quarta-feira, janeiro 27, 2010

Há tertúlias melhores...

Há comentários http://portugaltenis.blogspot.com/2010/01/australian-x-tenis-lusitano.html que valem a pena ser lidos pela exposição, conteúdo e elevação do pensamento.

Evidente que a minha relação com o promotor do sitehttp://tenisemportugal.blogspot.com/ é sobejamente conhecida, mas nem por isso deixa de ser gratificante quando reconhece que nem tudo o que digo é disparate e nem tudo o que os “filhos da nação” fazem é em prol do ténis.

Na verdade hoje somos cada vez mais confrontados com pensamentos medianos em relação a muita coisa menos ao “venha a nós o vosso reino”.

Quando clamo para que a Justiça neste país actue, faço-o com conhecimento de causa, com anos de experiência, e para que não aconteçam os mesmos erros do passado; ao menos os erros “que sejam outros”.

Independente de tudo o que está exposto no comentário, outros não ousarão comentar porque terão de se identificar (antes eram anónimos, mas neste momento lamento – na minha casa não admito que me chamem ladrão), a verdade é que o Estado Português anda há anos a ser enganado pela FPT, quer nos programas que suportam o PO quer na correlação entre este e o RC e mais recentemente na vergonhosa aprovação de um Estatuto que fere a lei, e que foi aprovado pelas associações de forma a que mantivessem a hegemonia nos destinos da modalidade.

Infelizmente o IDP não tem técnicos credíveis na área do ténis que é uma modalidade específica e por isso comem toda a basura que lhe apresentam. Engolem na parte técnica, engolem na administrativa e na legal, e esta última é a que mais me espanta! ou talvez não devesse ficar admirado porque vai na linha do que se pratica no país.

Evidente que Calheiros Lobo não terá uma visão tão pessimista do ténis como eu, mas para lá caminha, bastando esperar mais 6 anos e verá que afinal o que lhe disse tantas vezes em 1988/89/90 etc é a Cedilha debaixo do (Ç) cedilhado.

Estamos mal servidos de quase tudo; temos maus formadores e consequente, maus técnicos. Maus dirigentes e maus sucessores para esses cargos e isso é problemático. É a roda da vida; o desemprego gera desemprego, incompetentes dão lugar a outros incompetentes, porque se rodeiam deles e assim a roda da vida vai girando.

Para parar este estado calamitoso em que se encontrava a modalidade em determinada altura, foi sugerido ao Secretário de Estado do Desporto, a pedido de altas pessoas da praça pública, em documento, vai para alguns anos, que suspendesse as dotações à Federação de Ténis para que se pudesse “limpar a casa”. Sei que era uma sugestão de suspensão temporária e permitiria instaurar também em simultâneo uma auditoria externa, sendo sobejamente sabido que as auditorias do IDP redundariam em nada; era o mesmo que pedir a um larápio para guardar a casa. A vergonha não permite, que nem quando os Jornais falam de auditorias o IDP, esta dê a conhecer publicamente o resultado da mesma.

A oportunidade perdeu-se; não tarda os prazos esgotam-se e os processos são arquivados por velhice. O mesmo se passa com o ténis. Os meninos vão crescendo, desaparecem, e voltam 15 anos mais tarde trazendo os filhos para a ARA em que foram sacrificados. Quis inverter o passeio dos tristes; queria oferecer a Portugal a oportunidade de contar com um grande senhor do ténis: Antonio Arans.

As associações não quiseram um presidente com 43 anos de ténis, e estavam no seu direito. Não tinham no entanto o direito de cometer ilegalidades, e algumas fizeram-no conscientemente e com interesses manifestos, razão pela qual, em vez de Impugnar Administrativamente, preferi avançar com uma Denúncia no Ministério Público.

Em tudo poderemos passar uma esponja, menos nos sonhos que são desfeitos por interesse de uns quantos que há anos que andam a governar-se à custa do ténis, (até pode ser só comida para o ego), mas não deixa de ter como lesados toda uma juventude ( e não só) que sonhou...e tem o direito de sonhar.

É nessa visão que me interrogo se vale a pena lutar por uma causa que se sabe cada vez mais perdida. Com a idade que tenho reconheço-me a competência de perceber que “n” projectos são errados e só servem para ganhar dinheiro.

Os meninos e as meninas vão continuar a desistir; vão continuar a sonhar e posteriormente a procurar outros entretimentos que lhes dêem mais prazer com menos suor e mais gemidos, de preferência de gozo.

.

Os que vendem sonhos e a luz ao fundo do túnel vão continuara a vender a banha da cobra, o fundo nunca mais se alcança, mas eles dormem descansados porque os pais continuam a ser crentes – basta vê-los embevecidos com as vitórias caseiras dos seus “pequenos génios”. Mais tarde, quando desistirem, desaparecem do ténis, “os filhos e os pais”, e a culpa morre solteira porque não estão para se chatear. Já chega o conjugue que lhes consumiu a paciência durante anos...

.

Reconheço que lutar dá canseira, é pescar inimigos, ter dissabores, por isso mais vale que o gaiato se divirta, não “snif” umas ganzas, não se perca em www.hardsexporn...qualquer coisa, ou tenha desvios de comportamento sexual.

.

Caro amigo João; continua a correr na S. Silvestre, a jogar ténis, diverte-te com o teu filho, não te chateies, deleita-te, porque a maior parte daqueles por quem esgrimi as minhas ideias, foram os primeiros a rasteirarem-me, e com declarações imbecis vertidas para a acta da vergonha.

.

Como não fui convidado para a inauguração do Complexo de Lousada – (a saber fui quem introduziu esta autarquia na ATPorto, o mesmo acontecendo com o Presidente da F. Galega, e incentivei o actual presidente da direcção do Porto a candidatar-se, possivelmente por isso eu estava a afundar a instituição) não conheci o SED

Perdi assim a oportunidade de comprar e oferecer o presente que tinha em mente para ele...

.

João, termino dizendo-te, e a quem gosta de Literatura e debates em espaços de qualidade, que sempre que puderes participa nas reuniões que se fazem no Clube Literário do Porto, (podes ver as acções no site http://www.clubeliterariodoporto.co.pt/) onde por iniciativa da http://edita-me.blogspot.com/no último sábado pude apreciar em debate alguns dos melhores escritores em Fantástico e FC.

Sem comentários:

 
Web Analytics