terça-feira, outubro 31, 2006

Lusitânia...mãe

Segurem-se e contribuam
Federação apresentou no seu sítio “Segundo comunicado de 30/10/06" da FPT o acordo com uma seguradora, (firmado num salão que mais parece um espaço para Valsar) parecendo que até agora a federação não tinha os seus filiados seguros em condições vantajosas, ou mesmo não tinha seguro, tal o aparato para fazer e apresentar aquilo que é sua obrigação.
Mas como decidiu, falta saber se, e acaso sendo as licenças de federação, todas estarão cobertas com o este seguro, não permitindo que haja outros paralelos, como se percebe, quando a determinada altura se lê, «que a adesão ao seguro é feita….automaticamente em conjunto com o pedido de emissão da licença»
Não basta fazer protocolo, é preciso que os clubes se unam à federação, e que algumas associações não entrem em colapso.
Não podemos deixar de pensar no seguinte: o número de filiados que se pretende alcançar, 150/200 mil (no texto) tem tudo a ver com a média de crescimento dos últimos 5 anos, contando com os filiados virtuais, e que para uma média de 1500/anos em crescendo, o mais certo é a federação atingir aqueles valores no ano 2100 e contando com a importação de pessoas de África e médio oriente, e certamente com pelo menos 12 eleições de permeio, e a síncope da modalidade em confronto com novas modalidades que vão emergir nos tempos vindouros.
Quantos filiados a FPT conseguiu com a campanha Puro Amor, que até dava viagens ao Brasil? Era importante que se analisasse este factor que daria uma noção de crescimento e interesse sobre filiações
Depois ainda não percebemos para que quer a federação tanto filiado de lazer? Se não vão competir para que se filiam? Para dar mais dinheiro através da taxa de filiação? Se for para isso então temos "baile" , mas também nos f
ica a amarga impressão que a federação se apresenta como uma espécie encapotada de mediadora da Seguradora mãe!
Ainda no comunicado, salientou o senhor “Eng.º Corrêia Sampaio”… somos uma equipa recém chegada à Direcção da Federação…Ora senhor presidente, parece que até não estão aí já há 15 meses! Quase o mesmo tempo que esteve a anterior direcção, e que não passou na praça pública o que a sua tem passado.

E na praça está o “circuito em baixa”, que integra em “cima da hora” o torneio Solverde que não estava no calendário, mas por artes mágicas passa a contar para o tal circuito. Salvo o caso dos Sig-in por telefone, uma recente descoberta de alguns Juízes ajuizados e do Pré-qualy em provas destya dimensão (Nível A), até não haveria nada a referenciar, não fosse o caso de ao mesmo tempo estar a decorrer a 3ª semana de um “Future” masculino, com a participação de alguns dos bons jogadores portugueses
Será que se esqueceram que Açores ainda é Portugal? ou então a mais valia era o vector feminino "segundo alguns" com as jogadoras em período “Pré-Época” , e a precisarem de estágios competitivos…

.


sábado, outubro 28, 2006

Elias e os outros

Parabéns Gastão, esperemos que a final seja de sonho.
.
Entretanto decorre no Complexo do Monte Aventino um torneio de ténis universitário, e segundo consta bastante participado. Faz falta dar mais visibilidade ao desporto Universitário. Vejam lá se têm exame médico desportivo, não vá o Diabo tecê-las...
Boa sorte para todos os participantes e organização.

sexta-feira, outubro 27, 2006

Ali Babaste-te e os Amigos

Agora parece que sou sou o escritor do novo romance do Ali Babas

Em resposta ao comentador anónimo que avançou com certas afirmações (utilizando o termo ladrão) e que nalguma parte do discurso sugeriu hipoteticamente que possa estar a difamar pessoas, gostaria de elucidar uns pontos com pequenos reparos, porque os leitores deste espaço merecem consideração e respeito:
................E começo por dizer que quem comenta anonimamente não necessita de pedir desculpas.................

