quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Apenas 3 minutos...

...é o tempo que gastará a ler...muitos menos que os 30 anos que levo a aprender
.

Preferia não ter de falar nas "coisas" nem dizer que «quando alguém elogia tanto é para desconfiar», ou que já nada me surpreende com o que vejo ou sabendo do que se passa nos campos deste país à beira dum ataque de nervos
.
Mas quando um pai, não sei o nome credo ou cor política, uma semana depois do PNDT andar no Monte da Aventino, pergunta:
.
Você é que é o tal do blog portugalténis?
.
E de seguida o amigo com quem estivera a jogar faz-me esta pergunta com ar incrédulo:
.
«Como é que se detectam talentos com 3 direitas 3 esquerdas, 3 voleis para cada lado, 3 smash 3 serviços em 3 minutos com 30 crianças num campo?
.
Não respondi nem faço a mínima ideia!
.
Mas faço um esforço para perceber o que ia na cabeça de uma mãe sobre aquilo tudo quando deixou escapar o desabafo: Isto não é nada…
O pior, e sem que os treinadores destas crianças tenham culpa, a senhora até tem razão, a razão que lhe assiste como mãe, que gasta 3 horas do seu sábado, pensando que o filho…
.
1…talvez fosse metido numa máquina especial daquelas que tiram TAC
2…faria uma série de testes, passando pelo Compromisso de Bruce
3…seria observado por adultos de bata branca e estetoscópio
4…que o seu menino, cheio de fios/tubos tremendo como varas verdes, iria ao tapete rolante medir a sua capacidade funcional
5…a seguir subiria até ao especialista em biomecânica para calcular o ângulo de alcance máximo de um tiro para a mesma carga explosiva (já agora são 45º, estuda-se em balística) numa modalidade que face a tanta ciência que é apregoada por aí, vai ser jogada "talvez" sem ressalto, sem bola e sem jeito.
6…por fim deitar-se-ia na marquesa aguardando o doutor em psicologia que lhe faria uma série interminável de perguntas incompreensíveis para a criança
.
Aquele menino que só pretende jogar ténis se possível bem…depois de todo o esforço análises e testes, todos os iluminados terem chegado à conclusão que o "baby aos 8 anos" já demonstrara que atacava melhor a rede que Gerulaitis, batia direita/esquerda a duas mãos de meter inveja ao Gene Mayer, forçado ao revés cortado supera Rosewall, e por muito que treinasse nunca Stan Smith "jamais" faria um smash de revés com salto melhor que o «Tuguinha talentoso» …era o protótipo sucessor de…
.
Infelizmente o ténis não é gratuito, e perguntei:
Acaso tem dinheiro para investir na carreira do filhote?; se tem compre-lhe um "GRIP"… pois o que tem na raquete está gasto.
.
Há muito que equacionei «forma séria e legal» de promover o apoio aos verdadeiros talentos declarados; vou a substituir o PNDT (Plano Nacional de Detecção de Talentos) pelo (PRAC) Programa Real de Apoio à Competição, na via do profissionalismo…porque sou dos que conhece o sabor amargo das lágrimas derramadas perante a injustiça, e dos que sabem distinguir pela memória os talentos perdidos no Portugal dos pequeninos.
.
.
Terça-feira : Aquém das expectativas

8 comentários:

Anónimo disse...

Agora é o PRAC! Não será antes o TRAC? Está louco de todo...olha lá assume que a tua votação de merda te correu mal e demite-te.

Anónimo disse...

Adolfo, estes querem denegrir a tua imagem. Não te deixes ficar. Conta de uma vez por todas o que se passou lá para os lados de Amarante. A tua postura de Homem sério, honesto, incapaz de prejudicar terceiros, nada interceiro, Homem de uma cara só, sem rabos de palha, sem telhados de vidro, admirado por todo o mundo do ténis, conta tudo, tudo, tudo o que se passou, para que não hajam mais dúvidas e calúnias sobre Ti.

Anónimo disse...

O que é trágico é que um pai te vá perguntar alguma coisa sobre Ténis: é de imediato informado que o Ténis é o maior lodaçal de trampa, que os treinadores são uma merda, que a FPT é uma merda ainda maior e que o único que vê a verdade é o proprio Adolfo e por isso devia ser o chefe disto tudo. Adolfo com a idade que tens devias preocupar-te em escolher o lar de 3ª idade onde vais terminar os teus dias, claro sempre a rabujar que toda a gente é uma merda e que tu és um incompreendido.

