domingo, novembro 26, 2006

FLORITRAMPA

No seguimento do artigo anterior e sobre o teor do “tal” e-mail escrito pelo douto presidente nortenho, que se presume???!!!, em pleno gozo de todas as suas faculdades, que dirigindo-se a Coimbra???!!!
Cita-se:
o Adolfo não tem a noção de montar um torneio a sério…
Gostava de saber qual o papel do Manuel Perez……
Podes perguntar o que se passa ao Cabrita…...
Não há dúvida que o ano 2007 vai ser um ano de surpresas.
Et voilá...
1- Não ter a “noção” !!! com a idade já não se tem só a noção; começa-se a ter certezas, sobretudo sobre certas pessoas e quanto a não saber organizar um Torneio a sério… claro que Adolfo só sabe organizar torneios de Gladiadores de Aduelas de Barril, Corridas de Carrinhos de Rolamentos, Corrida de Sacos de Carvão, e outros jogos hilariantes...
2- Quanto ao papel do Manuel Perez, …para já tudo indica que é o de um grande jornalista
3- Perguntar o que se passa ao Cabrita? Porque não se fazer homem e lho perguntar directamente? Podia ir ao clube sem se preocupar com os cães ….só mordem, quando desconfiam que lhes querem tirar a comida.
4- 2007, vir a ser um ano de surpresas, nós preocupamo-nos para já com 2006, pois o ano ainda não acabou, e surpresa das surpresas pode ser que venha a haver muitas, mas verdadeiramente a que muitos desejam seria a demissão do incomparável presidente da AR do Porto, pois assim “liberava” o ténis de uma pessoa que é “bom de mais para o país que temos”

Não sei com com que cara este
presidente “vai continuar a andar por aí” … ou vai fazer como a avestruz…
agora.
Rodapata:
Já agora um obrigado pelo elogio relacionado com a elaboração do regulamento de provas que o presidente da associaçõ de árbitros teceu ao Adolfo quando do curso/reciclagem (?) de árbitros no porto há cerca de 2/3 semanas.

sexta-feira, novembro 24, 2006

FLORIFEIA


Tivemos conhecimento de um e-mail de 9 do corrente, onde entre outras afirmações constam as desagradáveis frases de um presidente associativo nortenho, que a dado passo, escrevia ao seu colega «mondeganho»:

Soube hoje que o Adolfo anda muito contente. ……
Estamos fritos, nunca mais vamos fazer o Porto Open ou (vamos???) fazê-lo em clima de guerrilha.
Eu preciso de saber mais coisas para antecipar os ataques próximos o Adolfo»

Chegámos a pensar que se estava perante uma missiva do presidente de uma associação de estudantes do 1º ciclo do ensino básico do colégio onde decorre a acção da telenovela Florifeia. Mas não, e sendo sem dúvida despropositadas afirmações, servem para confirmar que afinal “nós” temos razão no julgamento que fazemos da pessoa que as produziu.
Por isso e por considerar-se sério de mais para que um qualquer brinque com a dignidade dos outros comecemos por aqui e por agora:
Quanto a andar contente, qualquer “homo sapiens” deve saber que a felicidade aumenta a esperança de vida, mesmo vivendo em climas bélicos, por isso alertamos para o que pensámos que foi sugerido nas frases:
1- Em ambiente de guerrilha vivem os guerrilheiros; e quem assim se expressa deve saber em que ambiente se desenrola a acção.
2- Quanto a antecipar ataques, o que terá andado a fazer e a dizer , ao ponto de recear “ataques próximos” e remata ainda com um… querer que lhe contem mais coisas…esta é que não estávamos à espera!
Pela parte que “nos toca” preferimos Mozart, por isso deixamos estas interrogações?
Será este tipo de pessoa digno de ocupar cargos de direcção?
Ousou acaso o presidente da Associação de Ténis do Porto a chamar Guerrilheiro a alguém?
...

