terça-feira, setembro 04, 2012

Errar não é só dos humanos

1


FIQUEI PARTINDO, ERRO HUMANO

I

Namoradeiro, entrando já Setembro,
noites brancas descendo rápido
por ruas e travessas, sóbrio
gravo memória de quem por mim cruza

Altaneira, talvez perdida, uma gaivota
esvoaçava em direcção a sudoeste
num bater d’ asas como se ligeiro
levemente chamasse por mim

Comboios na estação, banhados a luz
de candeeiros sem apedrejamento,
eu mastigando um rissol de leitão
entre goles dum copázio de vinho barato.

Para de escrever, leio o resultado,
desagrada-me, rasgo a folha!
- Penso, diz-se de Aristóteles, logo existo,
dizendo Séneca, “errare humanum est”

Sem rima poetando com frases
Condeno-me por tão fraca prestação.
- «Para isto, melhor fora que não arriscasse
Que sai caro o papel à natureza

Repentinamente (!) o farfalho duma saia
cigana romena, coisa sem rótulo
que entrando no bar se bamboleia
sabendo quanto duro e dura o futuro

II

(Passageira)

- Olá amigo vai nest’ ou na próxima,
apronte-se, k’ o condutor nim espera
a multidão tomou já assento
e se tarda vai de pé, ou fic’ em terra

(Eu)

- Vontade de partir certo que tenho
noutro sentido, contrária direcção,
que no caminho da tristeza mora o calvário
e meu dia a dia sem meta à vista

(Passageira)

- Quem o impede ou o impele à viagem,
e que corrente o prende se o vejo solto!

(Eu)

- Aqui me vê liberto descomprometido
dono de minha vontade e do sonho
empedernindo castelos de fumo
entre soluços de menino, enxaquecas de velho…
_ vou porque’ inda tenho onde ficar
espécie de casa rica, solar vazio,
no coração acesa uma lareira gelada
na mesa posta um prato apenas.

(Passageira)

- Que triste esse olhar, inofensivo!
- Rasgou-se-lha alma perdeu um parente?

(Eu)

- Nada perdi por nada ter de posse
nada ganhei por nada me terem pago
também nada vi e na Terra Santa
só comi o que alimentasse o corpo...
...é tarde parto mas na próxima viagem
esta vai cedo, para igual destino
e se nela for maior o padecimento
ficando, nada se mudará no universo

(Passageira e Eu)

- Boa noite amigo, parto!
- Boa noite amiga, fico!

III

Partindo ficou a olhar
eu dirigindo para outro lugar o desejo

Tu, que me leste, partiste ou ficaste?
_ se ficares parte, partindo seja em paz

Cito Loio
31/8/2012 terminado a 4/9/2012



Sem comentários:

 
Web Analytics