Adiantando, folgo saber que o “comentador” tem falado com alguns (não todos) directores da ATP, sinal que estão vivos, de boa saúde, e não são portadores de visível doença contagiosa. Já agora pergunte qual era o 2º processo disciplinar que iam “meter” ao Adolfo, pois este ainda não recebeu nenhum ofício.
Mas para que não fique a pensar o comentador que se dá de abraços com os melhores directores da Europa, elucido que um deles (e até é meu amigo) esteve 4 anos sem colocar os pés na associação, e convenientemente não assinou o documento de cessação de funções de 27 de Outubro de 2004, onde consta a indemnização a pagar e que não foi dado a conhecer aos clubes; o argumento do homem estar com um esgotamento não serve pois quem tem esta doença não dá aulas no ensino superior. Como não o conhece, pois ele não anda por aí, este director foi há muitos anos meu atleta nos inter clubes da 1ª divisão, e já falámos em 2005; se acaso o encontrar seja inteligente e não lhe pergunte o que não lhe disseram não sabe e não viu.
Quanto a possível difamação, torna-se evidente que nós, os que lemos, percebemos que o comentador não leitor, anda às apalpadelas, tentando saber o que não deve nem tem que saber, porque neste espaço só se divulga o que pode ser divulgado. Também não conseguem os leitores letrados deste blog encontrar «aqui» insultos ou qualquer outro tipo de prosa condenável. Era preferível que este comentador lesse mais atentamente o que se publica e não confundisse comentários com artigos?
«Mas se faz questão em saber o que se passa com o processo entrado na FPT pergunte directamente à instituição. Se quer saber o que foi apresentado ao IDP e CSD, faça exactamente o mesmo». Claro que os directores da associação só sabem aquilo que lhes chega ao conhecimento
Relativamente a andar por aí, mais um reparo: Adolfo, não anda por aí; Está aqui, sujeito ao insulto difamação calunia, ou que lancem a dúvida no anonimato; só que o comentador vem atrasado, pois já tivemos mais de 550 comentários nos últimos 3 meses, e já muito de mim se disse, e muito está para se dizer.
Por isso em vez de falar com “directores”, peça ao seu clube para avançar com uma auditoria à gestão e às contas da associação, (que tesoureiro desta partilhará certamente porquanto era da opinião que a FPT deveria regularmente auditar as associações), e depois venha para aqui. Até que faça isso, digo que “ladrão” é termo que você usou, mas se de facto eles e você (e eles) acha mesmo isso, têm bom remédio. Não façam é como o presidente da direcção que escreve “lamentando-se por ventura” que eu o insultei, só por dizer aqui que devia ter vergonha na cara e demitir-se.
Pssst : Já que falou, que desde 2004 Adolfo blá blá...você que até anda por aí, sabe onde me encontrar…
Garanto que é mais fácil que achar uma acta de reuniões de direcção durante o mandato do actual presidente pelo menos até 27 de Julho de 2004.
.
Rodapata: Gostam da cor do meu discurso?

quinta-feira, outubro 26, 2006

Reinos e Reinados

Parece que o fado da falta de árbitros continua nos torneios lá para as bandas do reino do Algarve.
Não vemos a Associação de Árbitros manifestar-se publicamente. Nem temos conhecimento de qualquer exigência por parte da Associação de Treinadores para o cumprimento das regras, vendo os seus “associados” assistirem aos atletas que treinam jogarem PM sem árbitros de cadeira. Não seria a altura da Associação de Jogadores também “botar” a boca no trombone, porque são os principais lesados.
O Juiz árbitro deste último torneio no Algarve, não pode ser responsável por haver Conselho de Arbitragem, mas também não podemos ser solidários com este nosso amigo de anos, porque sendo ele dirigente de um clube e presidente da direcção da poderosa ASSOCIAÇÃO DO ALGARVE, sabe que não cumpriu os regulamentos que ele próprio aprovou.
Qual a solução? Certamente não é deixar de organizar provas prejudicando os atletas na sua generalidade, mas deve lembrar-se que tem obrigação acrescida de exigir que a FPT proporcione condições básicas para que ao organizar uma prova do Calendário Nacional não se infrinja os regulamentos em vigor.
...........................................................................................//...........................................................................
E por falar em não Prejudicar... da notícia de ontem publicada no "Record" onde se faz a apologia da sensibiliadade da Federação, entendemos que ser sensível ao caso da atleta Frederica Piedade era dispensá-la de participar num campeonato em que a maior parte dos países mandam as júniores e ou 2ª linhas.
Interromper um calendário de provas profissionais, fazer uma viagem de ida e volta, com (custos financeiros não se sabendo quem suporta) mas com prejuízo para a atleta no plano de competitivo apenas para jogar um aprova onde se podia enviar as júniores para que começassem a "tomar contacto com esta realidade" não parece ser boa política desportiva.
E quanto à "luta" para não descer, salvo se as regras mudaram não está em causa pois o europeu é uma competição de Divisão única.
.
*aos meus contactos:novo endereço pessoal : adolfo_maior@hotmail.com

terça-feira, outubro 24, 2006

QUE FAMÍLIA?


No seguimento do processo movido contra a ATP, tivemos conhecimento da entusiasmante carta enviada pela FPT a 3 de Outubro de 2006 aos queixosos, e da qual reproduzimos o 3º paragrafo. (A Direcção está empenhada em criar e manter um ambiente positivo entre a família do ténis …)
Não se sabe se é para rir... se para chorar…
.
Mas no seguimento do que se passou recentemente, deve ser para chorar, com um presidente da direcção a permitir que da “fede” saísse este “conto”.
“Please”_ poupem-nos com os aristotelismos…Não passa pela cabeça de muita boa gente pertencer a uma família que de entre muitas outras coisas…
.
***Quase que se pegam "à estalada" dentro da instituição
***Insultam pessoas de bem
***Ameaçam mandar os amigos do pai acertar contas com…
***Presidentes de associações que não cumprem os regulamentos que votam
***Que não têm espaço para armazenar 1000 exames médicos
***Que têm um enorme coração que só bate por algumas
***Reconhece ter "equipa técnica" incompetente e de má-fé

