quarta-feira, março 30, 2011

Esta minh'alma...!


Última partilha antes de Domingo, reiterando os meus agradecimentos a todos os sócios da CLA, e amigos pessoais, que se desloquem ao Clube Literário do Porto para conversas com os autores Tânia Jorge e com o Adolfo

Se não for meu amigo venha também...quem lá vai estar para falar por mim é Cito Loio.

ESTA MINH’ALMA

Cale-se de vez o que a mus’antiga canta
Perante este novo valor que se levanta
Que ser poeta, é ser tudo que será dito
É ser de tudo um pouco...ser como Cito!

Cito Loio , 30/03/2011

terça-feira, março 29, 2011

Encontro com escritores 3 de Abril pelas 16 h

Clube Literário do Porto

Rua Nova da Alfândega, 22 | 4050-430 PORTO Telefone 222 089 228

(Intemporal) O poema que Cito escondeu.

A força guardada no doloroso esquecimento de uma revolta abafada.

Porque nunca se confessou, nem comungou!

Porque se ajoelhou com olhos postados no tempo perdido!

Porque não precisa de silêncio!

Porque a sua alma viveu eternamente surda...



PORQUE ME FIZ ATEU

Porque me matou o sonho em menino
O de afagar a tua cabeleira farta
Brincar com escovas, um põe-te fino
Risos – vão para o raio que vos parta

E ver-me desafiando o meu Pitadas
Ele ladrando...eu quase rosnando
Escapulindo aos açoites das criadas
Acenos, um ‘tchau mãe vou andando’

Na rua gingão, calcinha da Mutamba
Mil tropelias ao vira latas – és rafeiro
Subir ao alto do Morro da Samba
Saltos de guarda-sol, Che guerrilheiro

À noite sujo, jantar um raspanete
Depois banho, escova pêlo de arame
Choramingando, bolas pró sabonete
Adormecer feliz – Ela que me chame!

segunda-feira, março 28, 2011

Não pode ser verdade...!


Digam que e mentira, que li mal, que o senhor Cavaco Silva disse querer que se audite as contas do Estado!

Digam-me que confundo tudo, não aderi ao acordo ortográfico, sou escritor, poeta e... às vezes senil!

Digam por favor a verdade, e não permitam que esta angústia perdure – sou simples mortal com necessidade de saber se Roubaram ou Venderam a Pátria de Camões ao desbarato, por Puro Dever Patriótico!

DIGAM-ME QUE ESTOU NOUTRO PLANETA.

sexta-feira, março 25, 2011

Se tinha dúvidas...!

Se tinha dúvidas sobre as afirmações do Dr. António Barreto sobre a...

Juventude Irresponsável

dos

1º Ministros

de

Portugal


enfim...


ACABARAM-SE

quinta-feira, março 24, 2011

Condução do País...!

Desde ontem que venho escutando disparates referentes ao chumbo do PEC. Depois, por mero acaso, escutei o António Barrete a chamar ‘fedelho’ aos senhores José Sócrates e Pedro Passos Coelho, e fiquei extasiado porque em tempos, no Blog ou na FB ou num comentário qualquer, questionei a idade para se poder ser 1º Ministro

Só tiramos a carta de condução ao 18 anos...!

Porque razão não se baliza a idade mínima para Tirar a Carta de Condução do País?

Possivelmente 55 seria aconselhável para ser 1º ministro e assim o Dr. António não teria como eu de enfiar barretes, para além de não ter agora motivos para chamar garoto ao PM...



quarta-feira, março 23, 2011

CLA...A.g

até
SÁBADO

se não for antes


terça-feira, março 22, 2011

Declaro...!

Unilateralmente...!

Por ser dia da água, o melhor para comemorar também o dia da Outra, das que são votadas à total falta de consideração, mesmo sendo quem ao longo da história são verdadeiro ssuportes de homens que a história quis marcar como líderes e outras coisas mais ou menos sérias.

Quer queiram quer não, declaro unilateralmente, o dia 22 de Março como o...

