quarta-feira, fevereiro 20, 2008

Conti…ainda no seguimento do artigo anterior…


...Foi pelas "Competências perdidas" que coloquei em causa o Departamento de Formação; entendo que devemos ser consideradas pelo que valemos e demonstramos ao longo da vida como homens e como profissionais
.
A Federação, e este Departamento de Formação em particular, desconsiderou por esquecimento intencional, pois nenhum esquecimento casual se prolonga pelos tempos, as pessoas que referi na intervenção anterior, e sobre a qual justifico de seguida a razão de parte do conteúdo, porque dos Doutorados e Mestrados com formação e prática da modalidade, já disse quase tudo.
.
Porque quanto aos treinadores que estiveram na acção de "Formação de Formadores" ministrada pelos técnicos da «Escuela Nacional Maestria de Tenis/ /Real Federacion Española de Ténis», (a mesma equipa que formou os técnicos que deram alegrias aos espanhóis, e que de uma forma sincera e aberta tudo fizeram para que os portugueses saíssem com formação ao nível dos seus compatriotas), para além do risco que acarreta a profissão, tiveram todos, até ao início da acção, praticamente um percurso semelhante ao que se apresenta de seguida e que deviam merecer um pouco mais de respeito.

Formação como jogadores de ténis (formados e treinados por treinadores/técnicos reconhecidos)
Competição durante anos como jogadores (em torneios, campeonatos regionais e nacionais)
Currículo como treinadores (de atletas com resultados)
Presidentes de Conselhos Técnicos (de Ars e Federação)
Fundadores e dirigentes de Clubes (reconhecidos)
Directores técnicos de clubes (com resultados)
Prelectores em Simpósio e da propria federação
Mais de 200 horas de cursos portugueses níveis 1,2,3 que englobaram as disciplinas:
História, Gestão e Organização, Arbitragem, Biologia, Psicologia, Traumatologia, Pedagogia, Didáctica, Técnica, Táctica , Metodologia do treino-(Geral e Específico) ,
Exames práticos e escritos (em todos os cursos)
Reciclagens dos níveis 1 2 (pelo menos), 10.000 horas de exercício da função de treinador
(Tempo de trabalho em clubes até à conclusão do nível 3; 8 anos desde o início oficial da carreira alguns com 30.000 horas de trabalho e mais de 20 anos de profissionalismo) , participação em Simpósios Nacionais e Internacionais (para obtenção de conhecimentos não de créditos e que alguns foram também prlelectores )

Acções de formação diversas (com vários técnicos estrangeiros incluindo especialista em ténis feminino) para...
.
Participar numa acção de Formadores de Formadores, (ministrar cursos de treinadores para formar treinadores e não atiradores de conhecimentos), em que tiveram que ...
Estudar 1300 Páginas de Matéria Descritiva/Fotos/Esquemas/Cálculos/Testes/ somadas aos 15 Dias de aulas Prático/teóricas intensivamente com debates noite dentro (tudo em castelhano), num total aproximado de 120 horas programadas com prática de campo de alto grau de exigência Técnica Física e Mental, para um conteúdo de matérias tão específicas como:
.
Nível
Monitor
Organização Planificação e Programação de Escolas de Ténis
(Sociologia/metodologia/táctica/método de mestria/ fundamentos técnicos/ equipamento e regulamentação)
..
Nível
Treinador e Professor
Sistemas de treino/Método Maestria;
(Táctica/Técnica/Metodologia/Biomecânica)
Prática de Jogo e Análise em competição
Ténis de cadeira de Rodas
Debates e entrega de trabalhos
..
Todo este esforço e dedicação, por parte de pessoas (que pagaram hotel alimentação transportes, despenderam o seu tempo e tempo quem sabe se sacrificando a família) a quem a FPT nem sequer teve a amabilidade de explicar, porque razão afinal, aquilo valeu zero.
.
O País não se pode dar ao luxo de prescindir de "Competências demonstradas"
A estes homens terá de ser feito justiça e o reconhecimento público
.
Esta foi mais uma das razões que me levaram a ponderar que era a hora do ténis ser entregue a Homens do Ténis, e impedir que pessoas que nem cursos de treinadores têm, venham exigir aos técnicos com o nível 2 ou 3 reciclagens; ser treinador não é ter um conjunto de conhecimentos desgarrados; é saber exercer essa função, e para isso é necessário que se ensine os técnicos a serem de facto treinadores, e os actuais membros do departamento de formação não têm suficiente "competências"para tal.

Injustiças, ameaças de suspender a carteira profissional, ou situações nebulosas, devem ser objecto de correcção, e perante este quadro inadmissível de certo «au suivant», para mudar a face do ténis mais uma vez reitero disponibilidade e determinação de avançar para a Presidência da Federação.

6ª feira Tanjerinas

18 comentários:

Anónimo disse...

Se ainda alguém tinha dúvidas, agora está confirmado: o Adolfo queria era fazer parte da Formação de Treinadores e está ressabiado porque não é convidado.

