmo um puto safado e não só de nome pergunta ao padreco para contar alguma história de encantar.

.

Os mais velhos, por volta das dez e meia começaram a mostra impaciência e necessidade de esfregar a alheira numa “disco” ao som de um slow bem apertadinho. E não se fizeram rogados, abandonando o teatro pracista em companhia das boazonas.

.

Ficou então Pascoalino com os meninos, e com a oportunidade de postar uma atitude de beato doutorado dando conselhos aos pimpolhos. Mas o padreco era um pouco ingénuo e pensava que aqueles putos eram uns anjinhos, que nunca tinham “batido uma pívia”, ou espreitar pelo buraco da fechadura as primas a tomar banho.

.

Saffado força a nota e o padre lá se decide contar uma história, começando com uma conversa da treta do tipo “sabem...na minha vocação...mas a verdade é que a “mandriagem” apertava cada vez mais o gajinho para um conto de encantar. Cito dava-lhe cotoveladas e bufava ao ouvido oara que o amiguinho lixasse o padreco.

.

- Conte, conte senhor padre, conte-nos uma história que se tenha passado consigo!

.

Pascoalino ergueu os olhos ao céu, benzeu-se e colocou as mãos em posição de prece e suspirou – e falou:

.

- Como sabeis, estou a começar a minha vida de sacerdócio e por isso não tenho muitas coisas para contar, mas acho que há uma história que se passou comigo, ainda estava a ajudar à missa na igreja da cidade onde fui ordenado sacerdote.

.

As crianças uniram-se ainda mais não obstante o calor que ainda se fazia sentir Àquela hora da noite. Queriam vibrar com o conto, um que tinha atravessado os mares desde a Europa até àquele continente quente e árduo.

Vendo a cara de ansiedade das crianças Pascoalino decide-se então a partilhar com os putos a tal “fantástica” história.

.

- Um dia o padre superior da igreja onde eu estava como auxiliar preparara uma missa onde ia falar do que se narrava em Mateus 14:13-21 — Marcos 6:30-34 — Lucas 9:10-17 e João 6:1-14, multiplicação dos pães e peixinhos> considerando que talvez houvesse entre 8 ou 10 mil pessoas com fome e que teriam de almoçar.

.

Claro que com tão eloquente descrição os putos ficaram de boca aberta apesar de não terem fome pois o jantar de sexta era sempre por volta das 8,30. Bolas o que é que queria dizer com aquela malamba do “Mateus contra Lucas marcos e João! Será que esses meus jogavam nalguma equipa das escondidinhas. Mas o novato lá continuou pensando que os miúdos tinham aprendido teologia na 4ª classe e discutiam a existência de deus com os os filósofos da antiga Grécia.

.

-Cá o bom do Pascoalino tinha-se preparado para quase tudo, mas especialmente para recolher as ofertas das beatas e dos frequentadores assíduos, mas não queiram lá ver que, a páginas tantas, o senhor Padre Acúrcio, já a missa começara, e, chegado momento para falar no Milagre, vira-se para a assistência e informa:

- Senhores paroquianos, hoje temos a honra de ter connosco o futuro padre Pascoalino que vai dissertar sobre o Milagre da Multiplicação.

- E o padre continuou dizendo que a congregação da beatice começou a cochichar, e até o sabido Alcibíades, que às vezes escorregava e caía de boca num garrafão de aguardente, se endireitou no banco corrido para não perder pitada do salmo.

.

E começou a contar a historieta.

.

- Certo dia Jesus ensinava uma grande multidão, havia cerca de 5.000 homens escutando-o, mais mulheres e crianças o que certamente perfazia mais de oito mil pessoas. Estavam muito atentos e interessados a ouvir Jesus e este efectuando as curas milagrosas. A certa altura, o céu começou a escurecer, estava a ficar de noite e a aproximar-se a hora do jantar, mas parecia que ninguém queria sair daquele lugar.

Então os discípulos de Jesus começaram a ficar preocupados, aquelas pessoas precisavam comer... Aproximaram-se de Jesus e disseram – Senhor, já é tarde e este lugar é deserto e é preciso alimentar a “gentes” . Foi então que Jesus com milhares de peixes e de pãezinhos deu de comer a 5 pessoas e 2 crianças. Os presentes começaram a esboçar sorrisos sem que compreendesse o mmotivo posi não dera conta da trapalhada; era um inexperiente e meti as mãos pelos pés. Alcibíades, um “ratolas” começou a gargalhar e ergueu a voz ao mesmo tempo que exclamava entre laivos de gargalhar

- Isso também eu fazia!!!

Nesse dia não sabia onde me meter, ou o melhor para esquecer era meter-me na sacristia e rezar 100 Avé-Maria e 50 Pai Nosso

.