***Baralham-se licenças para adquirir vantagens percentuais
***Votam com clubes inactivos…
***Falsificam documentos do estado
***Não se diz a verdade sobre a dívida ao IDP ***“Sorvem” mais do que se “servem”…
.
Depois de tudo o que está a passar, e que vai chegando por carta blog ou imprensa, que fazer presidente da FPT?
Continuar a emparceirar com aqueles que o elegeram, por respeito, simpatia, ou por solidariedade? Só fica bem o sentimento de defesa dos “pares”, mas que tal lembrarmo-nos e lembrar aos que não estavam no desporto federativo antes, que aqueles que colocaram o actual Presidente na FPT foram “quase todos” os mesmos que pediram ao anterior presidente para numa 1ª fase avançar numa comissão, depois elegeram-no, por fim tentaram “crucificá-lo”
Nisto de ténis institucional, funciona-se um pouco como nas relações extra conjugais: os que são agora amantes, já também de outros o foram, e dos que vêm...serão
Esperamos que não façam o que antes fizeram, e que entre palmadinhas nas costas, vão fazendo a cama, ou quem sabe, este presidente animado de uma inteligência superior, acaba por fazer as malas, vai tratar dos negócios que devem ser muito mais atractivos.
.
Mesmo que a sua mandato seja um desastre, ficará… enquanto for pagando

Desconsolo

Segundo informações arejadas, o senhor Presidente do CTP parece estar desconsolado com a ausência da “FEDE” (não se esqueça também da ATP) durante os nacionais.
Em vez de se lamentar, podia actuar…começando pelo norte.
Falar ao Presidente da A.G, trocar os que lá estão por pessoas do Ténis.
Motivos não faltam e provas arranjam-se
Depois, terá os instrumentos suficientes para obrigar a federação a mudar a “pintura do rosto”
Para que serve afinal ser o maior clube do norte?
Esperamos que não seja para
fazer como o sapo

sexta-feira, outubro 20, 2006

Ao João Lagos

TRITÉNIS DÁ MAIS UM PASSO EM FRENTE

Se tivesse sido inventado por um qualquer norte-americano ninguém tenha dúvidasde que o Triténis já corria o Mundo, quanto mais não fosse a reboque da curiosidade dos adeptos do ténis ou dos adeptos dos desportos alternativos.
Por cá vamos caminhando, calma e pacientemente, rumo à desejada consolidação deum desporto colectivo que primeiro estranha-se e depois entranha-se.
Mas um dos grandes empurrões na promoção do Triténis acabou de ser dado na edição de sexta-feira (20/10/06) do Jornal do Ténis.
É dedicado um óptimo espaço- com foto e tudo - e por essa razão é justo deixar aqui o agradecimento ao JoãoLagos na sua qualidade de director do Jornal do Ténis.
O João Lagos é, para além de um grande apaixonado pelo ténis, um dos maiores empresários no mundo das raquetas.
Sempre foi e continuará a ser um visionário, pois em muito daquilo que faz antecipa-se à "concorrência" e oferece extraordinários produtos finais.
O seu interesse pelo Triténis abre boas perspectivas futuras, numa altura em que se aproxima a realização da I Liga Portuguesa de Triténis.
Daqui enviamos, uma vez mais, os agradecimentos ao João Lagos e, já agora, oconvite para entrar nesta família do Triténis, pegando numa das mãos desta"criança" disposta a fazer caminho... caminhando!
.

quinta-feira, outubro 19, 2006

PNDT vs SQUADS

Onde acabará esta guerra das "Malditas"? Começa a ser preocupante saber-se dos “milhões” que a federação “diz“ pretender gastar nas «squads» depois da vergonha que foi o «tête à tête» entre PNDT e as SQUADS.
Entretanto a direcção vai permitindo que se violem regulamentos por falta de verbas para pagar a árbitros, ou por falta de árbitros.
Com tudo isto, e o que se não sabe ou comenta, parece que o pulso da direcção vai perdendo “firmeza” e não tarda teremos lodo no cais.
Mas pior é o silêncio de algumas associações! Parece até que não leram o que o que aprovaram, não sabiam que o director técnico ia ser quem é, e nem foram elas que elegeram esta direcção; Será que esta imagem é sua reprodução da figura? Talvez, porque de alguns dos actuais dirigentes não temos melhor imagem…
…Enquanto isso, os coordenadores regionais do PNDT, numa de Pilatos, estendem a mão da solidariedade ao senhor Bívar ao mesmo tempo que encolhem os dedos não vá ficarem sem os anéis…
…Quanto a solidariedade, deixem-nos dizer que o nosso conceito de solidariedade é, se o nosso coordenador se demite, nós demitimo-nos…

Por o lugar à disposição é falta de solidariedade, como por exemplo faltar à apresentação do Nacional de Infantis 2006, e “amandarem” com a desculpa de terem ido a Espanha, como se um ano não tivesse 365 dias…
Sobre o assunto Braga Braguinha
Há comentários que nos dão um enorme "gozo" ; conhece aquele anúncio da TV em que ela diz:
queres que te explique como se fosses...