DIA MUNDIAL DA AMANTE



ÚLTIMO BAILE COMO AMANTE

Colar barato de diamantes
Pedras quase preciosas
Que são sonhos de amantes
Mulheres fúteis ansiosas
De olhar perdido aprisionado

Penteada, num vestido cintado
Festa, com valsa dançante
Taça de cristal um beija-mão
Sorriso estudado, confiante
Sem nunca dizer que não

Altiva, um andar de passarela
Gingar numa pose estudada
Brush em tom de canela
Esconde expressão amargurada
Doutro baile que a marcaria

Em casa nua sem quinquilharia
Brincos chineses seda impura
Uma ruga vincada e risonha
Anunciando-lhe ser já altura
De pensar no bico da cegonha

Cito Loio

segunda-feira, março 21, 2011

No Boavista há 25 anos...

ITF Sénior Tour,

Medis Copa Ibérica

Este fim-de-semana acompanhei as provas deste circuito de veteranos, disputada nas instalações do CIF, em que me foi dada a oportunidade e o grato prazer de rever amigos.

Foram bastantes os que lá se encontravam mas particularmente destaco um, por ter trabalhado comigo no Boavista há 25 anos.

Ricardo Vieira: foi um enorme prazer rever e ver-te jogar.

.

quarta-feira, março 16, 2011

A ver vamos...!

E agora...

O senhor Sócrates não percebeu algo importante na política (ou na vida quotidiana) e que é fácil de explicar: governar não é vender toda a vida; 1º vendemos uma imagem e ele fê-lo bem; depois temos de apresentar o produto que queremos vender e aí a porca começa a torcer o rabo – vender não é o mesmo que impingir!

Por exemplo, um escritor ao criar uma personagem tem o cuidado de percepcionar, o seu tempo de duração e quantas vezes a utiliza sob pena de saturar e perder o interesse. A história mostra-nos como personagem como Superman, Batman Robin Wood, Tio Patinhas, até o Costa do Castelo se extinguiram, uns por cansaço dos leitores a quem a evolução veio a oferecer novos interesses, outros por decisão dos narradores. Ora acontece que o senhor PR não percebeu que a personagem que criou estava no fim, porque já poucos estão interessados em comprar o seu produto. Claro que teria sempre a hipóteses de recriar outra, com nova roupagem, um discurso mais acutilante, e que desse novos motivos de interesse

Na verdade, o discurso do PM começou a parecer uma espécie de banha da cobra que estica e não dobra – corda que esticou para baixo ‘tanto tanto’ que agora não se acredita que consiga retorcer a ponta e esticá-la para cima. Se até agora o discurso que nos oferecia poderia merecer alguma credibilidade, ao afirmar (estou de acordo neste ponto) que não se deve ter um discurso derrotista mas dar confiança ao povo e aos investidores, a sua última intervenção pareceu-me patética, quando fala quase num tom melodramático que se ele não governar vamos ficar sem o 13º mês.

Ora isto é contrário ao que sempre afirmou, levando as pessoas a olharem com indiferença para o que já apregoa...- uma manifestação espontânea de 300 mil pessoas nas ruas (que representa quase 1 milhão de pessoas que estão solidárias com a geração à rasca mas que por razões diversas não saíram para a rua até porque ela foi promovida via FB e os comentadores C. Social não foram em certos casos muito simpáticos) antecedida de uma moção de censura mesmo que se considere absurda, uma sacanagem ao PR depois dele ter dito que basta de sacrificar o pobre (não morro de amores por este presidente, mas é o que é, e merece no mínimo respeito institucional) com sucessivas ameaças do CDS e PCP fundamentadas, a inadmissibilidade de certas medidas que estavam a esganar o povo mais desprotegido (este termo é forte mas serve para que reflicta que por vezes tenho a sensação que olham para o povo como se este fosse uma alcateia de perritos) uma greve anunciada de camionistas, cortes nos vencimentos da F. Pública, congelamento de carreiras, somado aos escândalos que nunca são Julgados até ao fim, milhares de famílias abaixo do limiar da pobreza seria mais que motivo para colocar o lugar à disposição.

