domingo, fevereiro 05, 2017

Acidentes Mortais por Má Governação


Um acidente na VCI, este sábado à noite, envolvendo três viaturas, junto à saída de Francos, no sentido Arrábida/Freixo, no Porto, provocou um morto e vários feridos.

O acidente que, obrigou ao corte de parte da via, criou um autêntico caos no trânsito, com os carros a passarem lentamente apenas pela berma.

Segundo o que o JN conseguiu apurar, a vítima mortal é Maria da Conceição Pina, de 72 anos, residente em S. Mamede Infesta, Matosinhos, que seguia à frente, no lugar do passageiro, de um Volkswagen Polo. 

Já a condutora, filha da vítima mortal, sofreu ferimentos graves. No carro seguiam ainda outras três pessoas, no banco de trás, que também sofreram ferimentos.


...fiquei elucidado sobre a idade da morta mas não a da condutora e, claro que esta noticia leva'me a pensar sobre a historia verídica, de, a partir dos 65 anos (considerados idosos...mas não para a reforma) os condutores tenham de fazer formação.

E questiono-me...

Se pela idade surge de imediato a seguinte questão: Será que os inspectores, examinadores instrutores quando chegam aos 65 anos também vão fazer formação ou será que ficam automaticamente dispensados.

Ou ainda outra questão e que se prende com o facto de, se um individuo tirar a carta com 64 anos terá de fazer formação aos 65 ?

Quanto ao factor saúde que sugerem, cabe aos médicos a decisão de saber se um individuo tem condições de conduzir e se está mentalmente apto para reagir a estímulos externos, ou se entrou numa fase de demência que leva a conduzir em contra-mão. Claro que aos 30 anos e agarrado ao um BMW a deslizar a 200 Km não conta para estatísticas 



Era mais honesto dizer, que como o índice de natalidade diminuiu nas ultimas décadas, haver menos pessoas a tirar carta e dai a necessidade de encontrar uma forma de financiar o sistema.  Para tal bastava dizer aos condutores, "amigos" todos os anos vão pagar X euros para manter estes postos de trabalho.



Serão os Políticos obrigados a fazerem formação a partir dos 65 para conduzirem o pais...
... é  que tem havido muito mais acidentes mortais por motivo de má  governação que por acidentes rodoviários com Velhos de 65 anos


Sem comentários:

 
Web Analytics