sábado, fevereiro 24, 2007

PIADAS!…NÂO

Valerá a pena reflectir e pensar de forma a inverter possíveis maus resultados. Alguns de nós, já começámos a trabalhar nesse sentido; torna-se necessário no entanto «irradiar» o que de mal se mantém no desporto, genericamente.

NADA É GRAVE, NEM DE GRANDE SIGNIFICADO, mesmo quando no rescaldo da Winter Cup 2007 podemos ler indicadores que poderão não corresponder às expectativas, ou ao APREGOADO
Em 2006 a Federação entendeu-se que os atletas M/F não tinham qualidade para ir à Winter Cup!!! ou não havia dinheiro...
(Isto não é piada); Devia ter sido pedido responsabilidades por todos os clubes/associações, treinadores pais e instituições deste país a quem teve a veleidade de diminuir o valor dos atletas e treinadores dos atletas. Parece que passado 1 ano já tiveram qualidade, fruto do trabalho do PNDT e das famosas Squads, não obstante estarem todos mais velhos!!!
Ou talvez tivesse sido porque não interessava que o ex-DTN/Mário Figueiredo aparecesse como um homem sério e credível?
Ou talvez fosse pensado com um neurónio só, (tipo exortação do special one) de forma a não se ter base de comparação com o ano anterior.
Também não é necessário…e porque se pensaram que assim podiam deitar foguetes, puro engano, sobretudo perante aqueles que ainda são do tempo que havia formação de directores técnicos nacionais e de dirigentes desportivos
Os resultados não foram nem melhor nem pior; foram simplesmente os resultados obtidos. Só que “para alguns senhores” os resultados foram o supra sumo da competição nacional.
.
Vamos por partes:
Em cada grupo de (+/-) 6/8 países por grupo, somente uma equipa portuguesa ficou no quadro dos melhores, a de Infantis Femininos contando com a preciosa ajuda da Barbara Luz (da Associação Académica de Coimbra, que não teve lugar na selecção sub 14 na Summer Cup 2006/Campeonato Europeu de Verão), e que venceu o seu encontro de singulares contra a tal “poderosa Itália”, país que alinhou com a nº 1 (que ganhou o seu jogo), nº 10 e uma terceira jogadora de menor dimensão.
Eles que alinhassem com a as armas todas, direi, mas…contenção era o que se pedia ao DTN…sobretudo porque ainda há quem saiba aceder à NET e pesquisar resultados…de 2007. Todas as restantes selecções foram disputar os 5º/6º e seguintes lugares e não nos apurámos para nenhuma fase final.
.
É importante focalizar a competição com realismo e sem enfeites. Um dos múltiplos factores que determinam a melhoria desportiva está na verdade, na análise desapaixonada e séria dos resultados, para que se possa ponderar sobre o quadro de oportunidades de cada jogador.
Não se deve escamotear a verdade nem que seja para obter mais valias financeiras, pois a qualidade degrada-se e o processo e recuperação torna-se dispendioso e por vezes insustentável.
-
Por isso não parece haver motivos para grandes euforias, salvo os resultados esperados de dois ou três atletas, porque a maioria dos jogos disputados oficialmente além fronteira não foram lá muito «dourados»
.
Quadro de participações e de encontros ganhos e perdidos da maioria dos atletas portugueses dos escalões sub 14 e sub 16, desde 01/de Janeiro de 2007 na variante Singulares em Torneios Internacionais Oficiais
.
Ganhos = 1
Perdidos=11
....................................................
..........

Grave! Porquê?…
.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não querendo tomar partido (pelo autor nem pela FPT)penso que é da mais exemplar justiça valorizar os resultados obtidos pelas nossas selecções nacionais juvenis. Quem nos dera que as selecções dos mais velhos andassem lá perto. Ou já nos esquecemos dos resultados que faziamos lá por fora à dez anos atrás, em que o objectivo era não ser esmagado!!!Não estão sequer em causa os resultados finais contra grandes potencias do ténis europeu. Uma coisa é certa, muitos dos nossos jovens batem-se hoje de igual para igual com os alguns dos melhores jogadores europeus. É certo que os resultados obtidos pelos sub 14 em 2005 são uma excepção. Mas não importa valorizar resultados como o do nosso jovem do norte Francisco Ramos que perdeu 7/5 no terceiro set contra o nº 2 espanhol (o um é o Boluda!!!)?, ou mesmo a vitória da equipa sobre a Sérvia, um país com enorme tradição na modalidade?? E a vitória da Maria João Koehler sobre a jogadora Suiça? E a vitória nos sub 16 sobre o par Croata ? Ou o facto da Patricia Martins (ainda 1º ano de sub 14) perder em 3 sets equilibrados com a Italiana e ainda dar réplica à nº um da...Russia. Pergunte à sua ex-atleta profissional quantas bicicletas levou quando, nesta idade, jogou com jogadoras deste nível. Diz-se que nenhuma equipa foi qualificada para a fase seguinte e que por isso a prestação foi um fracasso. É para rir! Sabe quantas equipas espanholas dos escalões juvenis, masculinos e femininos, passaram à fase seguinte: 1 . Sem duvida que o autor decidiu elevar demasiado a fasquia. Ou das duas uma: pretende apenas arranjar argumentos para as suas guerras pessoais ou acredita tanto no valor dos nossos jovens atletas, treinadores, seleccionadores e DTN, que para ele o que se fez é pouco.

Anónimo disse...

Ó Adolfo falas, falas mas nunca produziste um jogador que fizesse melhor do que o pior das selecções conseguiu fazer

 
Web Analytics