Depois de o fazer, vestir nova roupagem e tentar de novo levar avante as suas convicções de Self Save Man, um outro personagem. Só que quando um anjo cai ('A queda de um anjo' devia recordar-se disto) cai de muito alto e o tombo é destruidor.

O senhor Sócrates não deu ouvidos aos rumores; agora o povo não lhe admite que venha com chantagens do 13º 14º quando há por aí quem ande a enriquecer à custa da pobreza do alheio.

Quando afirmou (ainda hoje de manhã 16/3 - escutei na TV) que se houver eleições se recandidata deu mais uma facada no seu fígado – porque cheira a ameaça e a bílis...

Francamente esperava mais – confesso que houve alturas que até acreditei que estava de boa-fé mas hoje começa a instalar-se em mim a dúvida. Como diz o PPC acabou a encenação, mas espero que acabe para os dois porque dizer o roto ao nu porque não te veste tu, é fado fadado e ditado do tempo do Salazar, e muito menos afirmá-lo numa sala cheia de gente responsável pela crise e pela desgraça a que o 'mudo' chegou.

Regimes, pós II GM, assentes em partidos começam a dar sinais de rotura, de incapacidade de sobrevivência e levaram ao extremar de um capitalismo desumano que até os grandes magnatas começam a estar em desacordo.

O homem é um animal de hábitos, e a solidariedade e compaixão faz parte da sua natureza e este holocausto climatérico do Japão veio colocar isso em relevo por um lado e alertar para o colapso do neo-liberalismo ou quaisquer corrente capitalistas quer de esquerda quer de direita

O artigo seguinte faz-nos pensar: O economista Paul Krugman, em sua coluna no New York Times, já especula se a reconstrução japonesa poderá significar para a crise atual do capitalismo, guardadas as proporções, o mesmo que a 2º Guerra mundial representou para o colapso dos anos 30.

A reconstrução de uma sociedade rica, varrida, sucessivamente, por um dos maiores terremotos da história, seguido de um tsunami e agora às voltas com o risco de um armagedon nuclear, avulta como um enorme desafio de mobilização de recursos. Recursos ociosos não faltam na convalescença do colapso neoliberal. A crise de 2007 e 2008 abalou os mercados financeiros, mas a engrenagem da riqueza fictícia foi preservada por medidas anti-cíclicas amigáveis.

Hoje, ela se materializa em surtos desenfreados de especulação e fome urbi et orbi.

Falta a esse dinheiro errático uma rota de longo curso num mundo prostrado pela anemia norte-americana e européia que a China sozinha não consegue compensar. A tragédia japonesa pode significar para esses capitais a alavanca de 'destruição criativa' que esmigalha vidas e patrimônios, dissemina dor e fúria, mas reordena a reprodução desarticulada pelo excesso anterior?

Resta saber se o passo seguinte da tragédia inconclusa seguirá essa dinâmica reiterativa, ou se a memória viva de 2007/2008, catalizada pela dor descomunal do povo japonês abrirá espaço político para o surgimento de um novo Estado do Bem-Estar social na agenda do século XXI

A ver vamos mas...

Portugal não pode continuar a ser dado ao desbarato, hipotecado o futuro até dos que ainda não nasceram para que uma família de políticos e seus ‘amice’ sem se compreender o que os leva a praticar certo tipo de política de escravatura conduz, a não ser pelo maior defeito do homem: o 7º mandamento viva com garantias e num luxo palaciano.

Não acredito nem quero que a Europa e Portugal em particular retome os processos da Revolução Francesa, não me apetece ver a Via dos Enforcados na Avenida da Liberdade ou na Praça dos Aliados.

Não me apetece ter de explicar novamente a um sujeito mal encarado porque razão não obedeci ao que entendo ser uma lei que viola os meus direitos humanos – o uso da inteligência.

Não vejo que se faça a Islândia em Portugal, mas até que ponto não é chegada a hora e a oportunidade soberana de virar esta página de democracia completamente conspurcada de ‘ditadores de meia tigela’ e criar-se um regime com base em PERSONALIDADES e não em personagens.