segunda-feira, novembro 20, 2006

Trilhos Futuristas

Ena! “Record” anuncia com uma (1) página! o Simpósio Nacional Ténis
Salta logo à vista que estamos perante uma AUTO PROMOÇÃO do aparelho, e se a notícia foi paga deve ter custado para aí uns bons 1000 euros! Penso eu…
Custa no entanto a engolir, ver a federação transformar um simpósio num negócio, onde a moeda de troca são os créditos; mas o que mais nos impressiona é o título genérico, denominado Caminhos Futuros, que até não estaria mal se ao menos o povinho conhecesse as estradas da modalidade, e não as “irregularidades” do piso federativo
Impõe-se a pergunta quando é que os técnicos do aparelho, constroem um PNFJQ (Programa Nacional para Formação de Jogadores de Qualidade), já que os poucos que por cá vão havendo se deve ao esforço individual de pais clubes e treinadores.
Perante mais uma grande obra deste elenco técnico/federativo, ficamos a ter para além de entre outras “cousas” os Programas Nacionais de Detecção de Talentos, Selecções, Ténis de Rua, Ténis Escolar, Formação de Técnicos, Alta Competição e outras Allienisses, a que somaram mais uma ao ténis de LAZER onde pouco se alcança e muito se alardeia
.
Seguindo o exemplo dos “C ' MON” que no nosso país (há pouco tempo) apresentaram ao vivo e from the original, o «CardioTenniiiis», divertimento glamouroso para ladies and gentlemen que querem excitar/exercitar o esqueleto e queimar um pouco do que está a mais, eis que surpreendentemente a federação decide enfiar mais uma dose de palomitas, peitaditas, gritinhos e bejocas, transformando o que é simplesmente uma programa de cardio actividade com umas raquetadas à mistura, num programa nacional… e "vira" definitivamente o Jogo do Ténis num verdadeiro CARDIO/ARRAIAL.

.



quinta-feira, novembro 16, 2006

Na porta 29…

Seguindo as pisadas da Federação em relação a homenagens, vai a Associação de Ténis do Porto fazer o mesmo em relação ao presidente da Câmara da Maia, (no Estádio do Dragão!!! no dia 17), certamente pelos serviços prestados à Federação, já que a Davis Cup, o Centro Nacional de Treino e o Maia Jovem invocadas para o reconhecimento em A.Geral da ATPorto, “coisas” da égide federativa.
Claro que o presidente da Maia merece, disso não se tem dúvidas; mas quanto a ser a associação a prestar homenagem invocando o centro nacional de treino por exemplo, já é hilariante, ou não fosse até só pelo seu silêncio, uma das associações responsáveis sua pela extinção.
Lamenta-se no entanto que a associação não tenha pensado em homenagear “alguém” da Câmara do Porto, que durante 15 anos andou a apoiar a associação, gastando milhares de euros no Porto Open, Centro de Treino, e cedência de campos para Regionais…
Será que estamos perante uma manobra de charme, para o Porto Open virar Maia Ladies Open !
Ou a associação virou Associação de Municípios!!!
Preocupante (por várias razões), é o facto do actual presidente da associação depois de escrever o que escreveu do presidente do Futebol Clube do Porto, senhor Pinto da Costa, ir imaculadamente “penetrar” nos domínios do Dragão!
Será que o senhor Presidente da Câmara da Maia sabe/leu o que se escreveu do presidente do clube que o vai receber, e achará o autarca, que o senhor Pinto da Costa tem um discurso trauliteiro?
Será que o e-mail de 25 de Agosto de 2006 não chegou ao conhecimento dos Dragões? Pois é, o jantar é na sala VIP; pena não ser na porta 29…

terça-feira, novembro 14, 2006

DTN..eu?

Senhor comentador, acha mesmo que Adolfo se está a fazer ao piso! Ou deu uma de "vamos lá atear o fogo" a ver se lenha arde...
Então pensa que ele não sabe que neste país só a um "Punhado de Homens" passaria pela cabeça querê-lo à frente dos destinos técnicos do país tenisssssstico....

Sabe, ele tem um defeito horrível, e que a maior parte das pessoas que «andam por aí» no ténissss detestam....(é inconvenientemente honesto)


.

domingo, novembro 12, 2006

Cruzadas...sem armaduras

Estava a repassar em memória a baía de Santa Maria de Leuca, Otranto sul de Itália, donde partiram os Cruzados…na tentativa absurda de reconverterem os infiéis.
E foi durante essa virtual viagem que me lembrei mais uma vez da Cruzada Europeia no Feminino, e em que não foi desta que o DTN/Seleccionador “Rebentou de Inchaço” não obstante os petardos lançados antes da final.
Claro que temos pena do resultado final, pois a vitória justificaria em parte os “melhores euros” dispendidos na delegação com vista aos combates em terras da antiga Checoslováquia, e compensaria o esforço generoso das atletas e em que o “Record”, avançou com Ana Nogueira a continuar a representar a selecção, mas não teve a ideia do seu nome para seleccionadora nacional feminina, o que até seria lógico…e bem visto, depois das declarações infelizes do Seleccionador/DTN, sobre a opção do par para a final, (jornal a Bola de 13/11 em que afirma que alinhou com a Piedade/Neuza porque o par Neuza/Nogueira tinha perdido com as polacas na Fed Cup)!!!???
Sem se perceber porque justifica a sua opção, ficámos convencidos que para este “técnico” ser capitão é andar às apalpadelas, e ainda lhe restar tempo para passar um atestado de “desconfiança” a uma das mais experientes jogadoras portuguesas, Ana Nogueira, porque se o par anteriormente perdera, perderam as duas jogadoras, e só excluiu uma delas.
Colocou-se numa situação crítica face a seguinte pergunta: e agora qual será o próximo Par quando jogarmos com os países com quem já perdemos? Será que tem a escondida esperança que em 2007 só serão cadetes a jogar pelos os países que ainda participem nesta prova…
.
E trocaram o Cordeiro ...