Ó Adolfo vê lá se atinas, como dizes mal de toda a gente ninguém te convida. O Professor do Departamento de Formação tem uma formação académica muito superior à tua e à dos teus amigos (se quiseres contar as horas de formação que o homem tem até ficas burro de todo; para além da formação académica neste momento tem mais horas de formação de treinadores que todos os anteriores incluindo tu, porque a formação é verdadeiramente nacional agora, graças a ele). quanto ao facto de ele não ser jogador, não segredo para ninguém (ele é o primeiro a confirmá-lo) por isso é que ele tem pessoas como o João Maio a ajudá-lo; o João tem um curriculo de jogador e treinador que é maior do que o teu (nunca foste jogador de Ténis em lado nenhum)e que o de todos os teus amigos que mencionaste (o Laranjinha e outros).

Como é que querias que o Grande Prof.(sim porque é o melhor formador que eu e tu já vimos a actuar) te convidasse? Porque fizeste formação de formadores?

Era uma equipa do caralho o Vítor Cabral, O Adolfo e o Laranjinha...

Mas julgas quue o homeme é burro ou quê?

Anónimo disse...

Já agora esclareço a complementar o comentário deste corajoso que vem defender quem trabalha: O curso de nível 3 tem 10 prelectores e só dois são internacionais e nem tem mais horas que os nacionais. O responsável pela formação da ITF vem dar apoio a Portugal num curso e o Adolfo critica? Só ouve quem quer...Adolfo és a maior merda de Portugal!!! Quando criticas um gaijo que é um tesouro nacional. Quem esteve no ultimo Simpósio Ibérico que se pronuncie...o homem é o orgulho do ténis português. Somos grandes graças a ele. Só os burros e invejosos é que não o respeuitam.

Anónimo disse...

O mais engraçado é que o Floridolfo se fosse presidente metia os estrangeiros a mandar nisto...dá uma no cravo e outra na ferradura. Ó burro do caralho (sim tu, Adolfo) já viste que agora nem o Mediero tem hipotese em Portugal por4 causa do Vítor Cabral? (rimou e tudo, é poesia)

Anónimo disse...

Vou explicar isto muito devagar: o Vítor Cabral esta a dirigir a formação (muito superiormente...) porque é prof. do ensino superior na área do Ténis á vinte anos. Não é porque foi treinador ou jogador. Porque é professor, tem curriculo académico (licenciatura, mestrado, etc, não são cursos de uma ou duas semanas como so do Sr. Adolfo, são muitos anos), é portanto um formador profissional (foi coordenador de um curso de Ed. Física e de uma pós-graduação de gestão do desporto, para além do resto), logo alguém achou boa ideia por o homem a comandar a formação, em boa altura, pois o Adolfo e o Laranjinha andavam a foder tudo e ninguém ligava puto para a formação. Percebes Adolfo e ressabiados do caralho? O gaijo ainda foi convidar várias pessoas para trabalhar com ele (não é só o João Maio) e ganhou a confiança da ITF, convidando prelectores de craveira internacional. O gaijo não tem que te aturar, convence-te. E se tinhas esperanças não é com este blog de merda que vais lá. Pede desculpa a quem ofendes e prejudicas, boizola.

Anónimo disse...

Eu estive no Simpósio Ibérico de Madrid e digo-vos, com toda a franqueza, tive orgulho em ser português quando ouvi o prof. vítor a falar na mesa redonda do encerramento do simpósio, para além da brilhante apresentação que fez. Que classe, a defender o nosso pequeno país, no meio dos espanhois que são a mior potência do ténis actual. E o respeito que os espanhóis lhe têm, e os da ITF também. Quem lá esteve sentiu orgulho, porque o prof. fez questão de nos fazer sentir que eramos uma equipa. Não sejam negativos!

Anónimo disse...

Sim temos muito que trabalhar, em conjunto. E já agora não critiquem o PNDT também. Dá a sensação que tudo o que os outros fazem está mal...

Anónimo disse...

Que bonito constatar nos comentários anteriores que tudo está bem no nosso ténis. Quando se fala das virtudes do Cabral e do Maio está tudo dito. São estas pessoas que desconhecem as prfundezas do ténis português, as causas da estagnação as trafulhices que por aí se fazem que ajudam à evolução para lá bem fundo no buraco da modalidade. Ou então conclui-se que estão todos feitos uns com os outros e por isso não vamos longe. Deixem de ser ignorantes e procurem as causas que levam o ténis made in Portugal a estar bastantes furos abaixo da concorrência. Reparem no exemplo da Sérvia! Cromos como o Cabral e o Maio nem sequer eram aproveitados para guardas do campo...

Anónimo disse...

Como este assunto é interessante e os comentários também, Jorge, se estás a ver isto e se o teu número não mudou atende o telefone

Anónimo disse...