Não sugiro a mudança de regime, ou talvez o esteja a fazer porque este já deu provas de incapacidade não fazendo esquecer os negros anos do Marcelismo.

Ao senhor Sócrates fazia-lhe bem ter relido e revisto os seus próprios discursos e os dos seus ministros para perceber que de facto já dentro do Governo existia desconexão, não augurando nada de bom – já entrara num reinado sem rei, sem destino e sem bom porto à vista...

segunda-feira, março 14, 2011

Dúvida Pública...

Há demasiada gente à Rasca neste país senhor PM e não pense que se manifestam contra o seu Governo por não gostarem de si porque isso já nem sequer se coloca, e a culpa é sua.

Estamos mesmo à rasca, uso com ‘eles entalados’ porque o seu Governo e os que o antecederam foram descuidados, para não ferir susceptibilidades utilizando termos mais agressivos, e permitiram que Portugal se endividasse ao ponto em que se está – não sendo a DÍVIDA pública com que os Portugueses devem estar preocupados, porque essa é fácil de debelar, basta passar para a posse do estado o que foi construído com o dinheiro dos contribuintes fora o resto que para aqui não é chamado

O que preocupa é a DÚVIDA que nos assalta em saber se temos ou não Políticos capazes para estar à frente dos destinos da NAÇÃO

Não queira saber a minha opinião...!

Camionistas em Greve.
Desconheço as razões mas é motivo para partilhar um dos filmes mais emblemáticos da era pós Abrilada...

domingo, março 13, 2011

Se o teu sorriso...



SE O TEU SORRISO

Se o teu sorriso, ai...matasse
Eu passava a alegre defunto
E se de prata se mostrasse
Voava por ti ao fim do mundo
Mas se fosse de oiro maciço
Arriscava-me parecer salteador
Apontando não ser só por isso
A razão deste devotado amor

Que seja pelo riso que ostenta
Ou a pintura alva que me tenta
Sem reparo, repúdio, acusação
Não esperes, toma a decisão!

Porque se o teu olhar falasse
Eu seria como um gramofone,
Espalhando por quem escutasse
Palavras doces pra saciar fome
Um escondido desejo selvagem
Palmas alimentando meu ego
Fazendo de mim a personagem
Deste canto a que me entrego

E com esta quadra, eloquente
Mostro o que minha alma sente
Jurando que não será por acaso
Se te disser sim – contigo caso

....
Povo à Rasca
(Ao dizer estou contigo neste caso)

Cito Loio
12/3/2011


sexta-feira, março 11, 2011

3 Pecados Capitais...!

O Discurso do Rei ganhou o Óscar do Melhor Filme
O do Presidente da República o Rótulo de O Tolinho
O PM a Manif de gente que sofre de angústia futurista

Vuela alto, que não podemos ser gaivotas em terra que esta gente atira a matar. Aproveitem o vento que sopra a favor para fazer deste País um exemplo para a humanidade.

Somos um povo de excelência, não podemos continuar a ser governados por excrementos intelectuais que vendem o país por um par de meias solas e que conseguiram fazer imperar os três os Pecados Capitais deste Portugal que conseguiu destruir os pilares bases da sustentabilidade do seu povo, preferindo oferecer-lhes TalkShows, Pescas nos Healthclubs, Salada de pêlos sexuais...de meninos da Casapianos, e mordomias pagas com dinheiros da Falência de certos Bancos guardados em cofres Sucateiros.


quarta-feira, março 09, 2011

Não ouvi o discurso...!

Não ouvi o discurso do presidente Cavaco Silva.
Ainda bem, e quem de direito que se manifeste, porque dia 12 de Março serei solidário com a Geração à Raca por causa de Políticos Rascas
Porque irei? Porque tenho 1 filho de 30 anos que já é pai e sacaram-lhe 30% no ordenado, e outro de 22 anos que me disse nesta última 2ª feira, pai o mais certo é ter de de ir para um país qualquer depois de terminar o curso.
Como a especialidade no curso que escolheu é Inteligência Artificial, respondi-lhe: Então não vás porque aqui em Portugal não faltam Cérebros para arranjares...