sexta-feira, novembro 10, 2006

Inchou-...-se

Portugal, no Ouropeu das 6 saias cumpriu a sua obrigação de 2ª cabeça de série e apurou-se para a final .
Aquilo que deveria ser considerado um "facto natural" tendo em conmta o valor das jogadoras portuguesas (talvez a selecção mais experiente e mais velha) foi transformado pelo inchado ego do DTN/Seleccionador num "feito histórico", esquecendo-se que quando muito podia ser um facto para o historial das jogadoras da federação e porque não, também do seleccionador.
Pela nossa parte, e porque respeitamos as atletas e o seu valor/esforço os nossos parabéns, e já agora só mais um saltinho...e venha o título.
.

quarta-feira, novembro 08, 2006

Notícias sobre...

Lá está o jornalista amigo do Adolfo a dar notícias sobre o blog…
.
É verdade mas também não é menos verdade que quem manda é o senhor Appleton Figueira, pessoa que não conheço de lado nenhum, mas que gostaria de um dia poder cumprimentá-lo pessoalmente.
Até esse momento, em meu nome e em nome dos colaboradores deste Blog e de todos os leitores, os nossos agradecimentos por ter divulgado este espaço, “no espaço” de tantos ilustres leitores e personalidades que constam da lista dos leitores da revista Pró Ténis.
Pena que não se candidate a Presidente da FPT, pois (com os conselhos que sabe dar mas que poucos ouvem) com os anos de ténis e as provas dadas na modalidade, certamente a nossa selecção feminina iria de borla ao Europeu, havendo até quem pagasse para representar Portugal.
Mas não é, e claro que havendo uma direcção eleita há que respeitar as decisões mesmo que sejam disparatadas; Mas ser eleito necessita votos e não acredito que o “Voto” na eleição da actual direcção da Federação, em 2005, fosse verdadeiramente um acto de defesa do interesse dos clubes, como alguns mal elegidos quiseram fazer transpirar.
Por isso quando o actual Presidente (penso que teve conhecimento do que foi escrito em carta dirigida ao Portugal Ténis Clube) que eu julgava homem de bem, , “mandava” remar no mesmo sentido, esqueceu-se que neste “rio”, uns vão de Iate, outros de Canoa, e alguns a Nado.
Quando digo “julgava” nada tem a ver com o ditado “diz-me quem te elege dir-te-ei como governas”, mas sim como uma situação que durante muito tempo calei fundo ponderando se ou não… e quando seria a altura para expor o meu desaponto para com a actual direcção da FPT.
Não os condeno por terem dado o dito por não dito quando afirmaram que não concorriam à eleição da Federação caso o ex- presidente decidisse avançar. Mas mudo a minha opinião com o facto de o terem deixado avançar, cumprir o que lhe tinham pedido algumas associações, divulgar a estas que iria apresentar uma lista e um programa, e só depois deram o dito por não dito.
Se fosse no Boxe o termo seria “Golpe Baixo”, e penalização do lutador, mas como estamos no ténis é um “Serviço por Baixo” e é válido…apesar do público não gostar. Cá para mim penso que “devemos” continuar a acreditar nos ditados portugueses…
.

terça-feira, novembro 07, 2006

Sópr'a Elas

Desejamos às participantes, sem exclusão, boas prestações no sentido global do termo, independente de acharmos ou não oportuno e interessante a participação de Portugal no "pseudo" Campeonato Europeu, que vai decorrer na República Checa, em que participam 6 países incluindo o organizador...
Sabendo no entanto que a selecção Masculina teve no passado boas prestações nesta prova, ficamos com a sensação que a Federação se esqueceu ou tem-se esquecido de inscrever o país nesta prova; ou será porque entende que não vale a pena, ou o dinheiro não chega para todos, digo para tudo, e tem que se "opcionar".
Entendeu-se que se devia levar a melhor selecção, para não fazer o brilharete igual ao do ano passado...
Desta vez não se vai para ficar em último, pois há qu'inchar o ego.
Vejam por lá, se contratam umas estrangeiras para naturalizarem portugueses, não vá o diabo tecê-las, e os States com a "baixa" que se advinha no ranking mundial, ficarem com a Michelle...
.