.



quarta-feira, outubro 18, 2006

XUTOS & JOELHADAS

Como sempre “O Jogo”, jornal que não faz dupla falta nem está para meias tintas, divulgou…
Aqui emenda-se: 30.000 conto, para andar a brincar aos profissionais…
Acresce atentativa de alargar o PNDT aos 14 anos, para integrar a Tucha a Susy e a Nini...
Soma-se a rocambolesca história das «squads», que com mais um tempinho” é alargada para os 24/25 anos…

Farta saber o que a FPT colocou no seu “domínio” técnico, pois conclui-se que afinal o país não é só Lisboa e o resto paisagem: Parece que é só “a linha”; Mas o que mais farta é saber sobre o que se passou num recente encontro”, dos “senhores técnicos” da federação, (dita reunião de 12/10 em Lisboa), onde só faltou arrancar olhos onde parece que o DTN e o responsável pelo PNDT quase chegavam a vias de facto estando-se claramente perante falta de liderança…em que já muitos concluíram que se trata de confronto de interesses pessoais, e não a defesa do ténis nacional, culminando todo este folhetim com uma discussão entre o presidente da FPT e Pedro Bívar que levou ao pedido de demissão apresentado por este.

O PNDT custou já uns milhares o país, e custou também a insastifação de muitos bons técnicos que entendem que esse programa é uma forma de meia dúzia de parceiros andarem a “gozar” à custa do trabalho dos outros e do erário público; por isso e como atestam estudos mundiais sobre a matéria, só se ganha em acabar com esta brincadeira, aliás semelhante à trapalhada do ITN, que nem os que o criaram acreditam nele, e ao mesmo tempo canalizar esforços em abrigos contra as tais sqauds.

O senhor presidente da FPT sem sombra de dúvidas cometeu tremendo erro ao convidar para DTN quem é proprietário ou gestor de um Clube, e aceitar para a liderança de um PNDT, quem também é dono ou gestor de outro clube Logicamente que ambos “puxaram” a brasa à sua sardinha e os interesses privados estiveram em 1º lugar; se assim não foi, então são muito maus gestores/responsáveis técnicos ou proprietários, nos seus próprios domínios.
Compreendemos o seu problema em dar o braço a torcer e querer manter a solidariedade com quem nomeou, mas…
Aproveitando a saída do senhor Bívar, que tal amavelmente pedir ao actual DTN para ir tratar do seu clube e das suas atletas, porque depois do que veio a lume na Comunicação Social sobre o caso de aliciamento, as ameaças que fez a um jornalista, o que disse do anterior director técnico, o não ter efectuado (no espaço de um ano) reuniões com os directores regionais, não comparecer nos Nacionais de Iniciados e Infantis, não estar presente na maior parte dos Internacionais Juniores, pedir hospitalidade em torneios internacionais, do que se passou na Fed Cup, querer sanear o Pedro Cordeiro, e ainda o que nos bastidores se vem sabendo e dizendo, o mínimo era que tivesse a mesma dignidade do senhor Bívar e pedisse a demissão.
Certamente não o fará, pois como tem um enorme coração, não vai querer desgostar as suas jogadoras, e 300 “mocas” mais as vantagens de um duplo cargo não são coisas de deitar fora.

Sr Presidente da FPT; acredite que este é o pior cenário da modalidade nos últimos anos

Braga Braguinha…

Há muitos anos, numa eliminatória da Davis, entre Portugal e a Rússia, quando todos estávamos a torcer pelo nosso jogador, um par de jarras, daqueles que só vai jogar ténis nestas alturas, demonstrando falta de sensibilidade e bom senso, e foi bater “numas” bolas, certamente para provar a sua mediocridade; para eles o ano tinha só 3 dias
Quando lamentámos que o clube de Braga merecia mais perante o esforço da organização do seu 1º torneio WTA, esperávamos pelo menos que a história de Davis não se repetisse.
Mas eis que durante a meia-final, onde «só por acaso» até jogava a portuguesa Catarina Nogueira, a associação nortenha realiza ao mesmo tempo jogos de veteranos (a feijões), numa demonstração inequívoca de amadorismo e falta de respeito pelo esforço de quem abdicou de muitos prazeres na vida para dar a outros o prazer de ver jogar quem sabe.
A história repete-se…the show must go on




terça-feira, outubro 17, 2006

DIA SOLENE

Como fui ameaçado, estou a ponderar a hipótese de reconverter este espaço num
PORTAL
para divulgações
litúrgicas.

Podia dirigir-me a todos, mas quero fazê-lo em especial ao Quim.
Há coisa de 2 semanas, fui atropelado; que pena não ter morrido dirão muitos. Pois é…mas a verdade é que estou vivo e antes que me aconteça algum acidente mais grave, e no seguimento de muito do que outrora te contei, quero falar do tempo da guerra de África (a tal do ultramar/colónias), em que fui instrutor de pelotão de 32 “Homens de cor negra” Katangueses, que serviam o exército português, e que com eles aprendi mais do que ensinei.
Aprendi que osHomens” não ameaçam , e que na guerra devemos dar graças a Deus por ouvir o último tiro

Falo-te disto, porque parece que M.G.M. uma das mais prestigiadas empresas cinematográficas, na tentativa de descobrir “o Rambo Informático”, para o thriller português «Ameaça 2006», acabou por encontrar o “Rigoletto Aquático” para a série infantil «Mergulha no Rio”

.
Cumprimentos à família.
psssst: quanto à notícia do jornal "o Jogo", eu disse-te que eles ainda se iam pegar à estalada ....