Tião, que sofria de uma doença que na altura ainda ninguém descobrira a não ser o próprio, pois quando ela chegava metia-se no quarto e só se ouvia barulhos estranhos, era muito crente e tinha os olhos quase em lágrimas pede para o padre terminar o conto que era muito lindo obrigando pequenada teve de gramar aquela história que começava a não ter piada, por evidente ser, que no cérebros de todos o Alcibíades, assim também eles podiam ser milagreiros.

.

E o padre desembucha o resto do conto:

.

- Na semana seguinte o Padre Acúrcio retoma o salmo, e sem o anunciar, dispara a versão apostólica

.

Por demais evidente que os putos "não pensavam "que a tal história do milagre era uma “ganda peta” e Pascoalino continua.

.

- Certo dia Jesus estava ensinado uma grande multidão, havia cerca de 5.000 homens ouvindo Jesus, mais mulheres e crianças. Todos estavam muito atentos e interessados a ouvir Jesus e sendo curados por Ele. A certa altura, o céu começou a escurecer, estava a ficar de noite e a aproximar-se a hora do jantar, mas parecia que ninguém queria sair daquele lugar. Então os discípulos de Jesus começaram a ficar preocupados, aquelas pessoas precisavam comer... Aproximaram-se de Jesus e disseram:

- Senhor, já é tarde e este lugar é deserto. Diz a estas pessoas que se vão embora para que comprem alguma coisa para comer.

Jesus lhes disse:

- Dêem-lhes vocês mesmo de comer.

- Mas Mestre, não temos dinheiro para comprar comida para todas estas pessoas! O que faremos? - Reponderam os discípulos.

- Então um dos discípulos de Jesus, chamado André disse:

- Está aqui um menino que tem cinco pães e dois peixinhos. Mas como é que isto pode alimentar tanta gente?

- Tragam cá esse lanche e digam a todos que se sentem, disse Jesus.

- Todos se sentaram obedecendo-lhe.

- Jesus tomou o lanche daquele menino, cinco pães e dois peixes, agradeceu a Deus por aqueles alimentos e de seguida começou a parti-los e a distribui-los pela multidão que ali estava. Todos comeram, ninguém ficou com fome. Quando todos estavam saciados, Jesus mandou os seus discípulos recolherem os pedaços de pão e peixe que sobraram. Os discípulos obedeceram e ainda encheram doze cestos cheios de pedaços de pão e peixes que sobraram.

- Alcibíades levantou-se e numa voz não muito segura mas convicta diz: eu também era capaz de fazer o mesmo que esse menino. Claro que todos ficaram em silêncio, mas desta vez não era eu um aprendiz de Padre que teria de me sujeitar a levar com uma resposta menos convencional.

- Padre Acúrcio questiona-o com um sorriso nos lábios perguntando como é que ele fazia isso.

- E Alcibíades respondeu:

- Com a comida que sobrou da semana passada!

.

No final todos se mostraram entusiasmadíssimos com a história e com o padre, mas era hora de recolher. E cada um foi ao encontro da caminha antes que começassem a chover preocupações em casa. Também os pais já tinham tido tempo para por a escrita em dia e por isso, o segundo episódio que o fizessem depois deles adormecerem.

.

O padre Pascoalino não durou muito tempo naquelas bandas pois foi transferido para uma aldeia para o sul do território.

.

A pequenada continuou a reunir-se no Largo; foram crescendo e escutando as anedotas dos mais velhos de onde, entre muitas, se contava a do Milagre da Multiplicação. Claro que nenhum deu o braço a torcer e comentou com os “grandulos” a peta que o padre contara e que eles acreditaram que nem santinhos. Eram meninos com 12 e 13 anos, e ainda crentes e respeitosos ao Senhor e ao “Cura”

.

Em Abril de 2009, semana de Páscoa, fui até Lisboa, e entre recordações dos velhos tempos de juventude e meninice, saltou-me à memória esta história, quando reencontrei Cito.

Falámos de tudo e essencialmente das nossas crianças que já o não são; e rimos mais uma vez da história do padre Pascoalino, ficando definitivamente e para todo o sempre Amém catalogado como um “petas” de 1ª categoria.

.

Passou um ano e recordo-me do que me disse o meu amigo Cito.

.

- Sabes mano, que pena Jesus não tornara a ressuscitar!

- Porquê mano Cito, estás com défices de fé?

_ Não! Apenas para que fizesse em cada domingo o Milagre da Multiplicação. Já imaginaste quantas crianças no mundo deixavam de passar fome!

.

Claro que o meu mano Cito tem o coração fora do peito – è mesmo um caso perdido.


Sem comentários:

 
Web Analytics