MALA DE EMIGRANTE

Empurrava uma mala bicolor
Passagem só de ida
Que à volta esperava-a a dor
Uma esperança perdida
Que a fizera emigrante
Peregrina em trilho errante

Partiu sozinha e à conquista
Da fortuna, enganada
Em terras onde seria bem vista
Trabalho como empregada
Dum chulo, patrão
Ou suja, esfregando chão


Trinta anos de amargura
Meia reforma, um pé-de-meia
Uma vida de clausura
Malga de sopa meia cheia
Vestido feito por medida
Uma miúda lágrima distraída


Regressava com ar senhorial
Sorrisos na bagagem,
Para as vizinhas de quintal!
Frascos cheios d’aragem
Libertando total felicidade
Por poder matar a saudade

Cito, (Intemporal)

terça-feira, março 08, 2011

Se não quiser não leia...!

Durante muitos anos em que andei no ténis (cá pelas bandas de um Norte que empobrece) fui vilmente colocado em causa face até a questões que se prendiam com sentimentos relativo à Mulher!

PARA TI QUE NÃO ME LÊS

(Cito Loio)

Nunca te pude ver mãe, nem mulher
Olhei-te de fora, ou abracei sequer
Da placenta conservo-me molhado
Do nome faço versos para o meu fado

Cada um fez os comentários que quis, e já neste espaço fui ordinariamente insultado nessa matéria. Tenho para minha defesa e honra que, quando confrontado com uma falta reconhecê-la o que seria bom que o fizessem em relação a mim – mas se o não fizerem também não vem daí mal ao mundo. Curiosamente o meu 1º Romance é um elogio à mulher, e hoje, dia 8 de Março, Dia Mundial da Mulher, torno a fazê-lo através de um poema de Cito Loio

Porque hoje é o teu dia...!

A inteligência não é directamente nem inversamente proporcional ao poder ou à fortuna acumulada idiologias políticas, religiosidade ou SEXO.

É condição intrínseca do ser humano, e partindo desta premissa, as mulheres estão na linha da frente para mostrar aos governantes deste Portugal o quanto incomodadas estão com o seu futuro e o dos seus filhos.

Como povo católico, procurei um simbolismo que justificasse a descrença que se apoderou hoje dos portugueses, por isso...


Procurei no sótão da memória algo que justificasse cabalmente a Manifestação do dia 12 e...encontrei na voz de Víctor Jara, esta relíquia - “canción de Atahualpa Yupanqui” poeta popular Argentino - países que depois de bater no fundo encontrou o caminho para o sucesso.

E porque hoje é o dia da MULHER

A Cristina Fernández uno aplauso señora pelo que esta haciendo por su pueblo

http://en.wikipedia.org/wiki/Cristina_Fern%C3%A1ndez_de_Kirchner

Na maior...bom Carnaval

12 de MARÇO

Geração à Rasca deu lugar a um Povo à Rasca por causa de Governantes Rascas


segunda-feira, março 07, 2011

Recados de Cito

O RECADO

Mando este recado para Lisboa
Enviado desta parte do Norte
Dizendo que já cheira à morte
O que não augura coisa boa


Cá cima o povo sente agonia
Impostos, é tanta roubalheira
Indo completo para a algibeira
De quem o gasta, noite e dia


Que deste Porto, pouco seguro
Levantam-se gritos em surdina
Contra quem não nos estima
Oferecendo velhice sem futuro!

O teu rio no meu rio desagua
Respiramos a mesma atmosfera
Convivemos com a mesma fera
Mas a minha ferida não é a tua


Deste recado rezará a história
Longas estradas, altas as serras
Regadas que foram estas terras
Com sangue amargo da vitória


sábado, março 05, 2011

Quem pode pode, ou a estranha maneira de pronunciar o F

Não faço comentários, mas...analisem estes preços com os que se praticam na esmagadora maioria dos países da Europa – depois andam a meter-nos no rabo a história dos “Mercados”.