domingo, novembro 05, 2006

Michelle e Gastão


Congratulamos com os resultados da Michelle em mais uma boa notícia publicada pelo jornal o “O Jogo” de 5/11/06
Devíamos (em especial quem dirige) também fazer uma reflexão sobre o que eles representam… e representam antes de mais uma classe de treinadores que deu os primeiros passos de forma correcta no ensino do jogo de ténis.
Depois, e já não tanto para motivo de orgulho, vem colocar a nu a mediocridade do aparelho federativo, (grande parte dos clubes associações) e federação, onde a modalidade tem sido dominada por pessoas que não têm passado desportivo na área do treino/formação competitiva (nem como atletas) e que mais não têm feito ao longo dos anos que defender os interesses pessoais ou de classe, sem nunca se preocuparem com o desenvolvimento dos nossos praticantes/competidores
Basta para tal procurar as metas propostas no Plano da “fede” aprovado pelos clubes/associações em cada ano e ao longo de mais de duas décadas.
Gastão representa o que um treinador, dos bons e do antigamente, não dependendo do ténis para viver e mandando as instituições às malvas, pode fazer com um jovem com ambição.(e que até parece que foi favorecido pela extinção do centro nacional de treino)
Por seu turno a Michelle, através da emigração para os States, onde o ténis é dominado por “gente” do ténis que conhece o caminho para alcançar o patamar do sucesso, revela que um passo desta natureza pode dar frutos,
Por cá, ainda mal se sabe gatinhar, já a maioria dos nossos dirigentes estão a glorificar as suas iluminadas gestões, a destruir projectos que uns poucos vão tentando edificar para resolver os problemas do ténis, e ao mesmo tempo a adulterar a filosofia em que se deve consubstanciar o progresso e o processo desportivo.
Abençoada então a produção nacional, e que continuemos a ver se mais Michelles e Gastões florescem por cá, para quem sabe, o ténis crie um departamento “novo” para a sua loja comercial: o da Exportação de Potenciais Talentos.

.


sexta-feira, novembro 03, 2006

Sortear vivendas nas Malvinas

Agora a sério …as (squads) já estão a bombardear …
Uma jogadora que se tenha que sujeitar à diferença de fuso horário de 6 horas, passar de uma competição ao ar livre para uma indoor, cimento/hard court para carpete, “levar” com mudanças de temperaturas consideráveis, e anda por cima jogar contrariada, estará sem sombra de dúvidas em boas condições para competir e representar o nosso País!
Mas quem é que se importa com o país?
Claro que todos… só que para a a“fede” estes condicionamentos não têm importância

Agravando a situação e agora voltando ao caso Frederica, esta não poderá participar na semana do OUROPEU (para alguns), noutro torneio pontuável para o ranking mundial, perdendo a hipótese de ganhar uns pontinhos, que para os nossos iluminados técnicos federativos até nem valem nada; ser 500 ou 150 WTA é o mesmo, sobretudo quando se tem uma jogadora que vai entrar no top 50 …e que pode “bater” qualquer jogadora do mundo e arredores…
Porque é que Frederica tem que jogar? Porque não vai a Joana Pangaio, a Inês Moura …ou só servem para «estágios!»

Faz a federação uma campanha de filiados, oferece através de uma agência de viagens umas férias no Brasil para defender o turismo Nacional, a uma personagem que só se inscreveu no ténis para concorrer…e depois diz que não paga as viagens à atleta (só em Portugal e no ténis) É para não se abrir precedentes ?(1)
Mede-se pela mesma bitola as jogadoras que estão semanas sem competir internacionalmente, andam a jogar torneios “interiores”, com uma atleta que apostou profissionalmente e está a tentar recuperar o seu ranking.
Ou sejaumas “ensacam 1600 euros estando de "vacaciones”, enquanto que quem arrisca é “lixada” Rica família.
E se o ranking da jogadora for por água abaixo? De quem é a responsabilidade dos pontos que pode perder, e os que irá deixar de ganhar por estar parada? A federação compensa? Este é mais um daqueles folhetins “dejá vu” .
Porque razão só vão as “Girls” ao europeu? e os “Boys” ! Será que nós somos parvos aos olhos da “fede”?
Não tarda muito ver-se-á oficialmente os gestores de carreira a receberem subsídios do IDP via FPT…porque oficiosamente já se faz, via selecções.
.
(1) E se a partir de agora só se filiassem caso a “Fede” começasse a sortear vivendas nas Malvinas, entradas no Portugal Fashion, viagens para acompanhar as equipas de futebol nas competições europeias, ou porque não, complementos para reformas…e fala-se de precedentes?

quinta-feira, novembro 02, 2006

Serração de Ténissss

No artigo anterior dissemos que a federação tem sido bastante badalada na praça pública, raras vezes por motivos positivos.
Ao abrir o jornal "O Jogo" logo pela manhã, levei com a corrente fria do México.
Não queiram lá ver que a "Fede" vai virar Serração e tentar cortar as pernas à Frederica.
E tem a atleta um GESTOR de CARREIRA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

.
Rodapata:
Será de carreira ou de Carrera

 
Web Analytics