segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Para os senhores do PAN

Defender os animais antes de mais é sentir o seu pulsar, compreender o significado de cada latido, ganir com eles quando têm dores ou sentir medo pela impotência de os não podermos salvar. Sou antes de qualquer "pan" um amante da natureza, seja ela de que espécie for, tenha pelos escamas penas ou a pele tão lisa como a das lagartixas que me defendiam dos mosquitos na África dos meus pecados ao ponto de escrever para eles frases que não têm preço


UM VIRA-LATAS SEM PREÇO


Traquina, tocav'às campaínhas das portas
e beliscando os mamilos das sopeiras
tinha de fugir seguido pelo meu vira-latas
para, língua de fora, mijarmos nos postes
acenando às ruivas morenas, até a russas 
- Éramos o que afinal a natureza quisera!

Pelas avenidas pisávamos folhas mortas
esquecidos de certas e boas maneiras,
ladrando, eu apalpando bundas de mulatas
sacudido por tabefes - Não t'encostes 
sai daqui candengue ou levas nas fuças!
- E seguimos como 'natureza nos fizera!

Acabámos por crescer juntos e unidos
fazendo-me homem com H de verdade,
ele assumindo íntegro papel de cão,
ambos perseguindo deleitosas ofertas 
ultrapassando as barreiras do tempo.
- Podermos voltar atrás ó quem dera!

E veio a altura d'esquecer gemidos
porém a de fazer continência à maldade
rebolar fardado pelo poeirento chão,
aceitar deliberações a horas incertas
evitando gritar, basta já não aguento.
- Ao lado soava-m'um ladrar de fera!

Virado o ano c'outra farda novamente 
e escasseando a oportunidade prá folia
fazia 'fiel amigo por mim jus à tradição
enquanto rolava na pista do aeroporto
e cobria cadelas de qualquer quintal...
- Ser vadiola, pensava, quem me dera.

Por cumprido dever fiz-m'inconveniente
trabalhando de noite rompia o dia.
- Servir o mundo era nha vocação,
e por ajudar a endireitar o q'estava torto
vi-me expulso da única terra natal.
- Quanto anos seguiria o cão à espera?

(Fastigado pelo tempo perdido 'paradeiro
sei, assseguro, já ter morrido 'meu rafeiro,
e q'um dia também como ele irei inteiro)


Cito Loio
(Carta do Inácio em formato de poema)

Terminado no dia 20/02/2017

Sem comentários:

 
Web Analytics