segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Tratamento de choque


Quando a Itália perdeu contra a Suécia em Baadstad, na Copa Davis, não houve outro remédio que concluir que não se tratara apenas de uma derrota; Era chegada a hora de registar a definitiva queda do ténis Italiano. Somente ao restar na ribalta Pietrangeli, pode-se concluir que nos 12 anos de apogeu do ténis Italiano, os dirigentes não se preocuparam em aproveitar os resultados para formar os campeões do futuro e que haviam de substituir, (Gianni Cucelli, Rolando e Marcelo De Bello vencedores da Copa Davis, zona europeia em 1952 1955 e 1961) …e o ténis transalpino afundava-se precisamente quando atingia o seu esplendor…naquele momento em que Gardini venceu Schmidt a vitória sabia ao amargo da derrota da equipa; naquele instante Fausto teve a visão clara que se iniciava em Baadstad a Quaresma do ténis Italiano, que apesar de todo o esforço dos jogadores dura até hoje (1980)
Parece que os italianos estão bem melhor que nós, porque eles ainda estarão na Quaresma; por cá já se vai preparando a cova ao defunto

.
Ao ler atentamente a entrevista do seleccionador Pedro Cordeiro no Jornal do Ténis de 15/Fevereiro não podia deixar de me lembrar do lamento deste grande jogador, Fausto Gardini; numa leitura superficial, fica-se com a sensação que haverá tratamento de choque
Só que "Choque" é coisa que não acredito que aconteça já…
.
Preocupante o que se entrelinha, muito mais quando Frederica Piedade deixa cair a cortina do segredo e dá a entender (que há quem se cale consentindo), e as selecções femininas eram uma espécie de viagens a SPA’s no Pacífico.
É necessário limpeza, devendo em primeira instância ocorrer no terreno e ninguém dirá que "conta com a Michelle" sem sequer ter falado com a jogadora; O "clima actual" deve mudar, não se aceitará situações semelhantes às que aconteceram um pouco por todo o lado e ao longo dos anos; «Mudança» será palavra na ordem do dia, custe uma ou duas temporadas de tratamento
.
Uma atleta chegar já tocada é justificação que não se pode aceitar; inadmissível continuar a saga das Selecções mediocrizadas que têm custado milhões ao País, sem resultados dignos de relevo nos últimos anos onde seleccionadores e capitães de equipas…

.
- Intimidavam atletas para excluírem uns e "levarem" quem interessava que integrasse certos centros
-Desconvocavam "convocados" para que os/as queridos pudessem ser beneficiados
- "Promoviam transferências" dos atletas dos outros
- Não se davam ao trabalho de assistir a encontros em Europeus
- Desmaiavam no calor da luta
-Denegriam atletas em plena representação nacional
- Governassem a vidinha deixando o País à beira da liga dos últimos
- "Levassem" 4 quando só eram precisos 3
-Vexassem o País com uma derrota por falta de comparência
-Convocavam "amigos lesionados" para que pudessem «receber o prémio de seguro por acidente ao serviço da pátria»
.
Quem não está a 100% fica em casa
A tratar-se
Mais importante é…a saúde
.
Pretendo (como todos) selecções coesas, não aceitando que certo tipo de atitude esconda "comportamentos desviantes" percebidos nas entrelinhas da entrevista sejam o perfil dos/das futuros atletas que"eventualmente sejam candidatos" a representar o país.
Nas selecções ninguém tem lugar cativo, porque

1) Ninguém é mais importante que Portugal
2) Ninguém manda o País às urtigas e a seguir vai gozar os sóis do Algarve
3) Não cumpre, não recebe; "no play no money"
.
O ténis conta com Pedro Cordeiro a quem pede temporariamente algum risco nas funções que desempenha, mesmo sabendo das pressões a que está sujeito, na intransigência e competência que profissionalmente lhe é exigida, nem que constitua selecções com alunas Universitárias, a tirarem Mestrado/doutoramento, jogadoras de futebol, veteranas ou treinadoras em Vila Real.
.
E nem pensar em "black mail"; podemos não ter resultados imediatos, mas essa falta corrige-se com trabalho e com os talentos que irão surgir ou com os talentos do passado
Temos que renovar mentalidades, e apostar convictamente que é possível colocar a fasquia no rank 32 ATP/WTA, para podermos garantir sucessos na Fed, Davis Cup, Olimpíadas e Europeus Juvenis.

.
Teremos 1 ciclo Olímpico no «DAY AFTER»
Devíamos ter começado «YESTERDAY»

.A 2009 os seleccionadores tudo farão para apresentar os seus relatórios "minuciosamente precisos" ...e ..."tecnicamente imaculados" e cada selecção será montra para a dignidade dos jogadores, mudando-se rosto e gosto da federação
. .
Não se tocará a Marcha Fúnebre fora da Quaresma
.
Não se comprará "SALDO" a preço de "ALTA-COSTURA".

8 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Adolfo. Óptimo artigo em coloca o dedo na ferida. Gostei particularmente daquela referência à convocatória de amigos lesionados só para garantirem um seguro que lhes permitisse uma intervenção cirúrgica. Penso que tal tem a ver com a Taça Davis no tempo do José Vilela.
Força Adolfo! Continue assim e assistirá de poltrona a muita gente a engolir sapos, baratas e outros bichos replentes que tanto de mal têm feito ao ténis luso.

Anónimo disse...

Isso era uma referência à "Cout'ada" do Vilela, não?

Anónimo disse...

Ora aqui está (acima) alguém inteligente e conhecedor daquilo que se passa ou passou...

Anónimo disse...

Alguém inteligente por aqui???? Não me façam rir, e falem com conhecimento de causa, seus palermas.

Anónimo disse...

Mas alguém acha, seu parval´~oes de anónimos (excluindo o último) que o Vilela, melhor seleccionador, fazia isso????? Enxerguem-se! Um desses anónimos deve ser o MP, um frustado, q descarrega as frustações aqui e no jornal! Pobre coitado.
Outro o próprio do Adolfo que nunca foi ninguém no ténis, embora quisesse.
E por fim o louco do Calheiros Lobo que nem sei quem é, graças a Deus.
Se vocês fossem alguém... mas são mesmo NADA

Anónimo disse...

Se não sabe quem eu sou nem sabe as minhas opiniões porque é que me insulta. Para finalizar tenho uma grande admiração de longa data pelo Zé Vilela.

Anónimo disse...

Ui, ui que as virgens ofendidas colocam a cabecinha de fora. Tanta gente incomodada com um trio que não faz mal a ninguém mas que tem tido a coragem de deitar cá para fora a verdade. E essa dói seus queridos palermas.

Anónimo disse...

Chamaste-me de puta várias vezes,mas agora tens que me chamar Dra.e não é de tritenis,o q eu te aturei,meu cabrão de merda,era uma adolescente parva,mas agora sou uma mulher, anda ca tentar me violar que te arrebento os cornos e depois trato-te com estriquinina no hospital Magalhães Lemos. Nen sabes como já me arrependi , e pedi desculpas á minha mãe , ao meu pai e ao Paulo Silva, portanto morre cão de merda.

 
Web Analytics