quinta-feira, julho 31, 2008

O suave milagre

por Eça de Queirós
Conto publicado em
Contos

http://pt.wikisource.org/wiki/O_suave_milagre

Nesse tempo Jesus ainda se não afastara da Galileia e das doces, luminosas margens do Lago de Tiberíades: - mas a nova dos seus milagres …….(-)
A criança, com duas longas lágrimas na face magrinha, murmurou:
— Oh mãe! Jesus ama todos os pequeninos. E eu ainda tão pequeno, e com um mal tão pesado, e que tanto queria sarar!
E a mãe, em soluços:
— Oh meu filho, como te posso deixar? Longas são as estradas da Galileia, e curta a piedade dos homens. Tão rota, tão trôpega, tão triste, até os cães me ladrariam da porta dos casais. Ninguém atenderia o meu recado, e me apontaria a morada do doce Rabi. Oh filho! talvez Jesus morresse... Nem mesmo os ricos e os fortes o encontram. O Céu o trouxe, o Céu o levou. E com ele para sempre morreu a esperança dos tristes.
De entre os negros trapos, erguendo as suas pobres mãozinhas que tremiam, a criança murmurou:
— Mãe, eu queria ver Jesus...
E logo, abrindo devagar a porta e sorrindo, Jesus disse à criança:
— Aqui estou.
Eça de Queirós escreveu um dos mais belos contos que a humanidade alguma vez leu; o “Suave Milagre” que saiu pela primeira vez na “Revista Moderna”, em 1898.


110 anos depois (1 século) surge de novo um Milagre, desta vez envolvendo suaves rios
A ATPorto, transforma o Rio Ave numa “sucursal” do Douro! Organiza, pasme-se, os Campeonatos do Douro (!) com 3 provas de escalões diferentes

1 Prova de Cadetes que se realizará do Monte Aventino/Porto, para dar WC à Taça Diogo Nápoles (internacional Júnior) que se disputa na Foz ???; não se percebe porque esta prova não se realiza no “local” onde se vai disputar o torneio internacional

1 Prova de Juniores que se realizará em Vila do Conde tb e tal como a 1ª para dar WC desta vez para o Internacional Juniores de Vila do Conde, ficando por perceber porque é que a 1ª é de Cadetes e a 2ª é de Juniores?

1 Prova de Seniores também em Vila do Conde, que não se sabe para que serve, neste contexto!!!

Sendo estas últimas 2 realizadas precisamente na Cidade do Ave…POPE, porque não santifica o milagreiro que teve a peregrina ideia de nos oferecer o “seu” Milagre dos Rios?

* Entre os 2 milagres, aconselho vivamente ...
Leiam na íntegra o conto de Eça de Queirós

Sem comentários:

 
Web Analytics