domingo, outubro 15, 2006

NADA A OBSTAR

Há muito tempo que ando para divulgar uma opinião com respeito às eleições para a federação em 2005.
Durante o Nacional de Veteranos no CTP, revendo amigos, um deles diz-me que a pessoa que o tinha cumprimentado era o senhor Mello…NÃO RESISTI
Os candidatos à direcção da FPT/em 2005 afirmaram que se retirariam da corrida caso o grande presidente (gabado pelos actuais) avançasse; mesmo assim o senhor avançou…ATÉ AQUI NADA A OBSTAR.
Mas, não há bela sem senão, e depois das associações “declamarem” o seu apoio à lista do senhor Mello, eis que este se retira a 1 mês das eleições; continuo sem encontrar SEJA O QUE FOR A OBSTAR.
Mas com a “informação vinda a pública” que o candidato natural passava o “testemunho” porque não tinha tempo para o cargo, é que a “burra deu 2 couces”, e pensei: Então querem lá ver, que só agora chegou à conclusão que não dispunha de tempo… (felizmente tem tempo para jogar inter clubes e até nem destoou)? Essa não! E andou 6 meses a deixar o seu nome rolar? Sendo o candidato um gestor reconhecido, certamente competente e cuidadoso na análise de “cenários possíveis sobre situações diversas”, não quero pensar que afinal não ponderou o mais elementar factor de cálculo; o TEMPO.
A história cheirou-me a versão moderna da “Branca de Neve”, ou porque não a folhetim português da “Conquista do Oeste”. Ou será que não esteve para aturar certos presidentes de associações, depois da substituição do Zé de Espinho…
Já agora, terá tido tempo para ler a carta que lhe foi enviada a 8 de Setembro?
Como representante máximo dos clubes de ténis, podia ter pedido ao presidente do C. Jurisdicional para ser simpático e responder à carta de 21/09…
Ou será que o presidente do CJ não leu?
Será que nem presidente da A.G nem do CJ tiveram conhecimento das cartas enviadas?
Não é para me responderem, é só por "Pura Curuiosidade"
.
.

“Kilhômetros” de Casos

Palavras de Pedro Bívar
"Sempre me interessei pela formação e defendo que Portugal tem de trabalhar no desenvolvimento do ténis desde os escalões mais jovens, à semelhança de outros países. Só há cerca de 15 anos é que começámos a perceber a importância do ténis juvenil e agora temos de colmatar a diferença que existe face a praticantes de outros países".
-Eis o que eu penso senhor Bívar…

Sou de idade e em termos desportivos bastante mais velho, e já tinha tomado consciência disso , vão para aí 35 anos, por isso fale por si, senhor Bívar
Para refrescar certas memórias, há 15 anos já o Nuno Marques estava às portas do 100 ATP
Um pouco mais de respeito pelos treinadores do passado vinha a calhar, porque aquilo que todos os treinadores do mundo dignos desse nome fazemos, desde que começamos a trabalhar, é detectar talentos..Talvez com a original metodologia do PNDT, os Nadal e os Boluda deste planeta, certamente tinham sido excluídos Sabemos que em Espanha existe um plano de apoio ao talento, que é totalmente distinto.
Talento é alguém que o “planeta” já reconheceu...
Pena que não saiba qual o número global de abandono precoce de praticantes de modalidades desportivas competitivas a nível mundial, inseridos em programas absurdos sem nexo tais como os que agora são a salvação da pátria.
Aponte aí para uns 40 milhões e veja se não anda a trabalhar para engrossar a lista.

sexta-feira, outubro 13, 2006

Devagar...

Já que insistem tanto em saber porque é que saí de Amarante, vou satisfazer a curiosidade.
Em 1º lugar dizer que eu, Adolfo Oliveira, era Vice-presidente da direcção em 2005, e que um membro de uma direcção eleita em A. Geral não é “corrido”.

Dizer que a decisão de sair de Amarante tinha começado a ser ponderada, quando o presidente da direcção foi a uma reunião com a A.T. Porto e trocou um possível apoio de 1.400 contos pedido pelo clube, por um curso de monitor para uma sócia do clube, e um kit de mini ténis que a associação estava a desenvolver? (há quem engula de tudo)
Posteriormente ainda mais se reforçou a ideia, quando o presidente da direcção do clube aceitou 600 bolas na véspera da A. Geral da Associação de Ténis do Porto. (Talvez agora compreendam o artigo “agradecimento”; certamente os mais inteligentes compreenderam-no na altura) e ainda porque este não quis enviar ao presidente do C. Fiscal do clube as contas da Associação para serem por este apreciadas.
Tudo se agravou ao deparar-me com um e-mail chegado à Federação Portuguesa de Ténis pela ITF/TE, em Agosto, no dia do sign-in do torneio, contendo lista das multas a aplicar às jogadoras, e que só podia ser enviado ou ao Director de Prova (Adolfo Oliveira) ou ao Juiz Árbitro do torneio (Paulo Oliveira), mas foi enviado pela federação para o e-mail particular do director técnico do complexo de piscinas onde estava o clube e que era em simultâneo o presidente deste; nem sequer enviaram para o e-mail do clube.
Ao ser inquirido por mim o Secretário-geral da FPT sobre esta matéria, deu a normal desculpa esfarrapada nestes casos e que responsabilizava uma funcionária da Federação; não aceitaria que molestassem a pessoa que certamente não seria responsável pela decisão do envio.
Quando vi o presidente do clube convidar para a festa das jogadoras, empregados do parque aquático, e não convidar membros da direcção do clube, foi a gota de água.

