quinta-feira, março 17, 2016

Homem por antecipação.


Um dia em Angola tornei-me Homem por antecipação.

De armas empunhadas fiz-me à maioridade sem idade para ser reconhecido adulto mas com anos suficientes para morrer de balas trespassado.

Antes, em loucuras sobre um palco dançara (child in time) guerra entre o bem e o mal onde me equivoquei ao coreografar a vitória do Bem, desconhecendo que o Mal (afinal não morreria) e seria pela vida fora o maior inimigo do homem. Um dia porém, sem penas, gritei meu destino pode ser igual ao de meu avô Adolfo, mas será o meu e dele só eu terei cuidados!

Mais tarde, sem Fé vi-me sem Lar, sem Família sem Amigos, perdido numa terra cheia de gente tão ingénua como eu, que acreditou que a Liberdade é poder dizer o que vai na cabeça chocando essa liberdade com a dos outros - estágio a que denominaram de Democracia.

À minha terra de nascimento, 41 anos depois de me ter iniciado na arte de carregar caixotes na Ponte Aérea que embelezou a Descolonização, sem temor digo que voltaria a carregar o mesmo fardo.
.


Aos meus irmãos e irmãs de peito ofereço...



SEM ZAGAIAS C’ SETAS

.
Atravessei a infância em sapatos de couro
às vezes correndo descalço pela praia,
brancas sapatilhas em jogos de bola ao luar
feitos os teams sem catalogar ‘cor da pele.
.
Crescendo, chamaram-me «índio, mouro,
filho de puta vai com gajos da tua laia
cão rafeiro», sem que me ouvissem ladrar,
sustendo ‘ódio que a um homem impele.
.
E foram inúmeras ‘vezes, até na novilhada,
me observaram titã, e de olhos irrequietos
ganhar coragem para dizer u’ dia «pai basta…

…não me sento à mesa c’ gente deformada
que preparam guerras sem zagaias com setas
para aniquilar os da minha própria casta!>

(- Memórias que não ouso querer omissão,
nem pedirei do passado sequer remição)


Cito Loio

(Inácio)


Sem comentários:

 
Web Analytics