sexta-feira, abril 08, 2016

Com todo o respeito, senhor Alegre



Numa curta declaração à TSF Manuel Alegre diz que tem "pena" que João Soares deixe de ser ministro da Cultura "pelo seu peso político e pela sua exponencia no trabalho que já tinha feito na Câmara de Lisboa" e pelo que "já estava a fazer" no Governo.

***
Com todo o respeito, senhor Manuel Alegre, fiquei surpreso quando em entrevista a uma TV vV.Eª disse, referindo-se ao governo de P.P. Coelho, que até na Ditadura quando havia manifestações o governo recuava!!!
Fiquei com a sensação, caso o anterior governo fizesse mais um mandato, o senhor acabaria por elogiar Salazar e apelidá-lo de democrata. Será que gritaria, Viva o Estado Novo!
Claro que entre nós existem diferenças, mas não querendo que fiquem pontas soltas ofereço-lhe este poema, já que, mais do que eu, o senhor é poeta...esperando todavia que goste




QUANDO JÁ ME SINTO A MORRER


Sem resistência, atroadas balas de canhão
foi parada imatura contra-revolução…
- Subida a foice e o martelo por uma grua
coloriram com sangue a minha lua
arrastando por praças e avenidas a voz
cantava povo sem remorsos contra nós
vendo mortos quem dera cama mesa e pão
e combatia detractores d’ancestral nação.

Mas não me perguntem haver remédio
para causas quem já nem provocam tédio
passada que foi minha luta por versejar
poemas com perfil e relatos doutro navegar
que por gigantescas ondas na rebentação
desafiei ‘capitães de Abril c’ determinação
mergulhando em desejos de liberdade
erguida a pena escrevendo com serenidade.

Crescendo vi Manifes, silêncios agoniantes
contra vis impostores, patriotas farsantes,
a imprensa calar mortes pré anunciadas
por políticos com chorudos ordenados;
_ e vi-me envolto por irreflectidas canções
que obrigaram a calar sentidas emoções
guardadas do tempo q’ainda revolucionário
na mira duma G3 chamaram colono ordinário

Crescendo, fui c’ o Sol crescendo até crescer
sentindo que já morrendo acabarei por morrer.



Cito Loio
(Poema sem data nem valor)



Homenageando Pedro Barroso


Sem comentários:

 
Web Analytics