Caros amigos: é claro que não adianta chamar à razão quem já a perdeu de todo. A mim causa-me espanto que existam pessoas que ainda dão cobertura ao Sr. Adolfo. Não adianta vir a este espaço falar do trabalho quando ele é bom e bem feito, apesar das dificuldades do país, que são dificuldades estruturais e muitas vezes insolúveis. Quanto à formação da FPT, acho que é inegável o bom trabalho que tem sido feito e que está à vista de todos. Obviamente que esse trabalho é apenas uma pequena parcela de tudo o que tem de ser melhorado. Mas lá por causa disso não deve ser menosprezado. A nossa cultura leva-nos sempre a desacreditar quem trabalha e tem resultados, e ninguém melhor do que o autor deste blog para isso. É o personagem mais negativo do ténis português, sempre a dizer mal de tudo e todos. As unicas provas dadas que tem são na sua capacidade de destruir tudo o que toca. Aí o sr. Adolfo é de facto o melhor.

Anónimo disse...

Ó Calheiros, não estiveste numa reciclagem recentemente? Conta lá como foi a prestação do chefe da formação. Ou tens que alinhar sempre com o Adolfo? Sê imparcial, se conseguires

Anónimo disse...

Vitor Cabral e João Maio cotados em alta em comments aqui produzidos. Grandes valores do ténis português? Como a memória das pessoas é curta! Basta perguntarem a três jogadores aquilo que se passou quando estiveram nas mãos desses "grandes formadores". Os jogadores são: Leonardo Tavares, Diogo Rocha e José Pedro Silva.

Anónimo disse...

Por acaso é uma grande ideia que façam essas perguntas; se calhar não ias era gostar da resposta...pelo menos em relação ao Vítor Cabral. Se há gente que tem boa opinião dele são os jogadores com quem trabalhou. Já o João Maio é outro arroz...
Agora bonito bonito era perguntares sobre o Adolfo, desafio-te a encontrares algum jogador que diga bem dele. Isso é que era comico.

Anónimo disse...

Jogadores com quem o Cabral trabalhou! Que tipo de jogadores? Os do ISMAI? Os da Escola de Ténis da Maia? Ou alguns fantasmas que sempre se podem inventar, como aconteceu com a Federação quando não conseguiu encontrar as equivalências necessárias para permitir ao Maio exercer a actividade em Portugal depois de o ter feito na Alemanha e chegou a capitão da Taça Davis. Ele há coisas que só acontecem neste país. E essas é que são cómicas!

Anónimo disse...

O desconhecimento é fodido. Jogadores como o Nuno Marques, a Joana Pedroso, o Vasco Gonçalves, o Ricardo Cayolla, são alguns dos jogadores com quem trabalhou antes de entrar no centro de treino como preparador físico.Voces falam sem saber, pá.

Anónimo disse...

Agora apetece desatar a rir com esta espectacvular informação relativa ao passado do Cabral. Ele há coisas que se dizem ou escrevem que realmente metem dó!

Anónimo disse...

A verdade é que metam toda a formação no c......pois enquanto os tecn,prof,e outros que mais,chegarem ao campo,e avaliarem as crianças pelo olhometro, não elaborerem planos de aula,e respetivos objectivos,para cada um dos seus 8 alunos,porque agora é raro terem mais q esse nºpor aula,o tenis não vai a lado nehum,e os que o fazem, se não forem apoiados,rapidamente deixam-no de o fazer, Dr.Vitor q conheço desde chavalito,parabens pelo seu secesso,pelo q deu e dará ao ténis ,mas disponibilize do deu tempo 1 hora por trimeste, para ir ver o que se faz nos clubes da sua região,e de uma ajuda na pratica a quem precisa,e deixe lá os aparatos para os Lisboetas,e não quero te ouvir dizer é q eles são espertos, porque são a merda q o tenis portugues é ,os laranjas os monos que vivem a custa de Federação, Adolfo se é para vestires de Laranja, para presidente Adolfo ´´só se for para o clube dos tenistas mortos.

Anónimo disse...

Grande vítor cabral: se leres tudo isto retém apenas as mensagens daqueles que sabme tudo o que tens feito e continuas a fazer pelo ténis português. Tens o respeito e admiração da maioria dos técnicos nacionais. quem não respeita o teu trabalho ou não o conhece ou então é movido por outros interesses. Parabéns e continua.

Anónimo disse...

Não é por esquecimento que todas essas pessoas que o Adolfo refere não são convidadas. Algumas não o são pelo simples facto de não ser possível incluir toda a gente numa equipa de trabalho. Mas muitos dos outros (Adolfo incluído) não são convidados para não estragarem todo o processo pois são pessoas altamente negativas que só pensam na sua projecção pessoal e que ainda por cima já tiveram a sua oportunidade e borraram tudo. Ainda por cima alguns revelaram ser profundamente incompetentes Laranjinha por exemplo). O Víctor Cabral tem sido inteligente na forma como tem navegado este barco e já conseguiu ir mais longe do qualquer um dos seus antecessores. Mas não sei se conseguirá por ordem nisto pois este é um país de invejosos e qulaquer pessoa que faça algo é de imediato alvo de inveja organizada como é exemplo este blog. Cedo ou tarde, vai-se fartar de aturar isto e quem perde somos todos nós. Pensem nisto todos os que dão apoio ao Adolfo na sua loucura.

 
Web Analytics