Le prix des carburants sur la planète ...
On nous prend pour des idiots !

Belgique diesel EUR 1.222 !!!
France diesel EUR 1.294 !!!
(e Portugal...!!!!)

Azerbaïdjan Diesel EUR 0,31

Egypte Diesel EUR 0,14

Ethiopie Super EUR 0,24
Bahamas Diesel EUR 0,25
Bolivie Super EUR 0,25
Brésil Diesel EUR 0,54
Chine Normal EUR 0,45
Equateur Normal EUR 0,24
Ghana Normal EUR 0,09 !!!!!!!
Groenland Super EUR 0,50
Guyane Normal EUR 0,67
Hong Kong Diesel EUR 0,84
Inde Diesel EUR 0,62
Indonésie Diesel EUR 0,32
Irak Super EUR 0,60
Kazakhstan Diesel EUR 0,44
Qatar Super EUR 0,15
Kuweit Super EUR 0,18
Cuba Normal EUR 0,62
Libye Diesel EUR 0,08 !!!!!!!

Malaisie Super EUR 0,55 Mexique Diesel EUR 0,41
Moldavie Normal EUR 0,25
Oman Super plus EUR 0,20
Pérou Diesel EUR 0,22
Philippines Diesel EUR 0,69
Russie Super EUR 0,64
Arabie Saoudite Diesel EUR 0,07 !!!!!!
Afrique du Sud Diesel EUR 0,66
Swaziland Super EUR 0,10 !!!!!!
Syrie Diesel EUR 0,10 !!!!!
Trinidad Super EUR 0,33
Thaïlande Super EUR 0,65
Tunisie Diesel EUR 0,49
USA Diesel EUR 0,61
Venezuela Diesel EUR 0,07 !!!!!
Emirats Arabes Unis Diesel EUR 0,18
Vietnam Diesel EUR 0,55
Ukraine Diesel EUR 0,51

C'est incroyable, non ????

sexta-feira, março 04, 2011

Dá pelo menos para rir...!


MENINO SÓCRATES

MENINO SÓCRATES

Quando escutei a ultima intervenção do PM – dseslocação à Alemanha, verificando que falou aos portugueses quase triunfalmente oferecendo-lhos como sobremesa mais sacrifícios para satisfazer a ira que começa a atacar os desgraçadinhos dos germânicos que andam a pagar a preguiça dos povos da Europa Periférica, e a férrea a vontade de baixar o deficit para os 4,6 (salvo erro) – surgiram-me as seguintes questões:

- Quem deixou levar o país a deficit em % inaceitáveis

- Promoveu degradação atirando com + 11% de pessoas para o desemprego

- Desperdiçou oportunidades oferecidas para governar sem sobressaltos

- Permitiu que a produção nos bens essenciais fosse destruída

- Demonstrou insensibilidade governativa

- Controlou a Justiça impedindo-a de julgar criminosos

- Vendeu a alma ao diabo!

São apenas algumas respostas que o PM devia colocar a si mesmo – e não dar uma de Ditador quase deixando subentender que solta as polícias privadas para cima de quem não (talvez nem possa) cumprir

Permitam entao que diga algo ao ainda primeiro ministro: Depois das borradas que foram feitas desde 74, o caríssimo teve tudo para ser um PM Vitalício, – acrescido ao facto que não tinha uma figura na oposição que fosse alternativa ao olhos do povo. Quer se queira ou não, tem a enorme capacidade de contrapor às acusações, pois, à excepção de Paulo Portas que o supera nesse atributo, todos os outros líderes da Oposição são, em matéria de representação cénica, umas nulidades.

Só que o jovem não tem formação que baste para o desempenho do cargo que ocupa, e demonstrou-o ao deixar Portugal chegar ao patamar da quase mendicidade nacional – os anos de experiência governativa, ao invés de o ajudarem, criaram um sentido de Sumo Pontífice, que podia muito bem desfazer, se bem que entendo ser tarde aos olhos dos portugueses.

