terça-feira, outubro 21, 2014

Se não for !!! paciência

CONVITE
Se não for !!! paciência

***

 
 
 ***
CATIVO POR ANGOLA
 
Criei sete patos, vinte coelhos
um galo três cães, dois fedelhos
a quem dei tudo o que era meu
muito mais o que Deus me deu
seguindo cada um sua rota
pois não há fé que não devota;
_ eu, mais só q’ vela de cemitério
evitei tomar outro ministério
e beliscado pelo virar da fama
vi-me deitado noutra cama.
.
- Frente ‘mercantes omnipotentes
dei esmola ‘mendigos carentes,
fizeram-me (tão igual) pedinte
e sem nunca ser o seguinte
remocei, descendo escadarias
ao tempo dos jogos e judiarias,
amores perdidos quase perfeitos
abolindo do sexo preconceitos
prezando nu em bancos d’areia
fêmea sedenta a mais bela sereia
com gemidos, sem preservativos
alertas diversificando avisos.
. 
Casei-me, dei-me outra ‘chance’,
de meu pai «que vá que avance»
escutei surdo, conselhos sábios
mordendo por rendido os lábios
não doesse mais pura verdade
a mentiras visto delas ‘maldade.
- Avancei pegando o desconforto
divorciado de novo já no Porto,
e gatinhando c’ meninas de saias
tentei-me a decifrar os Maias
impedido de ler Os Miseráveis
por ladrões d’actos inconfessáveis
desperdiçando vinte e um anos
num país, vivendo de enganos
e sem ama que me cuidasse
escapou-se-me um novo enlace
por ser pobreza impedimento
a tomar conjugue por juramento.
.
Génio, entendi sufragar a dor
mandar às malvas pacto d’Alvor
pintar planícies com encanto
poemas sem mácula ou pranto
a Moçâmedes, Lobito, Benguela
Malange, Dondo, Camabatela
Ambriz, Quibaxe, Porto Amboim
Huambo, Huíla, terras sem fim.
 
Hoje, mais perto do precipício
vejo-me de fraldas no princípio,
correndo pelo meu quintal
eterno cativo de nha terra natal.

 
Cito Loio

Sem comentários:

 
Web Analytics