Evidente que a saída só tardou, por ter assumido perante a Câmara Municipal e a Cidade, organizar o torneio Amarante Ladies Open, em Agosto, mas em que o DTN pagou a sua estadia.(não haja confusões com 2006)
Cumpri na íntegra e de forma profissional, entregando o “meu” relatório ao Vereador do Pelouro do Desporto e a um dos directores superiores da empresa proprietária do complexo onde tinha decorrido o torneio, só não tendo sido apresentado aos restantes directores do clube porque houve demissões…
Após a conclusão do torneio, exigi uma reunião de direcção (já não se fazia há muito) para tratar das contas e fazer o balanço do torneio, marcada finalmente para 30 de Setembro, na qual, presidente, tesoureiro, 1º vice presidente e 3 vogais (empregados do complexo de piscinas da qual o presidente do clube era empregado e superior a estes 3 vogais), todos se referiram que se demitiam por solidariedade ao presidente, lavrando em acta da direcção o pedido; eram todos de Amarante menos eu.
Foi uma reunião em que 4 directores não tiveram conhecimento da mesma e por isso não estiveram presentes e caindo a direcção ia-se para eleições por falta de quórum; (podia sugerir conluio mas eu não era de Amarante nem estrangeiro, por isso)…Foi tudo escusado, pois bastava que me pagassem o trabalho de director de prova e eu apresentaria a demissão e o presidente não passaria pela vergonha que passou nesa reunião nem a vergonha de estar escrito na acta o que ele teve que escrever.
Quanto à marcação da A. Geral podia perguntar como é que o Presidente da Mesa entrou na secretaria do clube sem contactar o único vice presidente que não se demitiu, marcar uma assembleia sem as contas terem sido entregues pelo tesoureiro aos membros da direcção não demitidos e que podiam ter assegurado o regular funcionamento do clube até à eleição . Mas para quê?
Quem conhece o clube sabe que, enquanto este funcionar no parque aquático/complexo de piscinas, está condicionado à vontade do “empregado” da empresa que detém os campos…
Deixei em Amarante pessoas de quem gostava e gosto, que continuo a respeitar muito, que me aceitaram e viram partir sem fazerem perguntas…

Vamos ao que “alguns” esperavam! Dinheiros !. Para os que badalaram sem saber, é bom ficarem por aqui pois ainda estou a tempo de entregar a quem de direito, a carta assinada pelo Chefe de Gabinete de Apoio à Presidência da C.M. de Amarante, com a Ref. 67/GAP de 23/03/2006.

Não queiram “alguns” brincar com coisas sérias.


quinta-feira, outubro 12, 2006

É das Maçãs

Faço questão de elucidar sobre o que penso que deve ser um relatório de gerência.
Mas antes dizer aos meus amigos leitores porque fui "corrido" de Amarante:
FOI POR CAUSA DAS MAÇÃS
PENSEMOS
Para mim as contas nada reflectem sem estarem explicitadas no relatório; os números são abstractos . No caso de Contas que se referem a custos, e estes o resultado do cumprimento do Plano e Orçamento. Para melhor compreensão, tomemos o exemplo de resultados e justificação na ATPorto para que, quem não esteja documentado com este tipo de organização possa de uma forma simples compreender o processo, antes de... Muitas vezes esconde-se a verdade atrás dos números e omitem-se dados atrás de muita parra e pouca uva, oferecendo-se um ror de páginas para ninguém ler; é incómodo depois fazer perguntas sobre o que se não sabe.


Parte das Contas / Como exemplo 1 rubrica do lado da Receita e 2 da Despesa
Dados dos relatórios aprovados (?) em A.G.
Rubricas / ANO
EM EURO 2002 2003 2004

Dívida do
PORTO OPEN
Aprovado em 2003 = 3.455,35
Aprovado em 2004 =__________
Aprovado em 2005= 1.926,89
IRS
Aprovado em 2003 = 436,55
Aprovado em 2004 = 605,60
Aprovado em 2005= ______
Despesas
Administrativas
OUTROS CUSTOS
Aprovado em 2003 = ____
Aprovado em 2004 = ____
Aprovado em 2005= 3.213

Do RELATÓRIO
1- Do lado da receita: As Contas de 2003 sugerem na Conta de Gerência que a dívida do PORTO OPEN foi paga. (a dívida devia estar atribuída à empresaorganizadora/Norténis, pois se não for assim não pode aparecer como dívida, mas sim como um custo )
Verifica-se que em 2004 volta a haver valor de dívida. A explicação devia constar do Relatório; houve omissão de dados. Estar-se-á perante nova dívida? Não se está, não foi paga, porque no desenvolvimento do lado da Receita não existia este recebimento.
2- Do lado da despesa: Também devia constar do Relatório a explicação da supressão em 2004 do I.R.S., valor que corresponde ao somatório das retenções na fonte dos trabalhadores e pagamento ao estado da % da entidade patronal, devendo ser conclusiva e clara a sua explanação e explicação. Sugere então a leitura dos números que não foram entregues as importâncias, parciais ou totais, porque estas pela natureza da “conta” não podem estar dissimuladas noutras rubricas.
A não justificação no relatório no que respeita a OUTROS CUSTOS, é gritante; trata-se de uma rubrica nova (aparecida em 2004) e de valor substancial, incluída (?) em Despesas Administrativas, trazendo a dúvida à própria rubrica e não descriminada em termos parciais; Por agora… e tendo em conta que explicações verbais, palavras leva-as o vento...
OREMOS