O sentido de estado que vem alardeaando só convence quem o segue e espera obter dividendos; sentido de Estado têm os portugueses que se disponibilizam cada ano a pagar impostos para que ainda se possa considerar Portugal um país Soberano. Hoje coloco-lhe uma interrogação não carenciada de resposta...porque esta, já os portugueses deram ao longo da sua própria história:

-Será que ainda reside alguma Soberania nesta Nação

quinta-feira, março 03, 2011

E por cá...!

UNO DE LOS MEJORES ANALISIS QUE ENCONTRE SOBRE EL PERFIL DE NETOR KIRCHNER

KIRCHNER, LA PASION POLITICA
Por CARLOS OMINAMI*

Tuve el honor de conocerlo bien y puedo decir que era de los pocos dirigentes capaces de sorprender por su coraje y la fuerza de sus convicciones.
LA SORPRESIVA muerte del ex Presidente Néstor Kirchner deja un tremendo vacío en Argentina y en América Latina.

Lo que caracterizó la acción política del ex mandatario fue el desafió permanente al principal peligro que enfrenta la actividad política: la irrelevancia. Era un hombre de poder. Pero lo quería para ponerlo al servicio de sus causas. Todos los que lo conocimos supimos que eso era lo único que lo motivaba.

No fue él un político que se acomodara a las inercias, sino que más bien demostró en múltiples ocasiones su capacidad para enfrentar las circunstancias, incluso las muy adversas, poniendo por delante sus convicciones respecto del futuro de la nación argentina y de América Latina. Pocos son los personajes que han demostrado una pasión política como la que él tuvo. Su norte era la transformación y no simplemente la administración.

Ni siquiera sus principales detractores pueden negarle a Kirchner el tremendo aporte a la reconstrucción reciente de la Argentina. Asumió el gobierno cuando muchos no se atrevían a hacerlo y fue claramente el arquitecto de la recuperación económica que ha vivido su país en los últimos años. Cuando Argentina prácticamente se caía a pedazos, a principios de los años 2000, Kirchner fue capaz de impulsar una política que le permitió recuperar la capacidad de crecer, de crear empleos y de reducir drásticamente la pobreza.

Su disposición al cambio lo llevó a tomar, en muchas ocasiones, decisiones difíciles, aplicadas a veces con rudeza. Así lo hizo en el tratamiento de la deuda externa, privilegiando la reactivación de la economía doméstica por sobre los intereses de la comunidad financiera internacional. Esta fue una decisión ampliamente controvertida por el establishment, pero posteriormente los hechos le darían toda la razón a Kirchner.

Resulta impresionante revisar la violenta ofensiva que debió enfrentar -por parte de la prensa nacional e internacional- frente a las medidas adoptadas para reactivar la economía argentina. La confrontación de Argentina con el Fondo Monetario Internacional sin duda hará historia, pues nadie se había atrevido antes a enfrentarse a esa institución en la forma en que él lo hizo. Así también lo hizo con las leyes de impunidad para los violadores de derechos humanos, a los cuales se encargó de demostrarles el desprecio que sus actuaciones le merecían.

Muchos han querido ver en Néstor Kirchner a un dirigente que buscaba la confrontación como método de acción política. Creo que es una lectura superficial. Más que combatir personas, él combatía actitudes. En eso, hacía gala de lo que algunos interpretaban como intransigencia. Pero ¿cómo no ser intransigente frente a poderes que buscaban dirigir la nación sin someterse al veredicto de las urnas? ¿Por qué doblegarse frente a intereses que querían mantener los privilegios de siempre? ¿Por qué gobernar siempre apegado al resultado de encuestas, que como él decía a menudo, ni siquiera reflejaban el sentir popular?

Tuve el honor y privilegio de conocer a Kirchner de cerca y puedo decir, con total tranquilidad de espíritu, que era de los pocos dirigentes con capacidad de sorprender por su coraje y la fuerza de sus convicciones.

*Carlos Octavio Ominami Pascual, es un economista y político chileno, ex parlamentario y ex ministro de Estado del presidente Patricio Aylwin.


 
Web Analytics