Anónimo disse...

Multipliquem isso por 30 anos de experiência e imaginem quantas pessoas se perderam para o ténis depois de falarem com o Adolfo. Quantos projectos foram ao ar por sua causa, quantas reuniões foram perdidas quantas posições extremadas. Estamos perante o maior cancro do ténis nacional. Uma coisa é certa: depois do que o Adolfo escreveu sobre os seus empregadores na Associação de Ténis do Porto, que o mantiveram durante tantos anos por caridade (em especial o seu presidente) a receber um salário apesar de denegrir a imagem da ATPorto e do Norte em geral, nunca mais ninguém o há-de empregar.
Este anormal do Adolfo não descansou enquanto não fodeu toda a sua vida pessoal e profissional e agora anda a ver se leva alguém com ele. Não percebo como os irmãos Perez lhe dão cobertura...

Anónimo disse...

Adolfo, estes querem denegrir a tua imagem. Não te deixes ficar. Conta de uma vez por todas o que se passou lá para os lados de Amarante. A tua postura de Homem sério, honesto, incapaz de prejudicar terceiros, nada interceiro, Homem de uma cara só, sem rabos de palha, sem telhados de vidro, admirado por todo o mundo do ténis, conta tudo, tudo, tudo o que se passou, para que não hajam mais dúvidas e calúnias sobre Ti.

Anónimo disse...

A Ideia de um programa desse género é boa, isso tem de se por em prática. quanto à detecção de talentos, é de uma arrogância atroz pensar que a federação e só ela é que vai detectar o que quer que seja. Mais valia, fazer como no Voleibol há alguns anos atrás, quando estabeleceu um padrão de jogador ideal e colocou nos ginásios escolas clubes,Posteres a convidar os jovens que se achassem dentro desses parâmetros para uma sessão de sensibilização, penso que seria mais fácil, oferecer umas raquetas nos bairros sociais, onde existe muita genica desperdiçada e detectar para lá uns talentos, seria interessante dar um mês de aulas grátis, em processo rotativo, a cada uma das escolas das cidades portuguesas, coordenando essa acção, com o voluntariado de alguns professores "reformados", seria talvez melhor levar as redes do Play and Stay para o meio da cidade ao fim de semana e oferecer bolas e raquetas aos pequenos jogadores, fazer umas brincadeiras em circuito, dar-lhes um lanche e um refrigerante. Acordem, não é nos clubes nem nas vossas casas que se vão detectar talentos, os talentos, andam muitas vezes, com fome, com as calças rotas o nariz cheio de ranho e nunca vão ter dinheiro para alugar um campo para jogar, quanto mais para comprar uma raqueta ou ter aulas com um professor. Arranjem um local de acesso livre para jogar Ténis, professores devidamente preparados e vão ver como aparecem os talentos.

Este artigo é dedicado ao melhor jogador de ténis que detectei na vida, um rapazinho de 7 anos, que jogou uma vez ténis na vida no dia da árvore de uma escola em S. Félix da Marinha, numa altura em que não havia desporto nas escolas primárias (isto passou-se à 14 anos atrás) e eu andava a desenvolver um trabalho nesse meio. Colocadas as redes no pátio da escola primária, distribuídas as raquetas e bolas de esponja( Ooops isto cheira a Play and Stay 10 anos antes), pelos quarenta alunos presentes, houve logo um que começou a executar na perfeição serviços voleis, direitas esquerdas, tudo. Perguntei à professora, quem era o rapaz, pois gostaria de falar com o pai. Diz-me logo ela,:
- " Nem vale a pena, o pai é bêbado o miúdo anda sempre na rua, não vale a pena".
Pensei sempre em voltar mais tarde, os anos foram passando...
Este texto é também um pedido de desculpas a esses pequenos jogadores, e a tantos outros que me passaram por perto, e que eu por falta de meios ou de engenho, não soube ou não pude encaminhar.
Deixem-se por isso de tanta treta e vejam se não estão é a perder oportunidades ou a tirá-las a alguém.

Anónimo disse...

Tuto isto é muito lindo. Mas o que é que se passou em Amarante? Como é candidato a Presidente da Federação, eu gostava que contasse o que se passou. Coisas claras é que o ténis precisa. Assim lhe faço o pedido, esclareça tudo para que em consciência as entidades possam votar em si.

Anónimo disse...

Pensem nos jovens e não percam mais tempo com o sexo dos anjos...

 
Web Analytics