terça-feira, maio 26, 2015

Por opção de pai

 
PO





POR OPÇÃO DE PAI

.
Não partilhei tecto c’ madrasta séria ou puta
que me pai deu douto cumprimento
ao que um dia jurou em altar de casamento,
mas cresci endiabrado a gestos de batuta
ouvindo concertos de música latina
e escravos ao som duma velha concertina.

Decifrei no colo das criadas a honestidade,
feri-me c’ beliscões e pontapés nas canelas
e entre beijos roubados sob a luz das janelas,
indo de xerife a índio por solidariedade
capitaneei exércitos de bravos catraios
em guerras contra filhos de sabidos lacaios.

Crescido foi-se a juventude e com ironia
vivi de tenra idade gravosa desilusão
ameaças de quem venerava a ambição,
e ao quebrar amarras que só eu via
calcei botas, camuflado e negra boina
esquecendo anedotas e a voda de estroina.

Atraiçoado por uma revolta a termo
vesti descrente uma outra farda
percebendo-lhe igual tonalidade parda,
e antes de baleado por um estafermo
devolvi ‘c’ dignidade ao depósito d’armamento
ferramentas do meu descontentamento.

Para descanso reservara nova vestimenta,
e ao rolar caixotes na placa dum aeroporto
etiquetei outros que não chegariam a bom porto
e seus donos por lá não marcariam presença
que a tempestade já anunciava a hora
do destino mortal a quem não fosse embora.

De labuta sem marcar ponto, dias a fio,
observava a cama mantida desfeita,
e no olhar de mãe reprovação de quem suspeita
haver altura que claudicando, num arrepio,
concluiria ser a partida aventura certa
e a vida, numa jovem guerra, coisa incerta.

Finda uma noite que se fazia noutro dia
passaporte na mão 2 contos de sobrevivência
apenas conhecendo lugar de procedência
fiz-me ao destino, que desta me despedia
pisando no chão projectada luz
sombras, deixando antever a cor da cruz.

Ganhava novo estatuto – finalmente órfão de avó!
- Para trás ficavam duas campas de mãe
pagando de bolso mais tarde a de pai também
mantido segredo dum’outra que me deixara só,
e versejando, dotado dum sorriso franco,
embelezei estas rimas c’ letras do meu pranto.


Cito Loio

28/4 a 24/5 de 2015

Sem comentários:

 
Web Analytics