quarta-feira, novembro 19, 2008

Está escrito…


Dei uma vista de olhos pelo site da FPT para saber da história dos seleccionadores mas …deparei-me com os “ricos critérios” que há no PNDT; e depois não quem que os pais andem com o estômago às voltas?


Critérios de Selecção

A Selecção de atletas para provas de representação nacional será feita tendo em conta um conjunto de elementos que, analisados na sua globalidade, permitirão efectuar uma escolha correcta e justa dos atletas a nomear pela Direcção da FPT.

O elemento subjectivo, presente em qualquer escolha, será subordinado a estes critérios, de forma a justificar a selecção dos atletas que reúnam as melhores condições para disputar as provas para as quais sejam nomeados.

  • Classificações Internacionais.
  • Classificações Nacionais.
  • Resultados em Provas Internacionais
  • Resultados em Provas Nacionais (Campeonatos Nacionais e Torneios de nível A)
  • Cumprimento dos Programas das Selecções, nomeadamente o calendário de competições aconselhado pelo Seleccionador responsável.
  • Características técnicas, tácticas e psicológicas, em função das necessidades do Capitão e da Selecção.
  • Capacidade de adaptação às condições específicas da prova ou provas em questão, nomeadamente piso, altitude, e outras condicionantes de desempenho.

Rejuvenescimento e continuidade da equipa em que o atleta se integra.

.

?

Mas que critérios são estes num plano de detecção de Talentos

Representação do País faz-se dentro do universo do PNDT, considerando ainda “subjectividade” os resultados em provas internacionais, nacionais, classificações Internacionais, campeonatos nacionais com crianças até aos 10 anos
Colocaram estes critérios por engano ou será que se enganaram na profissão


IN & OUT

Voltemos aos seleccionadores e ao caso da saída de uns e entrada de outros, dito desta forma por não querer dizer que foram “substituídos”; a verdade é que os antigos saem sem se que se saibam motivos, e os novos entram sem que se questionem os critérios

Evidente que não pretendo algo semelhante ao Futebol com explicações do Presidente (na TV e tudo o que é Imprensa escrita e falada), pois bastava no site uma pequena amostra sobre as razões das alterações; será que podemos pensar que os anteriores seleccionadores andaram a brincar com os nossos filhos ou conseguiram dar o salto para outras coisas mais interessantes do ponto de vista financeiro?

Mas de entre aqueles que saíram o que me faz mais confusão é Mr. Gonçalo Portas, que parece que tinha todo o apoio do Presidente da Direcção e agora Out?

Visto de certo prisma parece que o actual Presidente, depois de condecorar o secretário-geral com a ordem de Comandante, deixou a FPT a ser governada por um Vice que ninguém elegeu para mandar fosse no que fosse

Quanto a outras saídas, muitos dos que agora se revoltam com muita coisa, diriam há uns anitos atrás que ainda iria correr muita água debaixo da Ponte Salazar; agora talvez digam que «o edifício federativo está entregue à bicharada»

De uma forma ou outra as associações há muito que deveriam exigir da FPT justificações plausíveis/credíveis e globalmente sustentadas para “câmbio” de seleccionadores

São os "nossos" filhos que andam a ser acompanhados pelos senhores(as) "seleccionadores"

Sem comentários:

 
Web Analytics