terça-feira, outubro 10, 2006

Nem no Rio nem na Praia

Terminou no domingo o Campeonato Nacional de Equipas de CLUBES PORTUGUESES para escalão de Veteranos, disputado no CTE/Complexo de Ténis de Espinho e no Clube de Ténis do Porto
Em ESPINHO, o presidente eleito «de facto» da associação de Aveiro quis estar presente cumprindo a sua obrigação institucional
Já no PORTO … se no Nacional de Infantis a ausência de directores de “vulto” da associação foi grave, agora a ausência é imperdoável pois tratava de um Nacional Equipas de Clubes, realizado numa associação de Clubes!!!.com a presença de 3 clubes da associação anfitriã .
Também não é de admirar, pois quem não se lembra que os estatutos da associação são para cumprir, mais facilmente se esquece dum "mero" campeonato, onde por acaso e só por acaso, os atletas fazem questão de ter licença de jogador.
.
Quanto à “Federação”, nem esteve no “ rio” nem na “ praia".

NOVIDADE???
Mais uma sugestão!!!
E que tal propormos a criação de 2 novas licenças:
1-Licença de Parto
2- Licenças a Rogo


domingo, outubro 08, 2006

Um Rio de Filiados


Devia…dar sugestões, mas a verdade é que estas só têm interesse se aceites e postas em práticas. Mas mesmo depois do que a FPT fez com o meu “trabalho”, ainda lhes posso sugerir que alterarem os estatutos de forma a libertar a “fede” da prisão associativa. É hora de deixar de dar dinheiro às associações por filiados que andam a passar férias desportivas.

Cada filiado em 2002/03 valia mais ou menos 16 € de subsídio directo via IDP, baixando em 2004/2005 para cerca de 13 €, e a continuar a assim, não tarda que a federação ainda tenha que pagar ao IDP, isto sem contar com a dívida que não se sabe se já foi paga!
Mas se retirarmos as licenças de férias desportivas, os filiados que nem eles nem os pais sabem que estão inscritos, os que não jogam torneios, e os da idade pós natal, o valor de cada filiado poderia passar a valer cerca de
60 €
É hora de apoiar o ténis de qualidade e por isso lanço daqui o desafio ao senhor presidente da federação para dizer às associações que a partir de agora money?, só em função dos que participarem em torneios oficiais.
Se não quiserem, mande-as tomar conta da canoa…
.

C’um canudo

E é para dizer!
.
O Clube de Ténis de Braga merecia muito mais e melhor para sua prova 10.000 usd/WTA.
Depois de ter organizado grandes torneios nacionais dotados de bons prémios monetários, tendo como marco a realização de uma etapa da Davis Cup vão 8 anos, entre Portugal e a Geórgia, a cidade e o clube/associados mereciam que o 1º torneio do circuito profissional feminino que começa este fim-de-semana tivesse mais jogadoras, e não apenas 11, em que algumas passam directamente do qauly para o quadro principal sem gastar bolas…
Infelizmente ir-se-á escrever no historial do CTB, um dos mais pobres torneios de sempre na história recente do ténis profissional Europeu.

.

sábado, outubro 07, 2006

Assim não!

A FPT decidiu em 2004 que os jogadores que participassem no Quadro Principal do Campeonato Nacional Absoluto realizado em Porto Santo, teriam um apoio de 100€.
Dois (2) anos depois há quem ainda não tenha recebido!
Por crta d 11/01/2006 refª FPT/24/06, a federação informou que o IDP já tinha libertado os tais 100 "duros" e solicitado a A.Flores MArques que procedessse ao pagamento!
Só que um dos meus amigos que jogou o QP ainda não recebeu essa importância!
Afinal de quem é a responsabilidade?
De quem é o Nacional?
Soluções? Que tal começar por pagar estes 100 euros!

sexta-feira, outubro 06, 2006

Mente Brilhante

Numa demonstração do senhor Lóio, o que se ganhava ao "correr" com Adolfo Oliveira !!!

Cálculos possíveis ao câmbio médio de 0,80 cts 25.000 dólares são... 20.000 €
14 meses de ordenado num total de 17.500 € que a somar a (+/-) 1.500 €/ano para impostos e ainda 1.000 €/ano em refeições e combustíveis portagens teríamos um total de 20.000 €, muito conveniente deixar de pagar.

De quanto era o PM do Porto Open? ... 25.000 dólares? São tudo conjecturas salvo o comunicado de 21-6-04, que a FPT fez ao Presidente da A.T. Porto sobre a resposta do IDP de 07/06/2004, referência 655/DSAD/DDF/2004 ……somos a informar que este instituto tem, nesta data, o seu orçamento totalmente comprometido no que diz respeito à rubrica de Organização de Eventos Desportivos Internacionais em Portugal.

