sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Paciência


...é o que preciso para voltar a ouvir a velha treta da comparação, debatida nos últimos 20 anos entre o ténis espanhol e o português
Será que depois mais de 2 décadas, (estou há 30 no ténis em Portugal), ainda haja quem não tenha compreendido que na Península Ibérica existem 2 países e muitos povos?
.
Porque condicionamos o nosso ténis a comparações absurdas, dos que não tem a noção que um País é aquilo que são as suas gentes, os seus governantes a sua própria capacidade de competir no mundo?
.
Portugal é 4 vezes mais pequeno que a Espanha.
Temos 1/4 da população ou menos
O rendimento «per capita» é substancialmente inferior
A cultura do ténis é ínfima em termos comparativos
Há 10 anos eles tinham 100.000 filiados a competir
Nós temos hoje 16 mil e dos quais 20% está por explicar…
Há 25 anos eles tinham em Badajoz um PM de 100.000 pesetas!
A FPT em 2007 não pagou a bolsa a todos os jogadores com direito a ela.
A 200 WTA ou 150 ATP em Espanha não têm direito a foto em Jornal Nacional
O Castelhano é língua oficial da ITF

Comparemo-nos com a Galiza, a Estremadura etc, mas «oder!!!», deixemo-nos de tretas em nos compararmos à Espanha; eles sofreram uma guerra civil, nós colocámos Cravos nos canos das espingardas.
.
Em Portugal temos portugueses; Espanha tem espanhóis.
.
Nem vale a pena falar muito mais sobre isto bastando para tal pensar que é impensável a Espanha ter o nosso responsável pelo Departamento de Formação a dar formação, muito menos a dirigir aquele que devia ser o mais importante departamento federativo; nada tenho contra o homem, mas em Espanha nem no
Nível 0 passava.
Comecem por pensar em português, e vão ver que com estes gestores de ténis a modalidade está condenada. Eles contratam, nomeiam, negoceiam e marcam as directrizes, sacam a guita para viagens turísticas das selecções etc.
Temos o ténis que merecemos?
.
E porque falamos de diferenças e preocupações…
.
Em revisão ao que o senhor Carlos Figueiredo escreveu na última revista da Pró Ténis sobre a actual nº 1 portuguesa, apenas estas anotações:
Concordo quando diz que é a nº 1 portuguesa
Concordo quando certamente "quis dizer" que por infortúnio deixou de utilizar esquerda a "2 mãos"
O resto que respeita a aspectos técnicos ou do desenvolvimento Psico/motor ou o "qqqs", que deixe para os técnicos com formação credível.
.
Ao Senhor Secretário-Geral/D.T. Nacional, gostaria que se perguntasse, de preferência quem dá a guita, se vai permitir que se gaste o money no Europeu Feminino sub 18, depois do que aconteceu com a nossa FED no jogo contra a Holanda?
Elas, as Holandesas, são JUNIORES…???!!!
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adolfo, concordo contigo em muita coisa, mas sou português com muito orgulho, e por sê-lo não quero ser comparado a outros.
Mas estás com razão, quanto ao ténis.

 
Web Analytics