.
Rodapata:
Dá que pensar mas este senhor tem ou não uma mente…?

Nacional de Veteranos de Equipas

CTP e Espinho acolhem equipas de veteranos... lindo!
Que prazer ver bom ténis...Que alegria rever bons amigos.
Que ar puro que se respirou ontem e hoje no CTP, sem certas presenças...
Que bom ver um tal Pedro, um dos grandes senhores do nosso ténis, sentado na cadeira de capitão a orientar o par da Foz.
Especialmente pelo que me recordou e me fez reviver, mando para onde quer que estejas, Susy Carvalho da Silva, um sinal de saudades ao dizer-te que foi maravilhoso receber o teu postal "form the states"
Adolfo

quarta-feira, outubro 04, 2006

Corpo de árbitros

Dá mesmo para pensar...
Afinal continuam os torneios sem árbitros porque não os há, ou não há dinheiro para pagar... mas temos um circuito que é da da Federação!!!
Depois vêm alguns a dizer que os árbitros deviam trabalhar de “borla” como se não necessitassem de comer en quanto "outros" vão comendo uns almoços
Outros andam a insultar e insultarem-se no anonimato.
Ainda há aqueles que teimam em não partir.
Os que vão distribuindo sorrisos às mamãs “guapas”
Quem prometa o Top 50, quando um top 32 chegava...e ainda quem peça para eu apresentar soluções!
Aí vai. Deve-se criar um corpo de árbitros profissionais
Rodapata:
Como é que se paga? Pois é...

terça-feira, outubro 03, 2006

Ponta do Véu

.
Levantemos um pouco do Véu por insistente pedido, e eis o que tivemos conhecimento da queixa sobre o presidente da Associação do Porto, mas que como é óbvio não será neste espaço divulgado o conteúdo da queixa nem dos documentos que suportam a mesma
Mas eis o que sabemos:
A 8 de Setembro foi solicitado à direcção da federação, explicações sobre uma acusação proferida pelo presidente da direcção d associação do norte, com conhecimento dado ao presidente da A. Geral da federação.
Até ao dia 21, não foi dada qualquer resposta sobre o assunto, data em que foi enviada queixa ao presidente do Conselho Jurisdicional da Federação, com os documentos comprovativos de diversas afirmações que ferem a dignidade de pessoas cargos e instituições, informando-o que seria pedida a intervenção do IDP.
No dia 2 de Outubro, por falta de qualquer contacto por parte da federação ao queixoso, foi solicitado intervenção do Instituto do Desporto de Portugal
Soube-se entretanto que no dia 6 do corrente vai ser enviado o processo para o Conselho Superior do Desporto, porque num dos documentos é visado nominalmente o Presidente do Futebol Clube do Porto, que não pertence à área do ténis.
.

Exploração da galinha

Agradeço o interesse quando dizem para eu fazer jogadores e dar soluções... Malandrice...
Fazer jogadores?............Quem? ..............Eu!?
Sabe a do aviário? “Abaixo a exploração da galinha…quem quiser ovos que os ponha”
Até os posso voltar a fazer mas...
-
Dar soluções ao ténis?
Mas quer que seja grátis, tão grátis que quando a federação quiser pagar não pode de tão de borla que eu já trabalhei tantas vezes sem receber “tusto” nem”busto”?

segunda-feira, outubro 02, 2006

Nova, em folha

A A.T. Aveiro teve eleições para novos corpos sociais.
Desejamos os maiores êxitos à direcção e que as suas decisões sejam sempre as melhores.
.
Por falar em decisões, espera-se que a “Fede” também decida rapidamente se quer um ténis de números de praticantes ou de resultados desportivos, pois não tarda haverá filiados que nem sequer sabem que o são…ainda morrem sem nunca jogar um torneio, por nem sequer saberem que estão filiados!

E como filiados, implica licenças…Terminado neste Sábado, 30/SET/2006 o prazo de validade da licença federativa para o ano em curso, seria “amoroso” por parte da FPT divulgar quantas licenças foram obtidas através de uma campanha efectuada por Puro Amor.
Será que avisaram os inscritos que iam pagar licença mais seguro com validade só até 30 de Setembro? Manda quem deve, paga quem quer, mas sinceramente podiam pelo menos ordenar a redução percentual do valor da taxa de filiação
Fica-se claramente com uma sensação amarga depois de andarem a pedir…filiem-se.

.





domingo, outubro 01, 2006

Bolas pró Relatório

Como director de prova do torneio Amarante Ladies Open,de 2005, sinto-me no dever de reparar o esquecimento por parte do presidente da direcção do clube, em relação ao presidente da direcção da ATP, presente na cerimónia pública de apresentação do torneio, realizada na semana que antecedeu o início do mesmo, em que por lapso, não agradeceu as 800 bolas oferecidas
.
Fiquei emocionado por surpreendentemente, em vésperas da AG de 2005 ter ido amavelmente a Amarante, o presidente da AG do clube da cidade, também director desportivo do CSNA e ainda árbitro da associação do porto, para da parte da associação falar directamente com o presidente, e oferecer 600 bolas para o torneio, posteriormente corrigidas para um pouco mais de 800, e que sobraram ainda para o torneio de Veteranos
.
Reparando o erro, o agradecimento.

 
Web Analytics